Bruce Timm: o grande criador do universo animado da DC Comics.
Bruce Timm: o grande criador do universo animado da DC Comics.

O aclamado cartunista Bruce Timm deixou o comando da divisão de animação da DC Comics, ou seja, da DC Animated, depois de 20 anos no comando das adaptações dos personagens da editora para a TV e o mercado de filmes domésticos em DVD ou Blu-ray.

Bruce Timm praticamente criou o segmento, sendo o idealizador da aclamadíssima Batman – The Animated Series, lançada em 1992. Criada pela Warner Bros. com o mero intuito de promover o lançamento de Batman – O Retorno, o segundo longametragem com atores do personagem, realizado por Tim Burton; Timm a transformou em muito mais. Muitos críticos a consideram a melhor adaptação de um personagem dos quadrinhos para outra mídia. Trabalhando ao lado do roteirista Paul Dini, Timm criou uma versão sombria e séria do Batman, mas ainda assim, palatável ao grande público e às crianças.

Batman - The Animated Series foi o começo de tudo, em 1992.
Batman – The Animated Series foi o começo de tudo, em 1992.

O roteiro da animação também mantinha um bom nível, não insultando a inteligência do expectador e garantindo um equilíbrio entre os públicos adulto, juvenil e infantil. Melhor ainda, a série adaptou diretamente uma série de histórias clássicas do personagem, tanto dos anos 1970 quanto dos 1990.

Em Batman – The Animated Series criou-se o núcleo principal do universo animado da DC Comics, com Timm e Dini, mais a diretora de vozes Andrea Romano. O sucesso da empreitada logo gerou uma série de derivados. Ao fim daquela, veio Superman – The Animated Series e, principalmente, a também extremamente cultuada Justice League – The Animated Series, que serviu para popularizar a principal equipe de super-heróis da DC e cristalizar o estilo gráfico de Bruce Timm na mente do público.

Liga da Justiça: a mais popular versão.
Liga da Justiça: a mais popular versão.

Quando do fim de Justice League, em 2006, a DC Animated teve a brilhante ideia de produzir longametragens animados diretamente para o mercado de vídeo doméstico (em DVD e Blu-ray), o que permitiu ao estúdio adaptar diretamente algumas das principais histórias em quadrinhos da DC diretamente para o vídeo, como A Morte do Superman, Lanterna Verde – Primeiro Vôo, Liga da Justiça – Crise em Duas Terras, Batman Contra o Capuz Vermelho, Superman & Batman – Inimigos Públicos, Liga da Justiça – Doom, Batman – Ano Um e Batman – O Cavaleiro das Trevas Parte  1 e 2.  O próximo lançamento será Superman – Unbound, seguido de Justice League – The Flashpoint Paradox.

O comando da DC Animated ficará a cargo de James Tucker, que também é produtor dos desenhos há bastante tempo e foi diretor de alguns deles, inclusive, do novo Superman – Unbound. Tucker já se pronunciou sobre o novo cargo e disse que a intenção é manter o estilo já consolidado, mas ao mesmo tempo, sacudir um pouco as coisas. Também mostrou-se menos motivado às adaptações literais dos quadrinhos em animação – casos de Batman – Ano Um e Batman – O Cavaleiro das Trevas que praticamente colocaram as revistas em movimento – pensando em voltar ao esquema de adaptações mais livres do material original.

Entre as novas estratégias, está dar mais espaço a outros personagens que não sejam Batman ou Superman, o que é justamente uma das críticas dos fãs dos quadrinhos acerca do DC Animated Universe.

A capa do vídeo de Superman - Unbound.
A capa do vídeo de Superman – Unbound.

No entanto, os poucos lançamentos não focados naqueles dois – como os filmes solo de Mulher-Maravilha e Lanterna Verde – O Primeiro Vôo – não foram sucesso tão grande.

Tucker disse que usará a Liga da Justiça como uma ferramenta para dar mais destaque aos outros personagens.

Por fim, fica uma boa notícia: Bruce Timm não irá se desligar por completo da DC Animated. Após cuidar de alguns projetos pessoais, o cartunista irá desenvolver um novo desenho animado da Liga da Justiça – possivelmente para a TV – para ser lançado na época do filme live action que a Warner produz e pode ser lançado em 2015 ou 2016.

No íntimo, muitos fãs também torcem para que Timm tenha um envolvimento direto com o filme live action da equipe. Afinal, parece que ninguém entende mais de Liga da Justiça do que ele.