
Ontem, Homem de Ferro 3, fecho da primeira trilogia do “vingador dourado” publicado pela Marvel Comics, e levado aos cinemas pelo Marvel Studios, atingiu a rara marca de US$ 1 Bilhão em bilheteria mundo afora. Foram apenas 25 dias em cartaz até agora.
É algo para ser comemorado. Para se ter uma ideia, Os Vingadores é hoje é a terceira maior bilheteria da história do cinema (com 1,4 bilhão), mas é um filme de uma equipe de super-heróis. Além do Homem de Ferro que atingiu agora a marca de um bilhão, o único super-herói que já cruzou essa marca foi o Batman: duas vezes, com Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).
Nenhum dos outros filmes de super-herói – nem mesmo os do Homem-Aranha – chegaram a tal marca.
A Marvel e a Disney acertaram na divulgação do filme, que se beneficia por ser o mais popular dos Vingadores na atualidade e por surfar no hype do filme da equipe do ano passado, além de lançarem o longametragem primeiro no exterior e depois nos EUA, além de fazerem uma parceria com a China, lançando uma versão exclusiva (com algumas cenas a mais) para o mercado chinês.
Este ano, outros três grandes filmes de super-heróis estrearão: Wolverine – Imortal (com a segunda aventura solo do mais popular dos membros dos X-Men), Superman – O Homem de Aço (o reinício da franquia do mais icônicos dos super-heróis) e do parceiro de Vingadores Thor – O Mundo Sombrio.
Será que algum deles também ultrapassará a marca de 1 bilhão de dólares? Quem vai arrecadar mais?
Veremos no fim do ano…
Leia a resenha do HQRock sobre o filme, clicando aqui.
Produzido pela Disney Company e pelo Marvel Studios, Homem de Ferro 3 foi escrito pelo britânico Drew Pearce (da série No Heroics) e é dirigido por Shane Black (Maquina Mortífera, Beijos e Tiros). O elenco traz novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark), Gwynelt Paltrow (Pepper Potts), Don Cheadle (James Rhodes/ Patriota de Ferro), Jon Favreau (Happy Hogan), Ben Kingsley (Mandarim), Guy Pearce (Aldrich Killian), Rebecca Hall (Maya Hansen), James Badge Dale (Eric Savin/Coldblood), William Sadler (Presidente Elis), Ty Simpkins (Harley), Stephanie Szostak (Ellen Brandt), Dale Dickey (Miss Davis), Ashley Hamilton (Jack Taggert), Wang Xueqi (Dr. Wu), Fan Bingbing (esposa do Dr. Wu). A estreia no Brasil foi em 26 de abril. O longametragem funciona como uma sequência de Os Vingadores e dá início à Fase 2 do Universo Marvel nos Cinemas, que envolverá outros filmes e culminará em Os Vingadores 2 em 2015.
O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee, Larry Lieber, Jack Kirby e Don Heck em 1963, na revista Tales of Suspense 39, e desde então é publicado pela Marvel Comics. O personagem é membro fundador dos Vingadores.
Dada a estupenda blheteria e a reação hidrofóbica dos fãs mais hardcore, será que acertaram no atacado e erraram no varejo? hehe…
GostarGostar
Ótima questão, Jorge.
Mas o fato é que os fãs de quadrinhos representam uma parcela bem pequena da população…
É verdade que essa pequena “comunidade” pode estragar um filme que vê como ruim, fazendo “propaganda negativa” e esfriando a recepção (como acho que foi o caso do Lanterna Verde). Porém, se o filme em questão encontra um elo com o público e tem uma campanha de divulgação acertada (o que definitivamente não foi o caso do Lanterna Verde), então, esse filme pode fazer sucesso independentemente do que pensam os fãs.
O que acha?
Um abração!
GostarGostar
Acho que no (sub)gênero (ação/aventura/fantasia com)superheróis o sucesso é garantido por uma mistura especial de um “core” que captura e respeita e essência narrativa e iconográfica do personagem, portanto agradando aos fãs de quadrinhos, a uma releitura bem sucedida que traduz e amplifica isso para o tempo atual e o grande público. Como isso é muito artístico e quase nada científico, todos procuram e poucos encontram. Parece que em Iron Man 3 essa receita desandou um pouco, mas como vc bem disse c/ um bom marketing e subindo nos ombros dos Vingadores, aparentemente não comprometeu (pelo menos nas bilheterias). Já o Lanterna tinha a missão de acertar o tom p/ o todo o futuro de um possível Universo DC renovado nos cinemas. Iron Man 1 conseguiu isso pra Marvel c/ louvor, creio que pq compreendeu plenamente o que significa esse herói nos tempos modernos associado ao brilhante casting, além da ótima direção e estória empolgante. Já o Lanterna falhou em maior ou menor grau em todos esses aspectos, a meu ver…
GostarGostar
Acho que agora atingir o 1 Bilhão é comum, afinal de filmes nos últimos tempos a gama de filmes que atinge está marca aumentou! Agora quero ver quem chega nos 2 bilhões KKKK
GostarGostar
Putz! Eu fico imaginando quando Vingadores 2 estrear em 2015.
Será que conseguirá fazer 1 bilhão em 1 semana?? rsrs.
Avatar e Titanic que se cuidem!
GostarGostar