Skyfall: um dos melhores e o maior sucesso de todos os tempos na franquia.
Skyfall: um dos melhores e o maior sucesso de todos os tempos na franquia.

Definitivamente, 007 – Operação Skyfall, o 23º filme da franquia de James Bond, o agente secreto 007, é o filme de maior sucesso da franquia de James Bond. Esta semana, a produção atingiu a inédita marca de 100 milhões de Libras de bilheteria no Reino Unido. Além disso, é possível que seja o primeiro filme da cinessérie a concorrer aos prestigiados prêmios do cinema internacional, como o Oscar e o Globo de Ouro.

A primeira indicação séria já veio: Operação Skyfall está na lista de indicados a Melhor Filme do Sindicato de Produtores Cinematográficos dos Estados Unidos, o PGA na sigla em inglês. Nos últimos 23 anos, o vencedor do PGA coincidiu com o do Oscar em 16 casos.

Os outros concorrentes a Melhor Filme no PGA são Argo, Django Livre, Lincoln, A Hora Mais Escura, Os Miseráveis, As Aventuras de PI, Moonrise Kingdom, Indomável Sonhadora e O Lado Bom da Vida.

Judi Dench como M: pode ser indicada como atriz.
Judi Dench como M: pode ser indicada como atriz.

É a primeira vez que um filme de 007 é indicado na categoria Melhor Filme e é possível que termine sendo indicado ao Oscar nas categorias principais, como Filme, Diretor e atores: Daniel Craig, Judi Dench e Javier Bardem são fortes candidatos, pois todos já foram indicados por outros trabalhos, enquanto Dench e Bardem já foram premiados.

Não bastasse o prestígio, Skyfall também é um sucesso arrasador de bilheterias. A arrecadação de 100 Milhões de Libras equivale a cerca de US$ 160 milhões. Vale lembrar que, apesar da força econômica, a Inglaterra é um país com uma população relativamente pequena, de cerca de 60 milhões de habitantes, bem diferente dos mais de 300 milhões dos EUA.

A marca é importante não somente para a franquia de 007, mas para a Grã-Bretanha como um todo: é a primeira vez que um filme bate essa marca no país.

E as comemorações não param por aí: no mercado internacional, com sua estreia recente na China, Operação Skyfall atingiu a marca de US$ 1 bilhão, chegando ao patamar de um grupo superseleto de filmes, como Os Vingadores, Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte II, Batman – O Cavaleiro das Trevas e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Javier Bardem: magistral como o vilão Silva.
Javier Bardem: magistral como o vilão Silva.

É uma marca importante ainda para o cinema internacional: 2012 bate um recorde de filmes a atingirem a marca do 1 bilhão. E se a sorte permanecer, existem outros candidatos para 2013, como Superman – O Homem de Aço e Homem de Ferro 3.

Leia a resenha do HQRock sobre Skyfall aqui. E conheça todos os filmes da franquia aqui.

007 – Operação Skyfall, é dirigido por Sam Mendes (de Beleza Americana, Apenas um Sonho), com história de Neal Purvis e Robert Wade e roteiro de John Logan. O elenco traz Daniel Craig (James Bond), Judi Dench (M),  Javier Bardem (o vilão Silva), Ralph Fiennes (Gareth Mallory), Naomi Harris (Eve Moneypenny), Ben Whishaw (Q), além de Helen McCrory, Albert Finney, Berenice Marlohe Ola Rapace. A estreia no Brasil foi em 26 de outubro.

James Bond, o 007, foi criado pelo escritor escocês Ian Fleming em 1953 como personagem de um romance de espionagem. Com o estrondoso sucesso, o autor produziu vários livros e o espião chegou aos cinemas pela primeira vez em 1962, fundando a mais longeva e bem-sucedida franquia do cinema em todos os tempos.