Aranha versus Octopus à beira da morte. Quem é quem?
Aranha versus Octopus à beira da morte. Quem é quem?

Atenção, esta notícia tem spoilers para aventuras ainda não publicadas no Brasil! Leia por sua conta e risco.

Já chegou às lojas norteamericanas a hiperpolêmica edição de Amazing Spider-Man 700, que comemora os 50 anos do personagem e encerra sua longeva revista. E encerra mesmo!

Como já escrito aqui no HQRock antes, na trama que se encerra na edição 700, o vilão Dr. Octopus consegue transferir sua mente para o corpo do Homem-Aranha, confinando o herói em seu corpo moribundo. No final da edição, o Aranha morre no corpo do vilão, enquanto Otto Octavius segue vivo, decidido a ser um super-herói ainda melhor do que seu ex-inimigo. Um Homem-Aranha Superior!

Em janeiro sairá a nova revista do herói-vilão, chamada justamente Superior Spider-Man.

A polêmica chegou aos meios de comunicação de massa para além do público restrito dos quadrinhos e vem gerando algumas reações extremadas. O escritor Dan Slott – que já trabalha com o personagem há anos – já disse que foi ameaçado de morte via Twitter. Em entrevista ao jornal USA Today, explica a estratégia:

Isto é Moriarty na cabeça de Sherlock Holmes. É o Príncipe João dentro de Robin Hood. É o maior de todos os vilões dentro do corpo do maior dos heróis e tentando fazer o bem.

A bela capa de Amazing Spider-Man 700: polêmica.
A bela capa de Amazing Spider-Man 700: polêmica.

A intensão, continua Slott, é tornar o novo Homem-Aranha um herói um pouco mais sombrio, como o Batman. Afinal, não é mais Peter Parker debaixo da máscara. Aliás, é apenas fisicamente, com a mente do Dr. Octopus dentro daquele corpo. O escritor também adianta que as outras revistas da Marvel em que o herói aparecerá – como nas dos Vingadores, onde também é membro fixo – também trarão o Aranha-Octopus. E a mudança deve durar pelo menos um ano. Talvez até mais.

(Palpite: Peter Parker retornará às vésperas do próximo filme do Aranha, em 2014).

Já em conversa com o site Newsarama, o escritor completa:

É o Dr. Octopus tendo uma segunda chance na vida. E não qualquer tipo de segunda chance: ele está no corpo desse jovem, atlético e bonito super-herói com um ótimo trabalho e respeito, que é membro da comunidade dos super-heróis. Ele será aceito de um jeito que Otto Octavius jamais foi. E em um jeito estranho, o presente final que Peter Parker dá a ele é a lição de que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Então, agora ele vai tentar o caminho do bem. Mas nós todos sabemos que ele é o arrogante, egoísta Doutor Otto Octavius. O que acontecerá agora? Ele vai tentar ser um super-herói. Vai tentar aproveitar essa nova situação na vida e usá-la para o bem. Mas ele é o Dr. Octopus, então, fará as coisas em seus próprios termos. Será uma jornada interessante. Este Homem-Aranha terá que provar para os leitores que é um herói.

A morte chega para Peter-Octopus, deixando Octopus-Aranha em seu lugar.
A morte chega para Peter-Octopus, deixando Octopus-Aranha em seu lugar.

Neste último ponto, Dan Slott pensa de um modo intrigante a relação dos leitores com o novo Homem-Aranha. Novamente ao USA Today, diz:

Isto abre todo um novo mundo de coisas. Ele está como um herói em seus próprios olhos e, em algum nível, Otto Octavius está encarando o desafio não com o mundo [ficcional] do Homem-Aranha, mas com o dos leitores. Como ter uma coisa mais Peter Parker do que essa? Agora, até os leitores acham que ele é uma ameaça! Isso é excitante.

Outra grande mudança na vida do Aranha para ser odiada pelos leitores veteranos.

Amazing Spider-Man 700 tem o roteiro de Dan Slott e arte de Humberto Ramos.

O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.