Vin Diesel e a capa de Avengers 2: mensagem?
Vin Diesel e a capa de Avengers 2: mensagem?

Semana passada, o ator Vin Diesel (da franquia de ação Velozes e Furiosos) havia avisado que teria um encontro com o pessoal do Marvel Studios. Hoje, o astro comentou no Twitter o encontro e postou uma imagem com “pistas” do que resultou a conversa. Por isso, muita gente acha que o ator estará em Os Vingadores 2, a sequência do épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk.

No texto diz de maneira misteriosa:

Reunião na Marvel hoje… Apenas as pessoas naquela sala podem te contar o que foi discutido… PS: Obrigado a nossa página por ter pressionado para que isso acontecesse… Vocês sabe que eu tenho uma visão de futuro sobre meu trabalho… e depois dessa reunião de hoje… Wow!

O Visão: aposta da internet.
O Visão: aposta da internet.

A imagem de Vin Diesel ao lado de um poster com a capa da revista Avengers 2, de 1963, parece indicar que o ator irá estar presente em Os Vingadores 2. Mas em que papel? No passado, o ator fez campanha para interpretar o herói Visão, um dos membros mais famosos dos Vingadores nos quadrinhos. É possível que tenha ganhado o papel?

Por outro lado, a imagem da capa dá destaque ao herói Gigante, o cientista Hank Pym, que também é o Homem-Formiga, personagem que ganhará um filme solo do estúdio em 2015. Outra possibilidade.

Contudo, tendo em vista as capacidades interpretativas de Vin Diesel, é mais provável que fique com o papel de Visão, que é um robô semi-desprovido de emoções, o que cairia bem com seu tipo e porte físico.

"Avengers 57" traz a estreia do Visão.
“Avengers 57” traz a estreia do Visão.

O Visão é um sintozóide, ou seja, um tipo avançadíssimo de robô. Na verdade, uma inteligência artificial que ocupa um corpo robótico muito avançado. Nos quadrinhos, sua primeira aparição foi em Avengers 57, de 1968, numa história de Roy Thomas e John Buscema. Na trama, o Visão é construído por outro robô, Ultron, para destruir os Vingadores. Mas a inteligência artificial do Visão termina identificando os planos malignos do vilão e volta-se contra ele, aliando-se aos heróis e se tornando um membro dos Vingadores.

Na edição seguinte, o Visão descobre fora construído a partir do corpo do Tocha Humana original (um velho herói da Marvel, outro robô), e que sua inteligência artificial teria sido incrementada com os padrões cerebrais de outro vilão, o então falecido Magnum (Wonder-Man), Simon Williams. O Magnum terminaria ressuscitando mais tarde (pois virou um ser de pura energia) e se transformando também em um membro fixo dos Vingadores. Contudo, a combinação eletrônica da mente com uma mente humana real, de Williams, terminou dotando o Visão de um senso moral, o que fez dele não apenas um herói, como alguém capaz de ter emoções.

Os típicos Vingadores dos anos 1970.
Os típicos Vingadores dos anos 1970, com a Feiticeira Escarlate (dir.).

O mesmo ocorrera com o vilão Ultron, que teve a inteligência artificial incrementada por seu criador, o cientista Hank Pym, também conhecido como Homem-Formiga e Gigante. Neste caso, Ultron terminou se tornando maligno e criando uma relação edipiana com a Janet Van Dyne, a Vespa, a esposa de Pym.

O Visão se tornaria um dos membros mais tradicionais dos Vingadores, permanecendo na equipe ao longo de todos os anos 1970. Inclusive, por causa de sua capacidade de sentir emoções, terminou se enamorando (em Avengers 108) e casando com a heroína Feiticeira Escarlate, outra vingadora.

O Visão é capaz de ter emoções.
O Visão é capaz de ter emoções.

Movido a energia solar, a maior habilidade do Visão era a capacidade de alterar a densidade de seu corpo andróide. Com isso, podia assumir a aparência de uma visão fantasmagórica (daí seu nome), voar e atravessar paredes; além de poder também se tornar tão rígido como rocha ou o mais duro dos metais, o que lhe conferia uma força sobrehumana igualável apenas aos vingadores mais fortes, como Hulk, Thor e Magnum.

