
A revista Empire traz uma entrevista curta com o ator escocês James McAvoy, que interpreta a versão jovem do professor Charles Xavier em X-Men – Days of Future Past, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox. Perguntado sobre um encontro do jovem Xavier com sua versão mais velha – interpretada na Trilogia dos X-Men e no próximo filme por Patrick Stewart – o ator foi categórico:
Seria legal [um encontro], mas eu não acho que nós tenhamos qualquer cena juntos, infelizmente. Eu não acho que haverá qualquer versão futura falando com sua contraparte do passado.

É interessante a fala do ator, porque ele parece já ter lido pelo menos um tratamento do roteiro. E se não há encontro entre as partes jovens e velhas do elenco, o que isso significa? Isso retoma o velho rumor de que o filme se passa em tempos diferentes, mas não com viagens no tempo?
De qualquer modo, a história original em que o filme se baseia também não traz encontros entre as versões jovens e velhas dos personagens. Nos quadrinhos, o arco Dias de Futuro Esquecido, escrito por Chris Claremont e John Byrne e desenhado por este último, publicado em Uncanny X-Men 141 e 142, de 1981, mostra um futuro distópico no qual os mutantes são perseguidos e exterminados pelos Sentinelas, gigantescos e poderosos robôs autônomos, o que obriga aos remanescentes dos X-Men a lançarem uma de seus membros de volta ao passado para mudar os eventos que levaram àquele futuro.
Assim, a consciência da versão adulta de Kitty Pryde é enviada ao passado e incorpora sua versão adolescente, no presente.

Nos filmes, porém, esse detalhe é inviável, porque aparentemente, o “futuro” será a versão do presente dos X-Men, ou seja, o universo da Trilogia dos X-Men, enquanto o “presente” será o passado mostrado em X-Men – Primeira Classe. E Kitty Pryde (adolescente) é uma personagem da Trilogia, vivida por Ellen Page em X-Men – O Confronto Final, de 2007.
No entanto, o Consultor para Filmes Baseados em Quadrinhos da Fox, Mark Millar – que também é um quadrinista – já avisou que Kity Pryde terá um papel importante no filme. Talvez a obra adapte a história original, usando como recurso, por exemplo, o fato de que ela, por ser adolescente, não existe no passado de Primeira Classe e pode, assim, ser enviada para lá.
As falas apontam para isso.
X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final) e Matthew Vaughn (de Kick-Ass); e dirigido por Bryan Singer. O elenco traz James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Jason Flemyng (Azazel), Patrick Stewart (Xavier velho), Ian McKellen (Magneto velho), Hugh Jackman (Wolverine), Anna Paquin (Vampira), Ellen Page (Kitty Pryde), Shawn Ashmore (Homem de Gelo) e Peter Linklage(papel não-revelado). As gravações iniciam em abril de 2013 e o lançamento será em 18 de julho de 2014.
Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.


exatamente, talvez eles queiram evitar qualquer tipo de paradoxo temporal ao nâo confrontar versões do passado e futuro de um mesmo personagem, aliás dessa forma diminui-se incidência de furos de roteiro, necessidade de muita explicação pseudo-científica, etc. Um dos poucos filmes que não só lida bem com um paradoxo temporal como o toma como eixo narrativo é o excelente De Volta para o Futuro, especialmente o primeiro. abs!
GostarGostar
Valeu, Jorge.
Tem toda a razão.
Acho que pode funcionar melhor assim. E pense bem: Kitty Pryde (no passado) pode até ir atrás de Wolverine, que existe já naquele tempo sem nenhuma mudança visual. E Logan deve ter um papel fundamental nas duas linhas temporais.
Um abração!
GostarGostar