Apocalipse será o vilão?
Apocalipse será o vilão?

Em uma entrevista ao site Bleeding Cool, o diretor Bryan Singer falou um pouco sobre X-Men – Days of Future Past, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox.

O site perguntou sobre o tema da obra:

O filme é sobre destino. Qual é a sua sina? O que você deveria fazer, o que deveria ter feito quando era mais jovem? O que você não fez e teria feito por um futuro melhor? E se você pudesse voltar e mudar aquilo?

O site insistiu, questionando se Apocalipse seria o vilão do filme e Singer apenas disse:

Não posso dizer a você.

Capa de Uncanny X-Men 377.
Capa de Uncanny X-Men 377.

Apocalipse é um vilão criado pela escritora Louise Simonson e o desenhista Jackson Guice, aparecendo pela primeira vez na revista X-Factor 06, de 1986. O personagem seria o principal antagonista do então novo grupo chamado X-Factor, nada mais do que os membros originais dos X-Men (Ciclope, Jean Grey, Homem de Gelo, Fera e Anjo) reunidos. A importância do vilão cresceu bastante e, logo, se tornaria um dos principais oponentes dos X-Men como um todo.

Sua história de origem o coloca como o primeiro mutante a surgir na Terra, nascendo há mais de 5 mil anos, no Egito, com o nome de En Sabah Nur. Imortal, viveu através das eras acumulando cada vez mais poder. Esse detalhe o transformou numa referência nodal para as várias histórias dos X-Men que envolvem o futuro. O arco de histórias mais famoso do vilão é justamente A Era de Apocalipse, de 1996, que mostra uma Terra paralela na qual a morte precoce de Charles Xavier resulta na não-existência dos X-Men e a ascensão de Apocalipse como dominador mundial.

Embora o vilão não esteja na obra original que inspira o título do longametragem, é um personagem muito querido pelos fãs e seu background envolve viagens no tempo.

Bishop talvez também apareça.
Bishop talvez também apareça.

Os rumores últimos também falam que o mutante Bishop (ou Bispo) também estará na trama, especialmente após a contratação do ator francês Omar Sy, que é afrodescendente como o personagem.

Um outra versão dos boatos também coloca Sy como uma possível versão jovem de Bolivar Trask, já que o personagem foi vivido por Bill Duke em X-Men – O Confronto Final, de 2007. Por outro lado, outros rumores apontam para o fato de que Peter Dinklage seria Bolivar Trask, ignorando, portanto, a aparição do personagem no outro filme.

Bishop é um personagem criado pelo escritor John Byrne e os desenhistas Jim Lee e Whilce Portacio, em Uncanny X-Men 282, de 1991. Na trama, ele é um viajante do futuro que vem caçar um criminoso de sua era que também veio parar no presente. Filiado ao culto dos X-Men no futuro, Lucas Bishop tem informações preciosas sobre o que vai acontecer nos próximos anos, o que o levou a ter vários problemas com a equipe no presente, mesmo sendo admitido como membro. Nos últimos anos, sua luta para impedir seu futuro de se transformar em realidade, terminou por transformá-lo em um vilão perigosíssimo. Seu poder consiste em absorver e projetar energia.

Embora advenham de arcos de histórias distintos, comumente as adaptações dos X-Men para outras mídias (desenhos animados e games) costumam unir elementos de Dias de um Futuro Esquecido com Apocalipse e Bishop. Parece que o cinema vai no mesmo caminho…

Nos quadrinhos, o arco Dias de Futuro Esquecido, escrito por Chris Claremont e John Byrne e desenhado por este último, publicado em Uncanny X-Men 141 e 142, de 1981, mostra um futuro distópico no qual os mutantes são perseguidos e exterminados pelos Sentinelas, gigantescos e poderosos robôs autônomos, o que obriga aos remanescentes dos X-Men a lançarem uma de seus membros de volta ao passado para mudar os eventos que levaram àquele futuro.

X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final) e Matthew Vaughn (de Kick-Ass); e dirigido por Bryan Singer. O elenco traz James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Jason Flemyng (Azazel), Patrick Stewart (Xavier velho), Ian McKellen (Magneto velho), Hugh Jackman (Wolverine), Halle Berry (Tempestade), Anna Paquin (Vampira), Ellen Page (Kitty Pryde), Shawn Ashmore (Homem de Gelo), Peter Dinklage (papel não-revelado) e Omar Sy (papel não-revelado). As gravações iniciam em abril de 2013 e o lançamento será em 18 de julho de 2014.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.