Hayley Atwell como Peggy Carter: apesar dos fãs, atriz não deve voltar.
Hayley Atwell como Peggy Carter: apesar dos fãs, atriz não deve voltar.

Há mais de um ano e meio de sua estreia, Capitão América – O Soldado Invernal, sequência de Capitão América – O Primeiro Vingador e de Os Vingadorescom as aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios, rende um bocado de especulação. Os fãs definitivamente esperam rever a atriz Hayley Atwell no papel de Peggy Carter, a agente secreta britânica e interesse amoroso de Steve Rogers no primeiro filme. Porém, aparentemente, isso não irá ocorrer. A própria atriz confirmou que não estará no próximo filme em entrevista à revista britânica Time Out.

Até bem pouco tempo, quando questionada sobre o tema, Atwell dizia que não poderia dizer ainda. Agora, parece que já houve uma conversa com o Marvel Studios.

Vale lembrar que a personagem Peggy Carter viveu nos tempos da II Guerra Mundial. Portanto, quando o Capitão América foi resgatado ao presente, Carter deve ter pelo menos 90 anos de idade. Uma cena deletada em Os Vingadores (presente nos extras do Blu-ray) mostra que Peggy está viva, quando Steve Rogers lê arquivos da SHIELD sobre seus antigos amigos. O diretor Joss Whedon também revelou em entrevistas que sua cena favorita para Os Vingadores era o reencontro entre o herói e sua paixão envelhecida. Hayley Atwell chegou a ser contactada pela produção por causa da cena, mas ela nunca foi filmada.

Entretanto, mesmo que O Soldado Invernal siga o mesmo direcionamento – um reencontro no presente entre o Steve de 20 e tantos anos e a Peggy de mais de 90 – é muito mais provável (e barato) usar uma atriz idosa para o papel.

O Capitão América em cartaz de Os Vingadores.
O Capitão América em cartaz de Os Vingadores.

Não se deve esquecer que o novo filme terá a personagem Sharon Carter, a Agente 13 da SHIELD. Nos quadrinhos, uma sobrinha-neta de Peggy por quem o Capitão também se apaixona. Isso cria um tipo de vínculo que obriga algum tipo de menção à personagem.

Os sites especializados como o Comic Book Movie, contudo, já especulam se não poderia haver uma participação de Atwell – em flashbacks ou sob maquiagem – em Os Vingadores 2, baseados apenas nas antigas declarações de Joss Whedon. Mas é muito pouco provável.

O Soldado Invernal mostrará o Capitão América tentando se adaptar ao mundo contemporâneo depois de passar 70 anos congelado; e lidando com as consequências dos eventos mostrados em Os Vingadores. Além disso, seu velho amigo Bucky Barnes é agora um vilão assassino chamado Soldado Invernal; mas haverá outros vilões:  Ossos Cruzados (já confirmado) e (talvez) o Barão Zemo. As filmagens iniciarão em março de 2013, nas cidades de Cleveland e Washington, DC, nos EUA.

Capitão América – O Soldado Invernal mantém os mesmos roteiristas da primeira parte: Christopher Markus e Stephen McFeely e a direção é de Joe Anthony Russo. Até agora, o elenco tem Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Sebastian Stan (Buck Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra), Frank Grillo (Ossos Cruzados), Cobie Smulders (Agente Maria Hill) e Samuel L. Jackson (Nick Fury)A estreia do filme será em 04 de abril de 2014.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.