A revista Batman de Snyder e Capullo: maior sucesso da DC.
A revista Batman de Snyder e Capullo: maior sucesso da DC.

Muita coisa mudou na cronologia do universo ficcional da editora DC Comics após a reformulação cronológica e editorial chamada de Os Novos 52. Contudo, a editora sempre alardeou que dentre os personagens que sofreram poucas intervenções, estava o Batman, o mais popular da atualidade. É hora de ver se isso é verdade…

A DC Comics anunciou no jornal Washington Post a maxissérie Batman: The Zero Year, que vai recontar a origem do homem-morcego. Segundo o comunicado oficial, será focado na ação de Bruce Wayne para se tornar o cavaleiro das trevas, no ano anterior àquele em que Batman começou a agir. De acordo com o escritor Scott Snyder, que será o responsável pela história, alguns parâmetros básicos não irão mudar: continua o assassinato dos pais de Bruce Wayne quando criança e a história de origem definitiva de Ano Um (escrita por Frank Miller e desenhada por David Mazzucchelli em 1987 e já adaptada até como longametragem animado) não será mexida.

Portanto, a ação deverá ocorrer ANTES de Ano Um, por isso, o nome Ano Zero.

Batman Begins: filme explorou as origens do herói.
Batman Begins: filme explorou as origens do herói.

Com certeza, a nova história deve absorver elementos do filme Batman Begins, que abordou esse mesmo período.

Apesar de Batman ter uma das origens mais definitivas no mundo dos super-heróis, há poucos detalhes da longa jornada que Bruce Wayne travou para assumir o manto do morcego. Na cronologia-padrão da DC Comics, Wayne ficou cerca de sete anos “desaparecido”, período pelo qual rodou o mundo atrás do conhecimento e das habilidades necessárias para combater o crime em Gotham City, voltando à cidade e se tornando o Batman aos 25 anos de idade. (Veja o post do HQRock sobre a cronologia do Batman, clicando aqui).

Embora o escritor afirme que essa história nunca foi contada – como Bruce Wayne fez sua jornada até virar o Batman, como construiu a batcaverna e coisas desse tipo – isso não é verdade. Após a reformulação cronológica de Zero Hora, em 1996, a DC publicou uma série de aventuras do homem-morcego que contam resumidamente esses eventos.

Aparentemente, na cronologia de Os Novos 52, Batman é um herói um pouco mais experiente do que os demais e está na ativa há mais tempo. Heróis como Superman, Flash e Lanterna Verde estão em ação há cerca de cinco anos, enquanto o Batman estaria há um tempo um pouco maior, embora não se saiba precisamente quanto.

A história Batman: The Zero Year, será escrita por Scott Snyder e desenhada por Greg Capullo, e será publicada na revista Batman, a partir do número 21, durando cerca de 11 edições.

Snyder e Capullo já cuidam da revista desde o número 01 e nela desenvolveram arcos como A Corte das Corujas (que está sendo publicado neste exato momento no Brasil) e Dead of the Family. A revista Batman é a de maior sucesso da DC Comics na atualidade.

As aventuras do Batman no “presente” prosseguem nas revistas Detective Comics, Batman: the Dark Knight e Batman & Robin.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.