Superman: enfrentando mais kryptonianos?
Superman: enfrentando mais kryptonianos?

Ao que parece, Superman – O Homem de Açoo reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o mais icônico dos personagens da DC Comics, produzido por Christopher Nolan e dirigido por Zack Snyder, dará uma visão aprofundada do planeta Krypton, terra-natal do herói, como nenhum outro fez antes. Aparecentemente, dois novos kryptonianos estarão no filme.

Está ocorrendo na Inglaterra a London Toy Fair, uma feira dedicada a brinquedos, e uma fonte do site ComicBook.com viu um set da Lego que trazia um personagem chamado Tor-An, claramente um kryptoniano. Agora, o mesmo site aponta que há outro kryptoniano: Dev-Em.

Primeiro close de Zod, o vilão.
Primeiro close de Zod, o vilão.

Cenas dos trailers publicados e outros brinquedos já revelados antes dão a entender que, dessa vez, não veremos apenas flashbacks do planeta Krypton, mas é provável que Zod chegue à Terra em uma nave com alguns habitantes de seu planeta. O nome da nave ou desse exército provavelmente é Black Zero, uma expressão corrente no universo ficcional do homem de aço.

O site até apurou quem são os atores que viverão esses kryptonianos: Richard Cetrone será Tor-An e Revard Dufresne será Dev-Em. Os dois se juntam aos outros já conhecidos: Jor-el e Lara-El (os pais biológicos do Superman), Kal-El (o próprio), Zod e Faora.

Tor-an e seu intérprete.
Tor-an e seu intérprete.

Os dois novos personagens citados existem nos quadrinhos: Tor-An é um lacaio de Zod que trabalhou infiltrado na Terra para melhor conhecê-la; enquanto Dev-Em é um ex-deliquente juvenil que, após ficar na Zona Fantasma (que é um limbo temporal), escapa no século 30 e decide se transformar em um herói, inclusive, ingressando na Legião dos Super-Herois.

Dev-Em e seu intérprete.
Dev-Em e seu intérprete.

Ambos, porém, devem ser do grupo de Zod no filme.

Será que o Superman irá enfrentar não apenas Zod (e Faora?) mas todo um exército de Kryptonianos?

Em outra notícia curiosa sobre o filme, o site IMDB, que organiza dados sobre filmes, listou a atriz Rebecca Buller como Jenny Olsen. Será isso mesmo? Será que o velho amigo do homem de aço, Jimmy Olsen, foi convertido em mulher no novo filme? Não é impossível. Trocas étnicas já são comuns no cinema – o novo Perry White é negro e Lois Lane é loira – mas mudanças de gênero ainda não são comuns.

Perry White e Jenny no trailer: versão feminina de Jimmy Olsen?
Perry White e Jenny no trailer: versão feminina de Jimmy Olsen?

De qualquer modo, Rebecca Buller está mesmo no filme: é possível vê-la no trailer saindo de um prédio desabando ao lado de Perry White. E repare: ela se veste como repórter e tem uma câmera fotográfica pendurada no pescoço.

De fato, o cinema procura corrigir erros do passado, trazendo mais diversidade aos universos cinematográficos.

Mas os puristas vão se morder.

O Homem de Aço mostrará o início da carreira do herói em uma nova ambientação mais moderna e realista.  A trama mostrará Clark Kent rememorando sua infância e adolescência enquanto procura descobrir quem é e qual a origem de seus poderes, mas tudo é acelerado quando a Terra é atacada pelo vilão General Zod, que por também ser kryptoniano, tem os seus mesmos poderes.

A nova Lois Lane: loira.
A nova Lois Lane: loira.

Produzido por Christopher Nolan, escrito por David S. Goyer (dupla dos filmes de Batman) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), Superman – O Homem de Aço tem no elenco Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Michael Shannon (General Zod), Laurence Fishburne (Perry White), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Russell Crowe (Jor-El), Antje Traue (Faora),  Ayelet Zurer (Lara-El), Christopher Meloni (Coronel Hardy), Harry Lennix (General Swanwick), Richard Schiff (Dr. Emil Hamilton), Dylan Sprayberry (Clark Kent adolescente), Jadin Gould (Lana Lang adolescente), Jack Foley (Pete Ross adolescente), Robert Gerdisch (Whitney Fordham adolescente), Cooper Timberline (Clark Kent criança). A estreia nos EUA será em 14 de junho de 2013. No Brasil chegará pouco depois, em 12 de julho.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.