O novo Superman: Brasil por último.
O novo Superman: Brasil por último.

Hoje, a Warner Bros. revelou todo o seu cronograma de lançamento mundial de Superman – O Homem de Açoo reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o mais icônico dos personagens da DC Comics, produzido por Christopher Nolan e dirigido por Zack Snyder. O que chama a atenção é o fato do Brasil ser o último país do mundo a estreá-lo.

Por quê?

Isso é algo que a Warner Brasil precisa justificar. Ainda mais porque o Brasil é um país em que tradicionalmente os filmes estreiam “cedo”, por vezes até antes do que nos EUA, como foi o caso de Os Vingadores.

O primeiro país a exibi-lo será o Egito, dois dias antes  da estreia oficial nos EUA, em 14 de junho de 2013. Em seguida, países como Argentina, Bolívia, Porto Rico, Líbano, Coreia, Singapura e Tailândia terão o lançamento do filme um dia antes. Na data da estreia oficial, o longametragem estreia em quase todos os outros países da América Latina.

As datas de estreia mundial. Clique para ampliar.
As datas de estreia mundial. Clique para ampliar.

Na semana seguinte, vem a Europa e a maior parte da Ásia.

Inexplicavelmente, o Brasil só verá o filme em 12 de julho, quase um mês depois, juntamente com o Japão, que é um país em que tradicionalmente os filmes demoram para estrear – e não por descrédito, mas por uma questão cultural, já que os meses de julho e agosto são os únicos em que os japoneses vão aos cinemas em massa, por causa do clima e das férias.

No Brasil, provavelmente, a Warner quer posicionar o lançamento no início das férias escolares de julho, mirando no público adolescente. Mas é uma data muito distante da estreia nos EUA e isso pode se revelar um erro estratégico: haverá muita informação sobre o filme na internet (uma faca de dois gumes) e a demora com certeza motivará a circulação de cópias piratas antes da estreia aqui no país.

Se a Warner Brasil está ressabiada com o fracasso de Lanterna Verde, em 2011, não devia repetir a mesma estratégia com o filme do Superman. No caso do herói cósmico, houve até abaixo-assinado dos fãs para que a estreia fosse antecipada, mas o estúdio não voltou atrás.

No caso do Superman, só resta a esperança de que a grande expectativa em torno do filme force a Warner Brasil a antecipá-lo, fato que é muito raro.

O Homem de Aço mostrará o início da carreira do herói em uma nova ambientação mais moderna e realista, na qual terá que combater o vilão General Zod, que por também ser kryptoniano, tem os seus mesmos poderes.

Produzido por Christopher Nolan, escrito por David S. Goyer (dupla dos filmes de Batman) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), Superman – O Homem de Aço tem no elenco Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Michael Shannon (General Zod), Laurence Fishburne (Perry White), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Russell Crowe (Jor-El), Antje Traue (Faora),  Ayelet Zurer (Lara-El), Christopher Meloni (Coronel Hardy), Harry Lennix (General Swanwick), Richard Schiff (Dr. Emil Hamilton), Dylan Sprayberry (Clark Kent adolescente), Jadin Gould (Lana Lang adolescente), Jack Foley (Pete Ross adolescente), Robert Gerdisch (Whitney Fordham adolescente), Cooper Timberline (Clark Kent criança). A estreia nos EUA será em 14 de junho de 2013. No Brasil chegará pouco depois, em 12 de julho.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.