Os Rolling Stones ao vivo em 1964.
Os Rolling Stones ao vivo em 1964.

Todo mundo sabe que a banda britânica The Rolling Stones, uma das mais importantes da história do rock, está em plena comemoração de seus 50 anos de atividades. A data começou a ser celebrada no ano passado, em vista da fundação e dos primeiros ensaios do grupo. Mas as efemérides continuam: hoje, 07 de junho, é o aniversário do lançamento do primeiro single do conjunto, ou seja, de suas primeiras canções gravadas lançadas comercialmente.

Cerca de um ano após a fundação do grupo e poucos meses depois de assinarem contrato com a gravadora Decca Records, os Stones lançaram nesta data em 1963 um compacto com duas canções: Come on no Lado A e I want to be loved no Lado B. Os singles eram disquinhos de vinil de 7″ com duas faixas, uma em cada lado.

Come on era um cover do cantor e guitarrista Chuck Berry, enquanto I want to be loved eram uma canção da lenda do blues Muddy Waters. Na época, os Stones ainda não haviam se descoberto como compositores.

Os Rolling ainda aprendendo a ser os Stones  em seus primeiros passos.
Os Rolling ainda aprendendo a ser os Stones em seus primeiros passos.

O Lado A do compacto e grande destaque da divulgação está longe do melhor dos Rolling Stones. Pelo contrário, a banda aparece intimada pelo processo de gravação e soa insegura. Mick Jagger ainda hesita ao cantar; Keith Richards limita-se a um ritmo banal, sendo o maior destaque o guitarrista Brian Jones tocando gaita.

Ainda assim, Come on chegou ao 21º lugar das paradas britânicas, o que não era mau para uma banda estreante.

O sucesso mesmo, contudo, só viria no segundo compacto, com a canção I wanna be your man, de autoria de John Lennon e Paul McCartney.

Em sua estreia, os Stones tinham Mick Jagger nos vocais, Keith Richards e Brian Jones nas guitarras, Bill Wyman no baixo e Charlie Watts na bateria. Jagger, Richards e Watts estão no grupo até hoje, enquanto Jones saiu da banda e morreu em 1969 e Wyman se desligou em 1993.

Atualmente, os Stones comemoram seus 50 anos com uma turnê pelos Estados Unidos e Canadá.

Os Rolling Stones se formaram em Londres em 1962, dentro do circuito de R&B da cidade. Lançaram seus primeiros discos no ano seguinte e em 1964 alçaram o sucesso nacional. Em seguida, em 1965, veio o superhit (I can’t get no) Satisfaction e a aclamação mundial. Desde então, é uma das principais e mais influentes bandas de rock ainda em atividade.

Para comemorar seus 50 anos de atividades, a banda lançou recentemente a coletânea Grrr!, um álbum triplo com seus maiores sucessos e duas faixas inéditas; um documentário autobiográfico chamado Crossfire Huricane; e um livro de fotografias.