
A Marvel Comics divulgou hoje o novo layout da personagem Angela, que será introduzida no Universo Marvel dentro da saga Age of Ultron, que começa a ser publicada em breve. O caso de Angela é um daqueles raros em que uma personagem criada para uma editora é incorporada por outra.
Angela foi criada pelo escritor Neil Gaiman em 1993, na revista Spawn 09, da Image Comics. Spawn era o personagem de maior sucesso e popularidade da Image e fora criado pelo escritor-desenhista Todd McFarlane, um dos fundadores da editora. Não custa lembrar que, na época, a revista Spawn era uma das mais vendidas do mercado, batendo de frente com X-Men e Homem-Aranha da concorrente Marvel Comics.

A Image Comics havia sido fundada por ex-desenhistas da Marvel, infelizes com a negociação de direitos autorais e da dificuldade de emplacar projetos autorais. Todd McFarlane, Jim Lee, Rob Liedfeld e Marc Silvestri eram os principais criadores da nova editora, trabalhando com novos escritores.
Após o sucesso inicial da Image, McFarlane decidiu convidar escritores consagrados para colaborar com ele em números específicos da revista Spawn – também era uma forma de rebater as críticas de que os roteiros eram fracos, apesar do grande sucesso. Assim, Neil Gaiman, Alan Moore e Frank Miller participaram da revista.

A colaboração de Neil Gaiman resultou em Angela, uma personagem que é um anjo celestial exterminador, com a missão de matar os Spawns, que eram soldados enviados do Inferno. O Spawn da revista era o ex-militar Al Simmons, que ao morrer vai para o Inferno e é escolhido para ser o novo Spawn. Contudo, no fundo, Simmons é uma boa pessoa e se volta contra o seu “patrão”, o diabo. (Saiba mais sobre o Spawn clicando aqui).
Angela se tornou uma personagem recorrente a partir de então na revista Spawn e ganhou uma minissérie própria, escrita por Gaiman e desenhada por Greg Capullo, entre 1994 e 1995.
Isso continuou até 2002, quando Neil Gaiman abriu um processo judicial contra Todd McFarlane, disputando a propriedade da personagem. A pendência durou muitos anos, mas foi resolvida no ano passado, com vitória de Gaiman, que mantém a propriedade integral de Angela.

O artista, então, negociou a personagem com a Marvel Comics, editora com o qual colabora ocasionalmente e mantém uma boa relação.
Angela será incluída no Universo Marvel como se sempre tivesse existido por lá, garante o Editor-Chefe da Marvel Comics, Alex Alonso, que também promete que ela desempenhará um papel importante daqui em diante.
O novo visual de Angela foi criado pelo desenhista Joe Quesada, que é o Diretor Criativo da Marvel Entertainment. Em conversa com o site Comic Book Resources, Quesada explicou sua abordagem, que não muda a personagem de modo fundamental, apenas a torna mais ao estilo da nova editora:
Pesquisando, descobri que nenhum artista tinha desenhado ela do mesmo jeito. Às vezes ela literalmente mudava de quadro em quadro. Então eu me ative ao que o Todd [McFarlane] havia feito e ao que Greg Capullo havia feito como base. Aí, fiz umas adaptações para ela ficar mais “Marvel” – um pouco de influência kirbyana, e um toque cósmico com elementos de design mais angulosos
Parentese: Jack Kirby era o principal desenhista da Marvel nos anos 1960, dono de um estilo muito peculiar para lidar com o aspecto fantástico.
Quesada também explica que a abordagem da introdução de Angela na Marvel será similar a do Capitão América, que foi trazido de volta nos anos 1960, depois de ter sido publicado nos anos 1940.
Após a saga Age of Ultron, escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por Bryan Hitch e vários outros, que será publicada como uma maxissérie em 10 capítulos, Angela migrará para a revista Guardians of the Galaxy (os Guardiões da Galáxia), também escrita por Bendis e que terá algumas edições coescritas com Neil Gaiman.
Esta não é a primeira vez personagens de uma editora migram para outra. Durante muitos anos, essa foi uma prática comum da DC Comics, que comprou várias editoras pequenas e incluiu seus personagens em seu universo, como a Fawcett (Capitão Marvel/ Shazam e seu universo), Charlton (Besouro Azul, Capitão Átomo, Questão…), Milestone (Static Shock) e agora a Stormwatch, que ironicamente, antes pertencera à Image Comics.


Talvez seja minoria mas prefiro a Angela do Quesada, mais clean e 60s mesmo como ele comenta, o que a do McFarlane, muito rococó e 90s…
GostarGostar
10 mill vezes a versão de Tod: muito mais agressiva e muito mais brutal se vc acompanhasse a serie de Spawn ia enteder o porque daquele visual Brutal…
GostarGostar