
Correndo atrás do sucesso da concorrente Marvel Comics, parece que a DC Comics e sua “mãe”, a Warner Bros., estão decididas a ampliar mesmo seu universo cinematográfico. Além do encerramento da Trilogia Cavaleiro das Trevas, em 2012; da chegada de Superman – O Homem de Aço, em 2013; do filme da Liga da Justiça para 2015; e outros projetos em estudo para heróis como Flash, Lanterna Verde, Aquaman e Mulher-Maravilha; o conglomerado está desenvolvendo um projeto de lançar um filme da Liga da Justiça Sombria – ou Dark – para os cinemas. E quem está à frente dele é ninguém menos do que o aclamado cineasta Guillermo Del Toro (de O Labirinto do Fausto, Hellboy e Pacif Rim – Círculo de Fogo).
Em suas próprias palavras, Del Toro é um cineasta fascinado por monstros, então, dentro do Universo DC, nada é mais adequado a ele do que a Liga da Justiça Sombria, uma nova equipe criada pela editora no recente reboot cronológico e editorial chamado Os Novos 52, lançado em agosto de 2011. É uma equipe que reúne heróis não-tradicionais, de caráter mais sombrio e envolvimento com temas como magia, misticismo e terror. O mais famoso membro da equipe, e seu líder, é ninguém menos do que John Constantine, ao lado de Zatanna, Desafiador (Deadman), Madame Xanadu, Magia (Enchantress), Shade e Mindwarp.

A equipe surgiu em sua própria revista, Justice League Dark 01, escrita por Peter Milligan e desenhada por Mikel Janin, com os roteiros depois assumidos por Jeff Lemire. A trama envolve consequências de arcos de histórias anteriores, como A Busca pelo Monstro do Pântano, no qual John Constantine é auxilado por Superman, Batman e Zatanna para encontrar o personagem do título. Esta história – dentro do megaevento O Dia Mais Claro, derivado das histórias do Lanterna Verde – serviu para reintroduzir Constantine no Universo DC tradicional, depois de anos afastado, dentro do Selo Vertigo, dedicado a histórias mais adultas.
O personagem é o grande chamariz do projeto, por ter protagonizado algumas das melhores histórias em quadrinhos das últimas duas décadas. Ele também já foi levado aos cinemas, no filme Constantine, estrelado por Keanu Reeves, que dividiu opiniões, mas definitivamente, não tem a mesma força das HQs originais. (Saiba mais sobre Constantine, clicando aqui).

Com a entrada de um cineasta do calibre de Guillermo Del Toro para comandar um filme de Constantine e Cia., a Warner pode acertar em cheio e ainda investir no campo da magia e terror tão em voga no cinema atual. Mesmo que vinculada ao novo universo cinematográfico que a DC espera construir nos cinemas – espelhando naquele do Marvel Studios – a Liga da Justiça Sombria poderia caminhar separadamente e constituir em uma franquia de grande apelo juvenil e popular, tal qual Harry Potter.
Del Toro confirmou seu envolvimento em entrevista ao site IGN e afirma que está trabalhando com um famoso roteirista, que é “o cara perfeito para o trabalho”. Rumores de novembro passado já indicavam o envolvimento do cineasta, mas agora temos a confirmação. O projeto está sendo chamado de Dark Universe e não usará o título “Liga da Justiça” para não confundir os fãs que não vêm dos quadrinhos com a referência à outra equipe.
Constantine é um arrogante e egoísta mago inglês criado pelo escritor Alan Moore e os desenhistas Steve Bissette e John Totleben e apareceu pela primeira vez na revista do Monstro do Pântano, The Saga of Swamp Thing 37, de 1985. A partir de 1988, o personagem ganhou uma revista própria, Hellblazer, o mais famoso, apreciado e vendido título do Selo Vertigo, da DC Comics, especializado em histórias de conteúdo adulto. Pela revista, passaram alguns dos maiores nomes dos quadrinhos autorais dos últimos tempos, como Jaime Delano, Garth Ennis, Paul Jenkins, Warren Ellis e Brian Azzarello. Hellblazer foi cancelada em 2011 para que Constantine fosse reintegrado ao universo de super-heróis da editora e liderasse a Liga da Justiça Sombria.


O Del Toro é um diretor muito competente.Hellboy I e II e O Labirinto do Fauno não me deixam mentir.Mas vive confirmando projetos que nunca saem do papel.Nas Montanhas da Loucura,A Bela e a Fera,Hellboy III,Crinsom Peak.Sendo que esse último seria o próximo filme dele antes de Pacific Rim 2,continuação que ele vem falando na mídia sem nem esperar pra ver se o 1º filme será um sucesso.
GostarGostar
É verdade, Victor.
E ainda tem a série de TV do Hulk…
Mas vamos cruzar os dedos.
Um abraço!
GostarGostar