
O consagrado escritor de quadrinhos Mark Waid (de O Reino do Amanhã, Liga da Justiça: Torre de Babel, Liga da Justiça: Ano Um) cuida atualmente das revistas do Demolidor, o herói cego da Marvel Comics, e faz um trabalho extremamente elogiado. Perguntado sobre o fato dos direitos cinematográficos do personagem estarem saindo da 20th Century Fox – que não conseguiu produzir um filme no tempo limite estipulado no contrato (veja mais aqui) – e voltando à própria Marvel, Waid surpreendeu com a resposta.
O site Comic Book Movie fez a pergunta e a resposta foi a seguinte:
Eu adoraria vê-lo [o Demolidor] mais como uma série de TV do que como um filme. Se me fosse dada a escolha, eu diria que ele foi feito sob medida para um programa adulto de crime, particularmente agora que nós estamos deixando definitivamente claro que a prática advocatícia de Matt [Murdock, o Demolidor] e [seu amigo] Foggy [Nelson] é orientada para treinar aqueles que escolhem representar a si mesmos na corte por qualquer razão. Ponha a Central Casting [empresa de elencos] na fita e encontre-me um David Duchovny [ator de Arquivo X e Californication] que lute como Jet Li!
Embora, aparentemente, seja apenas a opinião de um escritor, faz todo o sentido do mundo. A Marvel Comics agora é dona de uma empresa de empreendimentos maiores, a Marvel Entertainment – controlada pela Disney Company – e cuida de seus próprios produtos de cinema, por meio do Marvel Studios, e também já tem uma empresa chamada Marvel Television, que toca a produção de uma série para o Hulk comandada por Guilhermo Del Toro (de O Labirinto do Fausto e Hellboy) com lançamento possível para 2013.
Como os direitos do Demolidor voltam à Marvel a empresa tem três opções claras: 1) não fazer nada com o personagem, deixá-lo na geladeira [o que ninguém quer]; 2) Iniciar a produção de um filme do herói dentro do Universo Cinematográfico da Marvel, vinculando-o aos Vingadores, por exemplo [o que parece improvável, tendo em vista que o Marvel Studios é uma empresa relativamente pequena e já tem um grande número de produções vindouras pela frente]; 3) Fazer uma série de TV do personagem, como a vindoura do Hulk e outras que estão na pauta, como AKA Jessica Jones, Justiceiro, Harpia, Manto e Adaga etc.

Ninguém está falando na terceira opção, mas poderia ser um bom caminho a seguir. As melhores histórias do Demolidor são justamente aquelas de ambientação mais urbana e realista. Ele é um herói barato, pois seus superpoderes são discretos – sentidos ampliados e um radar que compensa a sua falta de visão. No mais, é apenas um acrobata e um lutador extremamente habilidoso, como o Batman da concorrente DC Comics. Ou seja, caberia no orçamento mais apertado de uma série para a TV. A DC vai arriscar isso com Arrow, série sobre o Arqueiro Verde (um herói sem superpoderes), que se for bem feita pode ser um grande sucesso e um laboratório de experiências.
Se a Marvel Television levasse para a TV a ousadia de seu primo cinematográfico Marvel Studios, poderia produzir uma série de TV adulta, de clima sombrio, quase noir, com tema detetivesco, tramas policiais e o Demolidor nas sombras combatendo criminosos como o Rei do Crime, o Mercenário, Mary Tyfoid e até topando com Elektra nos becos escuros. Poderia ainda ser um série no estilo da HBO, com menos episódios, o que possibilitar fazer episódios mais caprichados. O orçamento de 24 capítulos aplicados em 12 rendem uma produção bem melhor, menos apressada, mais cuidadosa e refinada.
Também era uma maneira de alavancar a Marvel Television, que até agora só deu fruto nos desenhos animados e Hulk, AKA Jessica Jones, Justiceiro, Harpia, Manto e Adaga são apenas projetos.
É mera especulação, quase sonho, mas é uma excelente ideia. O que vocês acham?
O Demolidor foi criado em 1964 por Stan Lee e Bill Everett e surgiu em sua própria revista, Daredevil 01. Desde então, é publicado pela Marvel Comics.


Concordo inteiramente, se fosse no estilo HBO então, seria perfeito mesmo…
GostarGostar
Depois que eu olhei os filmes Sin City e Spirit – que devo dizer, foram verdadeiras obras de arte -, fiquei imaginando quais outros super-heróis fariam sucesso nessa atmosfera noir, e logo me veio à mente esses dois: o Demolidor e o Justiceiro.
Ambos tem potencial o suficiente para tanto, e são relativamente conhecidos do público pelos seus filmes da década passada, que muito embora tenham ficado, digamos, uma espécie de “programa família” e, assim, perderam a essência que ambos os heróis urbanos da Marvel possuíam.
Para o Demolidor eu diria que uma série é realmente perfeita, como o excelentíssimo Mark Waid. O vejo dentro de um episódio de Law & Order ou Arquivo X. A série poderia simplesmente seguir os casos de Matt e as suas desbravuras como Demolidor, fazendo justiça com suas próprias mãos, sempre intercalando entre um e outro, ou fazendo uma ligação entre os dois, mas que ambos, tanto o advogado quanto o vigilante, ganhassem espaço. Mas, claro, isso é só sonho de fã, que quer ver, numa tela de tv ou cinema, um Demolidor sendo tentado por Mefisto num dia de natal numa mesa de bar, ou tendo a identidade descoberta por um Rei do Crime, ou até tendo aventuras ao lado do amigo da vizinhança e cabeça de teia.
Agora para o Justiceiro eu consigo imaginá-lo num filme, não sei se a ideia de uma série será tão boa assim. Alguma coisa entre o War Zone, que achei meio mais ou menos, com aquele curta do Thomas Jane, esse sim representando o que há de melhor no personagem, aquele filme dele, em seus curtos dez minutos, me prendiam numa agonia que olha, há muito nenhum outro conseguira, Thomas nasceu para ser o Castle.
Enfim, é isso Irapuan, sou um leitor novo do seu blog e já virei um seguidor, acesso ele todos os dias para conferir as notícias do mundo pop. 😀
Parabéns pelo ótimo trabalho, vou procurar seguir comentando, pois o seu blog merece.
GostarGostar
Poxa, obrigado mesmo, Guilherme Weber. (Temos outro Guilherme aqui).
Seja benvindo! Um grande abraço!
GostarGostar
Sempre quis um filme do homem sem medo, mas um seriado bem feito pode ser bem melhor! Se baseando no clima de a queda de murdok(tirando o finalzinho com o s vingadores) e com um elenco e diretores legais pode ser muito bom.Sempre vai ter aqule dia com seu heroi preferido durante a semana para se deleitar.Digo que se pode fazer um seriado do top Cavaleiro das Trevas(no sentido do sério mas não grandioso em termos de cifras). Com isso o seriado pode marcar época e até render um longa. Mas vai rolar isso mesmo?
GostarGostar
Por enquanto, Alrimar, é só a opinião do Mark Waid. Mas tendo em vista que o Demolidor voltou à Marvel… é possível.
GostarGostar