
A banda britânica de hard rock Black Sabbath, uma das fundadoras da linguagem do heavy metal, revelou hoje o nome de seu novo álbum: 13, o primeiro gravado com o vocalista Ozzy Osbourne desde 1978.
O novo álbum marcará a volta da formação original da banda: Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler, à exceção apenas do baterista Bill Ward, que se recusou a retornar, por discordar dos itens do contrato. Sabia-se que a banda iria usar outro baterista, claro, mas ele não tinha sido revelado até hoje: será Brad Wilk, que já tocou com Rage Against the Machine e Audioslave. Um ótimo currículo. O novo trabalho está sendo produzido pelo aclamado produtor Rick Rubin.
Além do novo disco, o Black Sabbath pretende realizar uma grande turnê este ano. Já há alguns shows programados: Austrália e Nova Zelândia em abril e maio de 2013; e o Festival Ozzfest no Japão, no dia 12 de maio. O único limitador é o linfoma do guitarristaTony Iommi, que adiou os planos da turnê do ano passado. Mas ao que consta, a recuperação do músico está sendo satisfatória e a banda está otimista para conseguir realizar seus planos.
O Black Sabbath se formou na Inglaterra como uma banda de blues rock em 1968, mas chegou às gravações em 1970 como um dos maiores expoentes do hard rock britânico. Com sua estética dark, letras profanas e sonoridade sombria, a banda ajudou a definir alguns dos elementos básicos do heavy metal, embora tecnicamente este nunca tenha sido o som do grupo. A formação original se separou em 1978, mas prosseguiu com diversas outras formações.

