Metallo nos quadrinhos: arte de Gary Frank em “Origem Secreta”.

A produção de O Homem de Açoo reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o mais icônico dos personagens da DC Comics, produzido por Christopher Nolan e dirigido por Zack Snyder, está cercada de muitos segredos. Até hoje se sabe pouquíssimo sobre o filme, que conseguiu ser filmado com grande descrição e não sofreu grandes vazamentos. Por isso mesmo, rumores sobre a trama são constantes. Inclusive, envolvendo novos vilões além da dupla já confirmada de Zod e Faora.

No passado, já apareceram rumores sobre Lex Luthor, Parasita, Apocalipse e Metallo. Este último, contudo, vem ganhando força nos últimos tempos.

Agora, o ator Tahmoh Penikett (da série Battlestar Galactica) “confirmou” via Twitter que faz uma participação em O Homem de Aço. Embora o ator não revele seu papel, a página não-oficial do filme no Facebook garante que ele faz o vilão Metallo.

Criado por Robert Bernstein e Al Plastino em Action Comics 252, de 1959, Metallo já teve inúmeras versões diferentes nas várias mudanças cronológicas da DC Comics. Nas versões mais aceitas, ele é John Corben, um militar que se submete a experimentos científicos com kryptonita que o tornam um ciborgue muito poderoso. Por ser alimentado por kryptonita, Metallo se torna um oponente perigosíssimo para o Superman.

Versão mais antiga do vilão, com o coração de kryptonita.

Esta é a versão do vilão presente em Superman: Origem Secreta, história criada por Geoff Johns e Gary Frank que parece influenciar o novo filme. Nesta trama, o experimento que o conduz a se tornar o vilão é comandada por Lex Luthor e o general Sam Lane, o pai de Lois Lane.

Mais ou menos a mesma história é contada no reboot cronológico e editorial da DC, lançada nos primeiros novos números de Action Comics, escrita por Grant Morrison e desenhada por Rags Morales.

Talvez a trama apresente John Corben como militar – já que há vários outros militares entre os personagens do filme – cuja transformação em Metallo seja um gancho para uma sequência.

Versão mais radical de Metallo, como ciborgue.

Produzido por Christopher Nolan, escrito por David S. Goyer (dupla dos filmes de Batman) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), Superman – O Homem de Aço tem no elenco Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Michael Shannon (General Zod), Laurence Fishburne (Perry White), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Russell Crowe (Jor-El), Antje Traue (Faora),  Ayelet Zurer (Lara-El), Christopher Meloni (Coronel Hardy), Harry Lennix (General Swanwick), Richard Schiff (Dr. Emil Hamilton), Dylan Sprayberry (Clark Kent adolescente), Jadin Gould (Lana Lang adolescente), Jack Foley (Pete Ross adolescente), Robert Gerdisch (Whitney Fordham adolescente), Cooper Timberline (Clark Kent criança). A estreia nos EUA será em 14 de junho de 2013. No Brasil chegará pouco depois, em 12 de julho.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.

O ator Tahmoh Penikett: confirmado no filme?