Gwen Stacy no funeral do primeiro filme.
Gwen Stacy no funeral do primeiro filme.

A sequência de O Espetacular Homem-Aranha, o reinício da franquia do mais popular herói da Marvel Comics, comandado pelo conglomerado Columbia Pictures/Sony, iniciará suas filmagens em fevereiro próximo na cidade de Londres, na Inglaterra. Além de usar os famosos estúdios de Pinnewood – onde são gravados filmes como os do Batman e de 007 – a produção irá fazer cenas externas na capital britânica. E pelo que se sabe até agora, isso será parte da trama! E uma chamada de elenco só vem confirmar isso.

Segundo anunciado anteriormente, Londres não irá “dublar” Nova York – até porque as duas cidades são esteticamente muito distintas – mas parte da trama se passará lá. Isso é muito interessante porque remete a um elemento fundamental da cronologia do Homem-Aranha.

Nos quadrinhos, o Capitão George Stacy, pai de Gwen Stacy, a namorada de Peter Parker, é morto em Amazing Spider-Man 90, de 1971, em meio a um confronto entre o Homem-Aranha e o Dr. Octopus. Culpando o aracnídeo pelo ocorrido e chateada pelo fato de Peter não pedi-la em casamento, Gwen decide se afastar de Nova York e vai para Londres, onde tem parentes. Após passar alguns meses lá, a garota retornou e reatou o namoro com nosso heróis, apenas para morrer drasticamente em seguida, nas mãos do vilão Norman Osborn, o Duende Verde.

Norman Osborn e Gwen Stacy discutem nas histórias de Straczynski e Deodato.
Norman Osborn e Gwen Stacy discutem nas histórias de Straczynski e Deodato.

Em histórias bem posteriores, foram acrescentados vários elementos relacionados a esses fatos, como os parentes de Gwen, Arthur (o tio) e Paul (o primo), que viraram personagens coadjuvantes das histórias dos anos 2000. E na hiperpolêmica fase do escritor J.M. Straczynski – com desenhos fantásticos do brasileiro Mike Deodato Jr. em uma de suas melhores fases – foi “revelado” que nesse período, Gwen teria tido um caso com Norman Osborn em pessoa, o que teria sido um dos motivos dele matá-la em seguida. Esse detalhe é mais ou menos ignorado nas histórias atuais, porém, deixa margem para especulações que podem ser usadas no cinema.

Em O Espetacular Homem-Aranha, George Stacy é morto pelo vilão Lagarto. E Gwen trabalha na Oscorp, empresa pertencente a Norman Osborn, que não aparece ao vivo no filme, mas é citado o tempo todo. Será que na sequência a garota irá para Londres esfriar a cabeça? Será que encontrará Norman Osborn lá?

Norman Osborn deverá estar no filme. Quem o viverá?
Norman Osborn deverá estar no filme. Quem o viverá?

Para aumentar as especulações, uma chamada de elenco coloca lenha na fogueira. Ela informa que se necessitam de atores para viver cientistas, engenheiros e técnicos – seria uma subsidiaria da Oscorp em Londres? Gwen vai ser transferida para lá? – além de familiares e amigos em luto. Em luto? Quem vai morrer?

Muita gente já aposta que é a própria Gwen Stacy. O capitão Stacy já foi enterrado no primeiro filme, então, nem poderá ser o seu funeral. (Por outro lado, podemos apenas ver a família Stacy de Londres de luto pela morte de George).

Veremos o trio parada dura Mary Jane, Peter Parker e Gwen Stacy nos cinemas? Arte de John Romita.
Veremos o trio parada dura Mary Jane, Peter Parker e Gwen Stacy nos cinemas? Arte de John Romita.

Contudo, é bem pouco provável que Gwen Stacy morra neste segundo filme. Seria muito mais interessante que ela morresse no terceiro. E pelas mãos do Duende Verde e não do Electro, que é o vilão do próximo filme. Outra pessoa irá morrer?

Além disso, não esqueçamos que, no cinema, Norman Osborn já sabe a identidade secreta do Homem-Aranha. No fim de O Espetacular, o Dr. Curt Connors está na cadeia e é visitado por uma figura misteriosa que demonstra saber tudo o que aconteceu no filme. É quase certo que esta pessoa seja Osborn. Se Gwen Stacy for transferida para a Oscorp de Londres, isso já pode ser uma manipulação do vilão para mexer com a vida de Peter Parker. Quem sabe, Osborn tentará seduzi-la para tal fim? Ou será que empregará seu filho, Harry (já confirmado na trama), para tal fim?

Com Gwen Stacy em Londres, irá Peter Parker conhecer e flertar com Mary Jane Watson (também já confirmada no filme)?

Muitas possibilidades narrativas se abrem.

É bem possível que vejamos o arco de histórias (originalmente escrito por Stan Lee nos anos 1960, com arte de John Romita e Gil Kane) que envolve Peter, Gwen, MJ e Harry – além de Norman Osborn, claro – ser transposto de maneira mais ou menos fiel nos cinemas. De modo mais completo do que na trilogia anterior do cabeça de teia. Quem sabe?

(Quer saber mais detalhes de como foi nos quadrinhos originais? Clique aqui, num especial do HQRock sobre a cronologia do Homem-Aranha).

A sequência de O Espetacular Homem-Aranha (ainda sem título divulgado) será novamente dirigida por Marc Webb (de 500 Dias com Ela), agora escrita por Alex Kurtzman Roberto Orci (de Star Trek e Transformers). O elenco traz Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacy), Sally Field (May Parker), Shailene Woodley (Mary Jane Watson) e, possivelmente,  Campbell Scott (Richard Parker) e Embeth Davidtz (Mary Parker); além de Jaime Foxx (Max Dillon/Electro) e Dane DeHann (Harry Osborn).  A estreia está prevista para 2 de maio de 2014.

O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.