Alex Kingston será a mãe de Laurel Lance.
Alex Kingston será a mãe de Laurel Lance.

Continua crescendo a lista de personagens dos quadrinhos que aparecem em Arrowa série de TV que  adapta o herói Arqueiro Verde da DC Comics, exibida pelo canal The CW, pertencente ao conglomerado Warner Bros.. Agora é a vez da Canário Negro original.

A Canário Negro original é Dinah Drake Lance, a mãe de Dinah Laurel Lance, que no seriado é interpretada por Katie Cassidy. Para viver a mãe foi contratada a atriz Alex Kingston, que já participou de Plantão Médico e Doctor Who.

A primeira aparição da Canário Negro, em 1948.
A primeira aparição da Canário Negro, em 1948.

Nos quadrinhos, a Canário Negro surgiu na revista Flash Comics 92, de 1948, criada por Robert Kanigher e Carmine Infantino. A revista também trazia as aventuras das versões da Era de Ouro de Flash e Gavião Negro (Hawkman). Em seguida, a personagem passou a fazer parte da Sociedade da Justiça, o primeiro super-grupo de heróis dos quadrinhos.

Décadas mais tarde, foi criada uma versão jovem da personagem em Justice League of America 219, de 1983.

Na cronologia definida pós-Crise nas Infinitas Terras, Dinah Drake teria atuado nos anos 1940, juntamente à Sociedade da Justiça e sua filha, Dinah Lance – cujo pai era o detetive Larry Lance – a substitui no papel de heroína mais tarde. Crise também definiu que a nova Canário Negro tem um superpoder: um grito sônico capaz de destruir paredes. Além disso, ela passou a figurar como um dos membros originais da Liga da Justiça, juntamente a Flash, Lanterna Verde e Caçador de Marte.

Além da Liga da Justiça, a Canário Negro também é membro da Birds of Prey ou Aves de Rapina, equipe só de super-heroínas. Em HQs recentes, a personagem casou com o Arqueiro Verde, antes do novo reboot cronológico e editorial da DC Comics.

A Canário Negro nos quadrinhos contemporâneos.
A Canário Negro nos quadrinhos contemporâneos.

Em Arrow, contudo, Laurel Lance não é um heroína, pelo menos não ainda. E sua mãe?

Dinah Drake Lance aperecerá no episódio 16, numa trama que mostrará seu retorno após muitos anos e a resposta de porque abandonou a filha.

A produção e o roteiro de Arrow são de Greg Berlanti (de Brothers & Sisters), Marc Guggenheim (de FlashForward) e Andrew Kreisberg (de Vampire Diaries e Fringe). O Episódio Piloto é dirigido por David Nutter, o mesmo diretor do piloto de Smallville. O elenco traz: Stephen Amell (Oliver Queen), Susanna Thompson (Moira Queen, mãe de Oliver), Katie Cassidy (Dinah ”Laurel” Lance, personagem que, na DC Comics, é a heroína Canário Negro, mas é descrita na série como uma advogada que atua contra milionários, interesse amoroso de Oliver), Willa Holland (Thea Queen, irmã adolescente de Oliver), David Ramsey (John Diggle, um ex-militar que é o guarda-costas de Oliver), Paul Blackthorne (Detetive Quentin Lance), Jamey Sheridan (Robert Queen) e Colin Salmon (Walter Steele). A estreia nos EUA foi em 11 de outubro de 2012 e o horário do programa é às quarta-feiras (nos EUA), às 20h, antes de Supernatural. No Brasil, a estreia foi em 22 de outubro, no canal pago Warner, sendo exibido às segundas-feiras.

Outros atores que aparecem na 1ª temporada são John Barrowman (Black Archer); Jessica De Gouw (Caçadora/ Helena Bertinelli); Kelly Hu (China White); Michael Rowe (Pistoleiro); Jeffrey Robinson e Manu Bennett (ambos como o Exterminador); Byron Mann (Yao Fei); e Andrew Dunbar (Vagalume).

Nos quadrinhos, o Arqueiro Verde estreou na revista More Fun Comics 73, de setembro de 1941, criado pelo escritor Mort Weisinger e com desenhos de George Papp. Ele também é um dos principais membros da Liga da Justiça.