Jor-El e Lara se despendem do bebê Kal-El.
Jor-El e Lara se despendem do bebê Kal-El.

O ator Russell Crowe (de Uma Mente Brilhante e Os Miseráveis) está em Superman – O Homem de Açoo reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o mais icônico dos personagens da DC Comics, produzido por Christopher Nolan e dirigido por Zack Snyder, onde faz o papel de Jor-El, o pai biológico do herói. Em entrevista ao site Reelz, o ator destaca a importância do filme e seu diferencial em relação às tentativas anteriores:

É bastante complicado, bastante complexo. Acho que ninguém tinha abordado o lado psicológico do que é ser o Superman. E como as pessoas responderiam na sociedade atual se alguém com aqueles poderes surgisse. Zack Snyder, que dirigiu Watchmen, 300 e algumas outras coisas, recebeu uma grande responsabilidade, pois quando se trata de super-heróis e filmes de super-heróis, o Superman está no topo da pirâmide.

Crowe, que já ganhou um Oscar (por O Gladiador) e já foi indicado outras duas vezes, falou também que o novo filme vai além do que os outros fizeram:

Leva você a Krypton. Leva você a um planeta onde o sol é quatro vezes maior do que o nosso. Acho que as pessoas vão adorar e, se você viu o trailer, percebe que esse Superman não está apenas flutuando por aí, suspenso por um fio. Esse Superman é supersônico…

Superman cercado pelo exército.
Superman cercado pelo exército.

É importante notar que Crowe tem um desafio respeitável à frente na pele de Jor-El, tendo em vista que o personagem foi interpretado por Marlon Brando, um dos maiores atores da história, em Superman – O Filme, de 1978. Pelo o que o trailer (e as informações sobre o filme) dão a entender, Jor-El terá um papel ampliado em O Homem de Aço.

O Homem de Aço mostrará o início da carreira do herói em uma nova ambientação mais moderna e realista.  A trama mostrará Clark Kent rememorando sua infância e adolescência enquanto procura descobrir quem é e qual a origem de seus poderes, mas tudo é acelerado quando a Terra é atacada pelo vilão General Zod, que por também ser kryptoniano, tem os seus mesmos poderes.

Produzido por Christopher Nolan, escrito por David S. Goyer (dupla dos filmes de Batman) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), Superman – O Homem de Aço tem no elenco Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Michael Shannon (General Zod), Laurence Fishburne (Perry White), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Russell Crowe (Jor-El), Antje Traue (Faora),  Ayelet Zurer (Lara-El), Christopher Meloni (Coronel Hardy), Harry Lennix (General Swanwick), Richard Schiff (Dr. Emil Hamilton), Dylan Sprayberry (Clark Kent adolescente), Jadin Gould (Lana Lang adolescente), Jack Foley (Pete Ross adolescente), Robert Gerdisch (Whitney Fordham adolescente), Cooper Timberline (Clark Kent criança). A estreia nos EUA será em 14 de junho de 2013. No Brasil chegará pouco depois, em 12 de julho.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.