A formação mais recente do Foo Fighters, como um quinteto. Dave Grohl está ao centro.
A formação mais recente do Foo Fighters, como um quinteto. Dave Grohl está ao centro.

A história recente do rock dos Estados Unidos passa por algumas bandas. E o Foo Fighters com certeza é uma delas. Não apenas é uma das bandas mais notórias das últimas décadas, como também uma das de maior sucesso. Isso sem falar no carisma de seu líder, o guitarrista, vocalista, compositor Dave Grohl, que é uma das figuras mais carismáticas e hiperativas dos EUA.

Agora, depois de algum tempo dedicado a outros projetos, Dave Grohl confirmou o início da gravação do próximo álbum do Foo Fighters. O músico esteve na premiação do Brit Awards ontem e afirmou que voaria para os EUA hoje para começar os trabalhos no disco.

Já se esperava um novo disco do Foo Fighters, mas não tão cedo. Cerca de um ano atrás, Grohl havia anunciado uma “pausa por tempo indeterminado” para cuidarem de projetos paralelos. Recentemente, em entrevistas, disse que já tinha planos para um novo disco, mas não dava a entender que seria tão breve.

De qualquer modo, o trabalho de composição, ensaio e gravação deve ocupar boa parte do ano, com o lançamento só devendo ocorrer no final do ano ou talvez até em 2014.

Dentre os últimos projetos paralelos de Grohl estiveram participações especiais em álbuns de Queens of the Stone Age; a atuação como apresentador de talk shows na TV em substituição a nomes como Ellen Degeneres e Chelsea Lately (que cumpriam férias); e a direção do documentário Sound City sobre o lendário estúdio homônimo.

O álbum mais recente do Foo Fighters foi Wasting Light, lançado em 2011 e que fez grande sucesso, sendo, inclusive, o quarto disco mais vendido na Inglaterra naquele ano. A banda ainda ganhou cinco prêmios Grammy pelo disco e a turnê de promoção passou pelo Brasil em abril de 2012, sendo um dos headlines do Lollapalooza Brasil.

Dave Grohl nasceu em 1969, nos EUA, e iniciou a carreira como baterista. Após tocar em algumas bandas alternativas, alcançou o sucesso mundial com o Nirvana, a lendária banda líder do movimento grunge no início dos anos 1990. O Nirvana acabou em 1994 com o suicídio do guitarrista Kurt Cobain. Dave Grohl, então, migrou para a guitarra e o vocal e formou o Foo Fighters em 1995, lançando seu primeiro disco e já fazendo sucesso. Grohl é não apenas o frontman da banda, mas o compositor de todas as canções. A banda prossegue ativa até hoje, sendo um dos maiores sucessos do rock norte-americano das últimas décadas.