O Yes 2012: ano que vem no Brasil.
O Yes 2012: ano que vem no Brasil. Squire, White, Downes, Howe e Davison

Uma das mais legendárias bandas de rock progressivo do mundo irá retornar ao Brasil no ano que vem. Ou pelo menos, o que sobrou dela. Os britânicos do Yes tocarão em São Paulo, no HSBC Brasil, em 24 de maio e no Rio de Janeiro, no Viva Rio, no dia 25 de maio.

A banda esteve no Brasil diversas vezes, a última em 2010.

O Yes se formou em Londres em 1968, com membros advindos de várias outras bandas. A banda assinou um contrato com a Atlantic Records e lançou seu primeiro álbum no ano seguinte, homônimo, que não fez sucesso, mas foi bem recebido pela crítica, sendo um dos primeiros disco de rock progressivo propriamente dito já lançados. O sucesso veio com o terceiro álbum, em 1971, The Yes Album, colocando-os na lista das principais bandas do gênero, que explodia nas paradas com várias outras bandas, como Pink Floyd, Jethro Tull e Emerson, Lake & Palmer.

Em 1972, a banda entrou em sua fase mais clássica, com a formação Jon Anderson (vocais), Chris Squire (baixo e vocais), Steve Howe (guitarras), Rick Wakeman (teclados) e Bill Bruford (bateria), e lançou seus dois álbuns de maior sucesso e qualidade: Fragile e Close to the Edge, este último, trazendo a faixa-título com 22 minutos de duração.

No ano seguinte, em meio à turnê, o baterista Bruford saiu e foi substituído por Alan White, que já tinha tocado com John Lennon e George Harrison.

O Yes no auge da carreira em 1972.
O Yes no auge da carreira em 1972. Anderson, Howe, Squire, Bruford e Wakeman.

Dali em diante, a banda alternou maus momentos (Tales of Topographic Oceans) e outros bons (Relayer, com o tecladista Patrick Moraz), além de muitas alterações na formação até o fim, em 1980.

Contudo, em 1983, alguns membros remanescentes se reuniram ao guitarrista Trevor Rabin e lançaram o disco 90125, que foi um enorme sucesso comercial, puxado pela faixa Owner of a lonely heart. A partir de então, o Yes retomou as atividades de modo constante, alternando entre os velhos membros e até uma reunião com todos eles, em 1991.

Nos fim dos anos 1990, a formação com Anderson, Squire, Howe, Wakeman e White voltou a se apresentar e gravar discos até 2008, quando Anderson e Wakeman se afastaram definitivamente.

A formação que vem ao Brasil conta com os clássicos Steve Howe, Chris Squire e Alan White reunidos ao tecladista Geoff Downes (que fez parte da banda entre 1978 e 1980) e o vocalista Jon Davison, que entrou este ano após tocar em bandas cover do Yes.

No Brasil, o Yes tocará na íntegra os álbuns The Yes Album (1971), Close to the Edge (1972) e Going For the One (1977). Os ingressos serão vendidos nas próprias casas de show e no site Ingresso Rápido.