Rolling Stones em vinil transparente.
Rolling Stones em vinil transparente.

Prosseguindo com as comemorações de seus 50 anos de atividades (completos em 2012) e prosseguindo com a turnê 50 and Counting, a banda britânica The Rolling Stones anunciou hoje que vai lançar alguns de seus álbuns mais clássicos no formato LP em vinil transparente de 180 gramas.

A série se chamará The Rolling Stones Cleary Classic (note a ironia do título) e estreia com três volumes: os álbuns Beggars Banquet, Let it Bleed e a coletânea Hot Rocks (1964-1971).

Beggars Banquet foi lançado em 1968 e dá início à fase mais clássica dos Rolling Stones (que se encerraria quatro anos depois). É um disco em que a banda retoma uma sonoridade de Blues e R&B, depois de uma temporada experimentando com o psicodelismo. Além de trazer clássicos como Street fight men, Sympathy to the devil e No expectation, é o último álbum completo a trazer a participação do guitarrista e multiinstrumentista Brian Jones, membro-fundador do grupo que morreria no ano seguinte.

Let it Bleed é o álbum seguinte, lançado em 1969, já na transição de Brian Jones (que toca em duas faixas) para seu substituto Mick Taylor (que toca em algumas outras). É um álbum com menos identidade do que o anterior, mas que inaugura a sonoridade pela qual os Rolling Stones são famosos até hoje, por meio de clássicos como Gimmie shelter, Love in vain, Midnight rambler e You can’t always get what you want.

Já a coletânea Hot Rocks (1964-1971) é a melhor compilação da banda. Um álbum duplo que registra desde seus primeiros sucessos (como Time is on my side), passando pelo surgimento de sua veia autoral (com Satisfaction), seguindo pela fase psicodélica (Paint it black) e culminando na sua fase mais clássica (Jumpin’ jack flash). É a melhor síntese do grupo.

O lançamento da coleção será no fim de maio.

Pelo visto, outros álbuns do grupo devem vir em seguida, como Sticky Fingers (1971) e Exile on Main Street (1972).

Conheça a discografia completa comentada dos Rolling Stones aqui no HQRock, clicando aqui.

Os Rolling Stones se formaram em Londres em 1962, dentro do circuito de R&B da cidade. Lançaram seus primeiros discos no ano seguinte e em 1964 alçaram o sucesso nacional. Em seguida, em 1965, veio o superhit (I can’t get no) Satisfaction e a aclamação mundial. Desde então, é uma das principais e mais influentes bandas de rock ainda em atividade.

Para comemorar seus 50 anos de atividades, a banda lançou recentemente a coletânea Grrr!, um álbum triplo com seus maiores sucessos e duas faixas inéditas; um documentário autobiográfico chamado Crossfire Huricane; e um livro de fotografias.