Batman ao lado de Carrie Kelley na capa dupla de Batman & Robin 19.
Batman ao lado de Carrie Kelley na capa dupla de Batman & Robin 19.

A empreitada Os Novos 52 é uma reformulação cronológica e editorial promovida pela editora DC Comics para rejuvenescer e atualizar seus personagens. Não apenas o passado foi modificado, mas muitas novidades estão aparecendo nas revistas dos super-heróis da DC. No universo do Batman, uma das grandes modificações anunciadas pela empresa é a chegada da versão feminina do Robin, Carrie Kelley, à continuidade padrão do homem-morcego.

Carrie Kelly em O Cavaleiro das Trevas, de 1985, na arte de Frank Miller.
Carrie Kelly em O Cavaleiro das Trevas, de 1985, na arte de Frank Miller.

A Robin Carrie Kelley foi criada pelo escritor e desenhista Frank Miller, aparecendo pela primeira vez em Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight Returns), minissérie publicada em quatro partes em 1985. A trama se passa no futuro e um aposentado Bruce Wayne de 55 anos de idade resolve retomar o combate ao crime em uma Gotham City tomada pela violência. a reaparição do Batman termina inspirando a jovem Carrie a se vestir de Robin  e também combater o crime, de modo que termina recrutada por seu ídolo.

A DC anunciou hoje que, agora, Carrie Kelley será parte da cronologia do Batman em Os Novos 52, quando o herói só tem cerca de 28 ou 30 anos.

Essa nova Robin será, provavelmente, a substituta do mais recente Robin, Damian Wayne, filho de Bruce com Talia Head (filha de Ra’s Al Ghul), que morreu recentemente.

Carrie no desenho animado.
Carrie no desenho animado.

A história O Cavaleiro das Trevas foi recentemente adaptada como um longametragem animado em duas partes, lançada pela DC Animated e Warner Bros. Video diretamente para o mercado de vídeo doméstico, com os títulos de Batman – O Cavaleiro das Trevas Parte 1 e Parte 2.

A nova Robin aparece na capa de Batman & Robin 19, que sairá em breve nos EUA. A DC anuncia que ela é uma estudante universitária muito inteligente que conhecia Damian. O anúncio também dá a entender que ela não será a Robin de imediato, mas que pode estar iniciando o processo que a transformará nisso.

De certo modo, é a mesma estratégia usada para promover o Robin Tim Drake, no início dos anos 1990. Ele apareceu vestido de Robin primeiro e, depois, tornou-se coadjuvante das aventuras do homem-morcego, percorrendo um caminho relativamente longo até chegar a ser o Robin efetivamente.

Stephannie Brown fez do Robin um papel feminino. Atrás, seu visual como Salteadora.
Stephannie Brown fez do Robin um papel feminino. Atrás, seu visual como Salteadora.

Carrie Kelley será a segunda mulher a usar a identidade de Robin. A primeira foi Stephannie Brown, que o fez em meados dos anos 2000, por um curto período.

Em sentido horário: Dick Greyson, Jason Todd, Tim Drake, Damian Wayne, Stephannie Brown e Carrie Kelley.
Em sentido horário: Dick Greyson, Jason Todd, Tim Drake, Damian Wayne, Stephannie Brown e Carrie Kelley.

Dentro da nova cronologia da DC, o cargo de Robin é entendido como um tipo de estágio pelo qual passam jovens combatentes do crime treinados pelo Batman.

Já existiram cinco até hoje: Dick Greyson (hoje Asa Noturna), Jason Todd (hoje Capuz Vermelho), Tim Drake (hoje Robin Vermelho), Stephannie Brown (a Caçadora) e Damian Wayne.

O Robin foi criado por Jerry Robinson, Bob Kane e Bill Finger, estreando em Detective Comics 38, de 1940, sendo o primeiro parceiro-mirim de um super-herói. Com o passar do tempo, o personagem se tornou muito popular, tendo aventuras-solo e liderado o grupo Os Novos Titãs, que foi o mais popular do início dos anos 1980. O Robin original, Dick Greyson, hoje atua como Asa Noturna e é um dos personagens mais queridos dos leitores da DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.