The Wolveine: outro x-man estará no filme.
The Wolveine: outro x-man estará no filme.

Já há algum tempo corre um rumor de que The Wolverine, filme que dá prosseguimento a saga do herói mutante mais famoso da Marvel Comics, membro dos X-Men e adaptado aos cinemas pela 20th Century Fox, teria a participação de outro membro dos X-Men. Agora, é o próprio astro do filme quem confirma a informação, aumentando o suspense sombre quem será esse personagem.

Em uma entrevista à revista Parade sobre o filme Os Miseráveis, em que atua e canta, Hugh Jackman foi questionado sobre The Wolverine e disse:

Você quer me ver em problemas, não quer? (risos) Ok, o filme se passa após X-Men – O Confronto Final. Meu personagem está totalmente para baixo. Ele é supostamente capaz de se curar, mas talvez encontre alguém que descubra uma maneira de realmente machucá-lo. E haverá a participação especial de um outro dos velhos X-Men.

A Fênix estará de volta?
A Fênix estará de volta?

Quem será? A “bolsa de apostas” aponta para Jean Grey, a Fênix. Em outubro, o site WGTD afirmou que a atriz Framke Janssen teria viajado à Austrália para gravar uma pequena participação. Nada foi confirmado, mas os rumores prosseguem fortes, inclusive, porque a intenção da Fox é integrar mais ainda o universo mutante da Marvel dos cinemas, tal qual a editora fez com seus personagens no Marvel Studios.

Contudo, há outras possibilidades, como Magneto, Professor Xavier ou mesmo Ciclope; todos com “futuros incertos” após os eventos de O Confronto Final.

Além disso, tendo em vista as revistas nas quais o novo filme de Wolverine parece se inspirar há até um plot muito claro que poderia trazer Jean Grey de volta à cena. Não importa se ela morreu ao final de O Confronto Final, afinal, ela é a Fênix, não é mesmo?

Wolverine adaptará o arco de histórias Dívida de Honra, atualmente conhecido como Eu, Wolverine, que é considerada a melhor história do personagem e foi publicada em 1982 como uma minissérie escrita por Chris Claremont e desenhada por Frank Miller. Na trama original, o mutante vai ao Japão em busca de sua paixão, Lady Mariko Yashida. Mas descobre que a moça é filha do maior gangster do país, Lorde Shigen, alguém que não irá aceitar ver a filha se enamorar com um ocidental selvagem como ele, obrigando o canadense a combatê-lo ao mesmo tempo em que precisa provar sua honra.

Wolverine vs. Samurai de Prata na arte de Paul Smith.
Wolverine vs. Samurai de Prata na arte de Paul Smith.

Entretanto, tendo em vista que personagens como Víbora e Samurai de Prata estão no filme, cria-se uma conexão com outra história. Nos quadrinhos, Dívida de Honra tem um tipo de sequência que se desenvolveu dentro da própria revista mensal dos X-Men. Em Uncanny X-Men 170 a 173de 1983, Wolverine volta ao Japão disposto a se casar com Mariko, mas a articulação de vários vilões diferentes – dentre eles a dupla Víbora e Samurai de Prata – termina por criar uma série de problemas. Produzida por Chris Claremont e com desenhos de Paul Smith esta é considerada uma das melhores aventuras dos X-Men em toda a sua história, mas no filme, a equipe mutante não estará presente.

Contudo, naquela história, há uma subtrama em que outro vilão dos X-Men, o Mestre Mental, faz pequenos ataques à equipe sem ser percebido. Nesses ataques, usa a nova namorada de Ciclope, Madelyne Pryor, que tinha uma grande semelhança física com a falecida Jean Grey, para que todos pensassem que ela era uma nova Fênix. Com isso, o Mestre Mental faz uso de ilusões que levam os X-Men a realmente pensar que a Fênix está de volta.

O espirituoso convite de casamento de Logan e Mariko, na capa de "Uncanny X-Men 172".
O espirituoso convite de casamento de Logan e Mariko, na capa de “Uncanny X-Men 172”.

É possível que o filme use essa trama como inspiração para que Wolverine simplesmente descubra que Jean Grey não está morta. E que talvez isso leve aos eventos de X-Men – Day of Future Past, que lidará com viagens no tempo que integrarão os dois tempos da franquia: o passado (com X-Men – Primeira Classe) e o presente (a trilogia dos X-Men e The Wolverine).

Um trailer do filme não deve tardar a aparecer, confirmando ou negando algumas dessas conjecturas.

The Wolverine será dirigido por James Mangold e o elenco traz  Hugh Jackman (Logan/Wolverine), Hiroyuki Sanada (Shigen Yashida), Hal Yamanouchi (aparentemente, também Shingen Yashida), Tao Okamoto (Mariko Yashida), Rila Fukushima (Yukio), Will Yun Lee (Kenuichio Harada/ Samurai de Prata), Brian Tee (Noboru Mori), Svetlana Khodchenkova (Víbora). As gravações já começaram na Austrália e no Japão. A estreia está marcada para 26 de julho de 2013.

Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado (também por Wein) à novíssima formação dos X-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Nos anos 1980, começou a ter suas aventuras solo e mantém-se como um dos personagens mais populares da Marvel Comics. Atualmente, também é membros dos Vingadores.