Os Vingadores: grupinho instável.
Os Vingadores: grupinho instável.

Ainda no circuito de estreias internacionais de Homem de Ferro 3, o diretor Joss Whedon deu uma interessante entrevista sobre Os Vingadores 2, a sequência do épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis daMarvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk.

Perguntado pelo site Desde Hollywood sobre o supervilão Thanos, Whedon deu a entender que o vilão não será o principal antagonista do filme e que irá guardá-lo para um grand finale, que só pode ser o fecho de uma trilogia.

O diretor falou:

Thanos é o mais poderoso. Não é alguém que você pode simplesmente puxar ou socar. Como se faz nos quadrinhos, você quer vê-lo andando pelo universo e guardar o grande final para o grande final. Ele é definitivamente parte do que estou fazendo. O negócio com os Vingadores é que eles são muito poderosos, mas não são muito estáveis. Definitivamente, há pessoas que irão sacudi-los um pouco na próxima vez.

Thanos em Os Vingadores.
Thanos em Os Vingadores.

Desse modo, juntando com outros depoimentos anteriores de Whedon sobre o filme, parece que novos membros irão deixar a equipe ainda mais instável e novas ameaças devem aparecer, enquanto Thanos constrói nos bastidores uma ameaça ainda muito maior para ser combatida no “grande final”, que deve ser um terceiro filme.

Se assim for, talvez vejamos Thanos em ação em Os Vingadores 2, mas não confrontando a equipe. É possível que o titã louco esteja à caça das Jóias do Infinito e isso, de alguma maneira, influencie os eventos na Terra que tragam os Vingadores novamente à tona. Para depois, haver um confronto direto com ele.

Thanos: maior criação de Jim Starlin.
Thanos: maior criação de Jim Starlin.

Nos quadrinhos, Thanos é um alienígena nascido em Titã, a lua de Saturno que abriga vida no Universo Marvel. Sua raça, dos titãs, é descendentes dos Titãs da Mitologia Grega, que migraram para o espaço depois de derrotados pelos deuses liderados por Zeus. Thanos cresceu para se tornar uma grande ameaça cósmica, sendo conhecido como o maior serial killer do universo. Tal feito o levou a ser, literalmente, o amante da Morte, entidade responsável por ceifar as vidas.

Grande parte da ação contemporânea de Thanos é movida para agradar sua amada, e seu objetivo é simplesmente eliminar a vida do Universo.

Surgido nos quadrinhos em uma aventura do Homem de Ferro em Invencible Iron-Man 55, em 1973, criado pelo escritor e desenhista Jim Starlin, Thanos logo migrou para várias outras revistas, se tornando a principal ameaça cósmica dos anos 1970 na Marvel, combatendo os Vingadores e heróis cósmicos, como o Capitão Marvel e Adam Warlock.

Contudo, o maior feito do vilão foi tomar posse das seis Jóias do Infinito, gemas cósmicas de poder incomensurável que dão poderes inimagináveis a seus usuários. Foi um longo arco de histórias publicadas numa trilogia de minisséries chamada A Trilogia do Infinito, entre 1991 e 1992, com textos de Jim Starlin e desenhos de Ron Lin e George Perez. Esta provavelmente será a fonte de Os Vingadores 3, lá por volta de 2018.

Se Thanos não for o vilão principal em Os Vingadores 2, quem será?

Tendo em vista a abordagem clássica de Joss Whedon, dois nomes são praticamente a única escolha: Ultron e Kang, o conquistador.

Ultron: um dos mais poderosos inimigos dos Vingadores.
Ultron: um dos mais poderosos inimigos dos Vingadores.

Em seu favor, Ultron tem a vantagem de estar em evidência no mercado de quadrinhos ultimamente, com a saga Age of Ultron prestes a ser publicada. Contudo, nos quadrinhos, Ultron é uma inteligência artificial criada pelo cientista Hank Pym, o Homem-Formiga, personagem que irá ganhar um filme em 2015 (e dará início à Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas), mas que ainda não apareceu.

É até possível que usem Ultron antes da introdução de Hank Pym – ou façam a introdução de ambos em Os Vingadores 2 – mas é improvável.

Por outro lado, Ultron combina demais com o Marvel Studios, com sua temática de inteligência artificial já usada nos filmes (com o JARVIS de Homem de Ferro), o que é ótimo em termos de ambientação.

Ultron foi criado por Roy Thomas e John Buscema em Avengers 54, de 1968; e rendeu algumas ótimas histórias como Ultron Definitivo, de Kurt Busiek e George Perez, em 1999.

Kang, o Conquistador.
Kang, o Conquistador.

Kang, o conquistador pode ter uma abordagem mais independente. E tem a seu favor o fato do filme Guardiões da Galáxia, que terá vinculações com Os Vingadores 2, aparentemente envolverá viagens no tempo, já que a trama se passa em 2045 em outra dimensão, segundo informes.

Pode ser um gancho para a introdução daquele que é responsável por algumas das melhores histórias dos Vingadores ao longo dos tempos (leia sobre aqui).

Kang foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em Avengers 08, de 1964; e foi o grande antagonista de grandes histórias clássicas dos Vingadores, como a batalha contra o Esquadrão Sinistro, em 1969 (escrita por Roy Thomas); a Saga da Madona Celestial, em 1974-1975; e na Saga da Coroa da Serpente, em 1975-1976 (ambas escritas por Steve Englehart).

Na verdade, uma abordagem ultra-ousada poderia até unir os dois vilões em uma mesma história, como no arco de The Avengers, a revista de 2010, escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por John Romita Jr., na qual Kang vem ao presente solicitar ajuda dos Vingadores para impedir que Ulton simplesmente destrua o mundo no futuro breve. Os Vingadores vão ao futuro e vencem Ultron da única maneira possível: dialogando, já que na porrada ele é invencível.

Contudo, essa trama é “ousada” demais para o cinema.

Então, Ultron ou Kang? Que história Joss Whedon irá usar como base?

Por fim, não esqueçamos dos “novos membros” citados. A lista de especulações reúne personagens como Vespa, Homem-Formiga, Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Miss Marvel.

Isso sem falar de personagens que já apareceram no Marvel Studios, como Máquina de Combate e o Falcão (que estará em Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador). Eles também podem ser usados…

Saiba mais sobre eles nos quadrinhos, clicando aqui.

Os Vingadores 2 será o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolve em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador e Guardiões da Galáxia. Ao que consta, o filme envolverá a ameaça cósmica do supervilão Thanos, que já apareceu brevemente no primeiro filme.

Os Vingadores 2 será escrito e dirigido por Joss Whedon, começa as filmagens em 2014 e terá lançamento em 1º de maio de 2015, nos EUA. O elenco deve reunir novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlet Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra) e Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro).

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

Gostou? Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/bloghqrock