Crônicas 3: continuação das primeira shistórias do Superman, nos anos 1940.
Crônicas 3: continuação das primeira shistórias do Superman, nos anos 1940.

A editora Panini Comics, que edita o material original da DC Comics no Brasil, está investindo alto no Superman, tendo em vista o lançamento próximo de Superman – O Homem de Açoo reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o icônico personagem. Por isso, três encadernados do homem do amanhã chegam às lojas e livrarias do país e são três grandes clássicos.

Na ordem cronológica, temos primeiro Superman: Crônicas vol. 3, a terceira parte da espetacular série que republica as histórias originais do homem de aço, do fim dos anos 1930 e início dos 1940, em ordem cronológica. A maior parte dessas primeiríssimas aventuras ainda são escritas e desenhadas por Jerry Siegel e Joe Shuster, os criadores do personagem. O vol 3 traz as histórias publicadas em 1940, nas revistas Action Comics 21-24, Superman 4 e 5 e a especial New York World Fair 1940, que trouxe uma aventura do último filho de Krypton.

Entre as aventuras históricas aqui coletadas, está o primeiro confronto entre o Superman e o vilão Lex Luthor, quando este ainda tinha cabelo (!). [Saiba mais sobre isso, clicando aqui].

O encadernado tem 196 páginas, capa dura e papel couché, num formato ainda mais luxuoso do que o original norte-americano (cujas capas são cartonadas). Aproveite e procure também pelos dois primeiros volumes, que trazem as primeiras histórias lançadas do Superman.

O que aconteceu com o homem de aço?: clássicos absolutos dos quadrinhos e do Superman.
O que aconteceu com o homem de aço?: clássicos absolutos dos quadrinhos e do Superman.

O segundo encadernado é Superman: O Que Aconteceu com o Homem de Aço?, que traz a superclássica aventura homônima, escrita por Alan Moore e desenhada por Curt Swan. Publicada em Superman 423 e Action Comics 583, em 1986, esta história marca o encerramento da cronologia do Superman pré-Crise nas Infinitas Terras, o megaevento que modificou radicalmente a cronologia do personagem e de toda a DC Comics. Assim, foi dada total liberdade ao escritor britânico Alan Moore (autor de Watchmen e V de Vingança) para escrever a “última aventura” do Superman.

E Alan Moore não decepcionou. Em uma história simples, em duas partes, condensou mais de 50 anos de cronologia do homem de aço em uma aventura na qual o herói precisa enfrentar todos os seus grandes inimigos e lidar com as pessoas que ama. Um clássico atemporal.

Além desta, o encadernado da Panini traz de brinde outras duas histórias do homem do amanhã escritas por Moore. A primeira é a também megaclássica Para o Homem que Tem Tudo, na qual o Superman recebe um “presente” do mortífero Mogul. História única, lida de maneira inteligente e concisa com a questão: como seria Krypton se não explodisse? A arte é de Dave Gibbons, o mesmo parceiro de Moore em Watchmen. Foi originalmente publicada em Superman Annual 11, de 1985.

O Que Aconteceu com o Homem de Aço e Para o Homem que Tem Tudo estão, ambas, na lista do HQRock das melhores histórias do Superman. Confira clicando aqui.

Por fim, o encadernado ainda traz uma aventura do Superman com o Monstro do Pântano, personagem que deu a fama a Alan Moore, em uma história com desenhos de Rick Veitch.

Um encadernado literalmente imperdível. Para quem nunca leu uma história do homem de aço, é um começo promissor.

Origem Secreta: Origem da cronologia anterior, mas interessante principalmente em termos estéticos.
Origem Secreta: Origem da cronologia anterior, mas interessante principalmente em termos estéticos.

Mas o ideal mesmo para quem nunca leu uma HQ do Superman e quer começar do começo é Superman: Origem Secreta, encadernado que traz a minissérie homônima publicada em 2009 e 2010 em seis edições, com textos de Geoff Johns e arte de Gary Frank. É a origem moderna do Superman criada antes da mais recente reformulação cronológica da DC Comics, chamada Os Novos 52 (que trouxe outra origem para o personagem, bem diferente).

Apesar de “não valer mais” cronologicamente, Origem Secreta sobrevive como história, servindo como um tipo de condensação das outras origens que o personagem teve (e ele teve várias…). Desse modo, Geoff Johns, que hoje é o Diretor Criativo da DC Entertainment, empresa que cuida dos personagens da DC em todas as mídias (inclusive no cinema), tenta conciliar elementos da cronologia préCrise nas Infinitas Terras, com aquela pósCrise; aproveitando para criar um laço estreito com outras adaptações do personagem em outras mídias.

Por isso, Origem Secreta também bebe na fonte do seriado de TV Smallville – colocando Clark Kent e Lex Luthor como amigos da adolescência – e de Superman – O Filme (de 1978), particularmente quanto ao design da Fortaleza da Solidão e, principalmente na imagem do herói: Gary Frank o desenha exatamente com o rosto do ator Christopher Reeve, o que é surpreendente.

Origem Secreta não é a melhor origem do Superman em termos de história propriamente dita, mas é uma boa história e pode ser uma excelente porta de entrada para o universo do homem de aço, especialmente para aqueles que não o conhecem à fundo, de modo que podem aprender bastante sobre sua cronologia e elementos fundamentais.

O encadernado traz capa dura, 224 páginas e preço sugerido de R$ 62,00.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.