BAFTA: importante prévia do Oscar.
BAFTA: importante prévia do Oscar.

Há poucos dias da revelação dos indicados ao Oscar, outras premiações aproveitam o suspense para revelar as suas. É o caso do BAFTA, o respeitado prêmio da Academia Britânica de Artes da Televisão e do Cinema.

Como esperado, os filmes baseados em quadrinhos estão de fora da maioria das indicações principais, que privilegiaram mais o cinema “sério” de Argo, Os Miseráveis, As Aventuras de Pi, Lincoln e A Hora Mais Escura. Há certa surpresa no grande número de indicações de 007 – Operação Skyfall, com oito, a maioria técnicas. Mas em certo sentido, como o filme foi indicado ao prêmio de Melhor Filme dos Produtores de Hollywood, o PGA, espera-se que possa até ter boas indicações ao Oscar. No BAFTA, Skyfall também ganha indicações de Javier Bardem e Judi Dench, como Ator e Atriz Coadjuvantes, além da importante indicação de Melhor Filme Britânico.

Os Vingadores e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge estão indicados a Melhores Efeitos Especiais.

Quanto aos atores, as indicações estão cheias de artistas envolvidos nos mais recentes filmes baseados em quadrinhos. Hugh Jackman (de The Wolverine) está indicado como Melhor Ator por Os Miseráveis; Jennifer Lawrence (a Mística de X-Men – Primeira Classe) está indicada por O Lado Bom da Vida; Marion Cottilard (a Miranda Tate de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge) concorre por Ferrugem e Osso. Nas Atrizes Coadjuvantes, temos Amy Adams (a nova Lois Lane em Superman – O Homem de Aço) por O Mestre; Anne Hathaway (a Mulher-Gato de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge) por Os Miseráveis; e Sally Field (a Tia May de O Espetacular Homem-Aranha) por Lincoln.