Benício Del Toro fará Thanos?
Benício Del Toro fará Thanos?

A Marvel não para de surpreender. O estúdio anunciou hoje a contratação do celebrado ator porto-riquenho Benício Del Toro para atuar em Guardiões da Galáxia, adaptação da equipe de super-heróis cósmicos da Marvel Comics, realizado pelo braço cinematográfico da empresa, o Marvel Studios. Não somente isso, o site Deadline Hollywood garante que é um papel importante, com um contrato para múltiplos filmes.

Não foi revelado qual o papel, porém, muita gente aposta que será o vilão Thanos, que se promete ser o oponente não apenas em Guardiões da Galáxia, mas também em Os Vingadores 2.

Thanos nos quadrinhos: maior vilão cósmico da Marvel.
Thanos nos quadrinhos: maior vilão cósmico da Marvel.

Benício Del Toro nasceu em Porto Rico em 1967 e ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2001 por Traffic, além de ter sido agraciado com o prêmio de melhor interpretação masculina no Festival de Cannes em 2009 por Che.

Começou sua carreira em Hollywood no fim dos anos 1980, estrelando 007 – Permissão para Matar (1989), Os Suspeitos (de 1995), 21 Gramas (2003), Sin City (2005) e O Lobisomem (2010).

Maior vilão cósmico do Universo Marvel, Thanos surgiu na revista Invincible Iron-Man 55, em 1973, criado pelo escritor/desenhista Jim Starlin, numa aventura do Homem de Ferro e, em seguida, se tornou a maior ameaça do universo cósmico da editora, combatendo personagens como Surfista Prateado, Capitão Marvel, Adam Warlock e os Vingadores. Apesar do grande destaque nos anos 1970, a maior história de Thanos é a trilogia da Manopla do Infinito, no qual o titã louco tenta se apossar das seis Joias do Infinito, artefatos cósmicos de poder incomensurável, numa série de maxisséries publicadas entre 1991 e 1993., escritas por Starlin e desenhadas por George Perez e Ron Lin. Seu objetivo era simplesmente eliminar metade dos seres vivos do universo para agradar à sua amada, A Morte.

Thanos e a Manopla do Infinito nos quadrinhos, por Starlin e Perez.
Thanos e a Manopla do Infinito nos quadrinhos, por Starlin e Perez.

Na cronologia da Marvel, Thanos é um alienígena de Titã, lua de Saturno. Sua raça é descendente dos Titãs da mitologia grega, raça superpoderosa liderada por Cronos, que foi destronada pelos deuses liderados por Zeus. Maior serial killer do universo, Thanos é alguém temido por todas as raças do cosmos.

No cinema, Thanos apareceu brevemente em Os Vingadores, como o ser por trás dos Chitauri, a raça alienígena que invade à Terra aliada ao asgardiano Loki. Contudo, como era uma participação pequena, foi interpretado por um dublê apenas.

Thanos em Os Vingadores.
Thanos em Os Vingadores.

Apesar de muito provável, o papel de Thanos ainda pode não ser o de Del Toro, pois alguns apostam em Adam Warlock, o herói cósmico criado por Stan Lee e Jack Kirby, em 1967 (e totalmente reformulado por Roy Thomas e Gil Kane, em 1972), que inclusive, morreu em um confronto com Thanos, mas terminou retornando à vida na saga da Manopla do Infinito. Contudo, numa trama que já envolve os Guardiões da Galáxia e a Tropa Nova, é mais provável que não se queira encaixar outro herói como Warlock e sim o vilão. Veremos em breve.

Adam Warlock: segunda (e improvável) opção.
Adam Warlock: segunda (e improvável) opção.

Segundo informes até agora, Guardiões da Galáxias e passará no futuro próximo, no ano de 2045, mas terá de algum modo ligações com os filmes atuais do Marvel Studios e, pretensamente, construirá uma ponte com Os Vingadores 2. Talvez a trama envolva viagens no tempo. A Tropa Nova, força de manutenção da paz no Espaço, terá papel importante no filme. O vilão Thanos (já apresentado em Os Vingadores) terá alguma importância na trama, mas não será o oponente principal. A Marvel diz que a trama se focará no arco do personagem Star-Lord (ou Senhor das Estrelas), o líder da equipe, que é meio terráqueo, meio alien.

Guardiões da Galáxia será dirigido por James Gunn, que também reescreveu o roteiro que primeiramente passou pelas mãos de Nicole Pearlman e Chris McCoy. O elenco traz até agora Chris Pratt  (Star-Lord ou Senhor das Estrelas); Zoe Saldana (Gamora); o lutador de MMA Dave Bautista (Drax, o destruidor); Glenn Close (líder da Tropa Nova), Benício Del Toro (Thanos), Michael Rooker (Yundu); Ophelia Lovibond (ajudante do vilão), Lee Pace (o vilão não-revelado) e Karen Gillan (vilã não-revelada). A data de lançamento do filme é 1º de agosto de 2014. Ele integra a Fase 2 do Marvel Studios e terá conexões com Os Vingadores 2, que sai no ano seguinte.

Os Guardiões da Galáxia é um time de heróis cósmicos, que atua no Espaço Sideral e surgiram em 1969, na revista Marvel Super-Heroes 18, criados por Arnold Drake e Gene Colan. Sua versão mais moderna, surgida na maxissérie Aniquilação: Conquista, em 2008, foi criada por Dan Abnett e Andy Lanning.