Cartaz de Homem de Ferro 3: um Bilhão!
Cartaz de Homem de Ferro 3: um Bilhão!

Ontem, Homem de Ferro 3, fecho da primeira trilogia do “vingador dourado” publicado pela Marvel Comics, e levado aos cinemas pelo Marvel Studios, atingiu a rara marca de US$ 1 Bilhão em bilheteria mundo afora. Foram apenas 25 dias em cartaz até agora.

É algo para ser comemorado. Para se ter uma ideia, Os Vingadores é hoje é a terceira maior bilheteria da história do cinema (com 1,4 bilhão), mas é um filme de uma equipe de super-heróis. Além do Homem de Ferro que atingiu agora a marca de um bilhão, o único super-herói que já cruzou essa marca foi o Batman: duas vezes, com Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).

Nenhum dos outros filmes de super-herói – nem mesmo os do Homem-Aranha – chegaram a tal marca.

A Marvel e a Disney acertaram na divulgação do filme, que se beneficia por ser o mais popular dos Vingadores na atualidade e por surfar no hype do filme da equipe do ano passado, além de lançarem o longametragem primeiro no exterior e depois nos EUA, além de fazerem uma parceria com a China, lançando uma versão exclusiva (com algumas cenas a mais) para o mercado chinês.

Este ano, outros três grandes filmes de super-heróis estrearão: Wolverine – Imortal (com a segunda aventura solo do mais popular dos membros dos X-Men), Superman – O Homem de Aço (o reinício da franquia do mais icônicos dos super-heróis) e do parceiro de Vingadores Thor – O Mundo Sombrio.

Será que algum deles também ultrapassará a marca de 1 bilhão de dólares? Quem vai arrecadar mais?

Veremos no fim do ano…

Leia a resenha do HQRock sobre o filme, clicando aqui.

Produzido pela Disney Company e pelo Marvel Studios, Homem de Ferro 3 foi escrito pelo britânico Drew Pearce (da série No Heroics) e é dirigido por Shane Black (Maquina MortíferaBeijos e Tiros). O elenco traz novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark), Gwynelt Paltrow (Pepper Potts), Don Cheadle (James Rhodes/ Patriota de Ferro), Jon Favreau (Happy Hogan), Ben Kingsley (Mandarim), Guy Pearce (Aldrich Killian), Rebecca Hall (Maya Hansen), James Badge Dale (Eric Savin/Coldblood), William Sadler (Presidente Elis), Ty Simpkins (Harley), Stephanie Szostak (Ellen Brandt), Dale Dickey (Miss Davis), Ashley Hamilton (Jack Taggert), Wang Xueqi (Dr. Wu), Fan Bingbing (esposa do Dr. Wu).  A estreia no Brasil foi em 26 de abril. O longametragem funciona como uma sequência de Os Vingadores e dá início à Fase 2 do Universo Marvel nos Cinemas, que envolverá outros filmes e culminará em Os Vingadores 2 em 2015.

O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee, Larry Lieber, Jack Kirby e Don Heck em 1963, na revista Tales of Suspense 39, e desde então é publicado pela Marvel Comics. O personagem é membro fundador dos Vingadores.