O Visão permaneceu como membro ativo até a fase de Roger Stern e John Buscema, em 1984, quando usou de sua inteligência artificial para controlar todos os computadores do mundo, fato que criou um grande mal estar na equipe e levou ao seu afastamento, como visto em Avengers 251 a 254. Depois de um tempo afastado da equipe – quando ele e a Feiticeira Escarlate tiveram dois filhos (o poder dela de alterar a realidade permitiu isso), o casal terminou retornando e ingressando nos Vingadores da Costa Oeste, uma subdivisão da equipe surgida nos anos 1980.

O Visão sem emoções dos anos 1990. Arte de Steve Epting.
O Visão sem emoções dos anos 1990. Arte de Steve Epting.

Porém, nas histórias de John Byrne à frente dos Vingadores, a partir de 1989,  a mente do Visão foi apagada pelo Governo dos EUA e seu corpo destruído, em represália ao fato do herói ter tentado controlar todos os computadores do mundo. Em Avengers West Coast 42 a 44, Tony Stark e Hank Pym conseguiram remontar o corpo do Visão, mas sua mente (pelo menos tal qual era até então) foi definitivamente perdida. Tornando-se um ser robótico sem emoções, o o personagem nunca mais foi o mesmo, pois perdeu sua humanidade.

Por causa do trauma de “perder” o marido, a Feiticeira Escarlate terminou descobrindo que os gêmeos que tivera com o Visão simplesmente não existiam: eram manifestações ilusórias de seu poder de alteração da realidade.

A perda do marido e dos filhos levou ao enlouquecimento da Feiticeira Escarlate – o que a tornou uma vilã temporária(no arco Mais Escuro que Escarlate) – e, em termos editoriais, fez o Visão perder relevância e espaço. Apesar de atuar com os Vingadores na fase de Bob Harras e Steve Epting, no início dos anos 1990, o Visão ficou um tempo como personagem meramente decorativo. Ainda assim, voltou à equipe algumas vezes, notadamente na fase de Kurt Busiek e George Perez, no fim dos anos 1990, mas foi totalmente destruído no arco de Vingadores: A Queda, em 2004, por Brian Michael Bendis e David Finch, em Avengers 500, quando sua ex-esposa novamente enlouqueceu e atacou a equipe.

O Novo Visão dos anos 2000.
O Novo Visão dos anos 2000.

Nas histórias dos anos 2000, surgiu um novo Visão, a combinação dos antigos arquivos do velho Visão com a armadura do Iron Lad, membro dos Jovens Vingadores e advindo do futuro. O Visão original, contudo, também retornou em histórias recentes.

Apesar de pouco conhecido do grande público, o Visão é um personagem bastante querido dos leitores da velha guarda.

Nos chats na internet, muitos dos fãs da Marvel acham que, no universo dos filmes, o Visão poderia ser alimentado pelas ondas cerebrais do personagem Phil Coulson, o agente da SHIELD morto em Os Vingadores, mas que de algum modo está de volta na série de TV Agentes da SHIELD, produzida pelo Marvel Studios.

Por causa disso, vários sites fizeram lobby para que o ator Clark Gregg interpretasse o Visão.

A possível inclusão do Visão no universo cinematográfico dos Vingadores, aponta o caminho para o uso do vilão Ultron, que também tem laços com o Homem-Formiga. Será Ultron o vilão em Os Vingadores 2?

Outro detalhe importante: nos filmes, já há uma inteligência artificial mais ou menos autônoma tal qual Ultron ou Visão, faltando-lhe apenas um corpo físico: o JARVIS, “auxiliar” virtual de Tony Stark, o Homem de Ferro e presente nos três filmes solo do herói e também em Os Vingadores.

Será que o cinema irá inverter as coisas e fazer Tony Stark criar Ultron e o Visão, em vez de Hank Pym? É possível…

Detalhes devem vir na Comic Con. Fique ligado.

Os Vingadores 2 será o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolve em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador e Guardiões da Galáxia. Ao que consta, o filme envolverá a ameaça cósmica do supervilão Thanos, que já apareceu brevemente no primeiro filme.

Os Vingadores 2 será escrito e dirigido por Joss Whedon, começa as filmagens em 2014 e terá lançamento em 1º de maio de 2015, nos EUA. O elenco deve reunir novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlet Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra) e Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro).

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.