O Hulk deve ter mais espaço na sequência de Os Vingadores.
O Hulk deve ter mais espaço na sequência de Os Vingadores.

Em entrevista à revista Empire, o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, comentou sobre Os Vingadores – A Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk. O executivo ressaltou que quer dar mais espaço ao Hulk e ao Gavião Arqueiro na sequência, além de acalentar esperanças de ver um novo filme do Hulk.

Sobre o Hulk, Feige afirmou que o personagem terá participação destacada em Era de Ultron, e acrescentou:

Acho que temos uma coisa especial com nosso Banner de Mark Ruffalo, e amaríamos ver onde poderíamos desenvolver suas histórias.

Mark Ruffalo como Bruce Banner: mais histórias a contar.
Mark Ruffalo como Bruce Banner: mais histórias a contar.

Após dois filmes com bilheterias apenas razoáveis – Hulk (2003) e O Incrível Hulk (2008) – é compreensível que o Marvel Studios tenha certo receio quanto a uma nova aventura solo do golias esmeralda. Entretanto, todos concordam que o Hulk foi um dos maiores destaques de Os Vingadores, na abordagem certeira de Joss Whedon e na ótima interpretação de Mark Ruffalo. Feige já defendeu várias vezes o interesse em retomar as aventuras solo do personagem, mas parece procurar um modo de fazer isso.

Apesar de surgirem no passado rumores de que histórias como Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo poderia servir de mote para um próximo filme do gigante verde, Feige já desmentiu isso em público, porque tais histórias são focadas essencialmente no Hulk, deixando Bruce Banner de lado; enquanto o que o estúdio quer é explorar o Bruce Banner de Ruffalo com mais espaço e tempo de tela.

Quem sabe no futuro?

Namor, o príncipe submarino: seus direitos ainda pertencem à Universal.
Namor, o príncipe submarino: seus direitos ainda pertencem à Universal.

Falando nisso, o executivo foi questionado sobre os filmes do estúdio para 2017 e 2018, que já têm datas reservadas de estreia. Feige afirma, contudo, que não estão exatamente definidos quais filmes serão esses:

Será na próxima primavera (entre fevereiro e junho) que realmente sentaremos para começar a decidir quais serão os anúncios de 2016 e 2017.

A revista perguntou se Namor, o príncipe submarino, seria um desses personagens cotados para estrelar um novo filme solo (os outros são Dr. Estranho, Pantera Negra e os Inumanos, além do Homem-Formiga, que terá seu filme em 2015). A resposta de Feige surpreendeu a todos:

Isto [Namor] está na Universal.

Ao contrário do que todos pensavam, portanto, os direitos de adaptação de Namor, o príncipe submarino – um dos personagens mais antigos da Marvel, criado por Bill Everett em 1939, mas que já foi um vilão que enfrentou o Quarteto Fantástico e os Vingadores em suas primeiras edições, antes de se redimir e terminar se transformando em um herói que fez parte do grupo os Defensores, antes de se tornar um membro dos próprios Vingadores – na verdade não pertencem ao Marvel Studios, mas ainda estão de posse da Universal Pictures.

Portanto, nada de Namor pelos próximos anos.

Gavião Arqueiro terá mais destaque na sequência.
Gavião Arqueiro terá mais destaque na sequência.

Por fim, Kevin Feige falou um pouco sobre o Gavião Arqueiro, personagem que foi pouco aproveitado em Os Vingadores, o que inclusive causou uma pequena reclamação pública do ator Jeremy Renner no passado. Agora, será diferente, garante o executivo:

Joss [Whedon, diretor e roteirista do filme] tem uma grande trama em mente para ele mostrar um lado mais profundo e algumas camadas de nosso arqueiro favorito.

Perguntado se Era de Ultron iria trazer também os heróis Vespa e Homem-Formiga, Feige negou:

Há três ou quatro destaques. Nós temos seis ou sete coisas acontecendo. Você tem que escolher quais dos quatro irão adiante. É uma batalha naval.

O Gavião Arqueiro nos quadrinhos: um dos personagens mais queridos dos fãs.
O Gavião Arqueiro nos quadrinhos: um dos personagens mais queridos dos fãs.

A fala parece ir de encontro a outra afirmação anterior, do diretor Joss Whedon, que dava a entender que A Era de Ultron daria mais destaque a personagens como Viúva Negra, Gavião Arqueiro e o Hulk, além de introduzir os novos Feiticeira Escarlate e Mércurio; fazendo com que o espaço de Capitão América, Thor e Homem de Ferro seja menor, afinal, estes têm os seus próprios filmes.

Viúva Negra, Hulk e Gavião Arqueiro deverão ter mais tempo de tela em A Era de Ultron.
Viúva Negra, Hulk e Gavião Arqueiro deverão ter mais tempo de tela em A Era de Ultron.

Os Vingadores – A Era de Ultron será o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolve em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América 2 – O Soldado Invernal e Guardiões da Galáxia. O filme envolverá a ameaça da inteligência artificial Ultron, um dos maiores vilões dos quadrinhos, que constrói para si um corpo robótico indestrutível e quer simplesmente eliminar a humanidade.  A trama envolverá a dificuldade dos Vingadores existirem como uma equipe, que é potencializada pela chegada dos irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, que pelo menos no início não serão muito amigáveis . O supervilão Thanos, que já apareceu brevemente no primeiro filme, também deve aparecer nas sombras, movendo a trama em direção ao fecho da trilogia.

Avengers – Age of Ultron será escrito e dirigido por Joss Whedon, começa as filmagens em 2014 e terá lançamento em 1º de maio de 2015, nos EUA. O elenco reúne novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlet Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra) e Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro). Aaron Johnson-Taylor (de Kick-Ass) está apontado como Mercúrio, e Elizabeth Olsen está fechando acordo para viver a Feiticeira Escarlate, mas nenhum dos dois foi confirmado oficialmente. 

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

O Incrível Hulk foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1962, estreando na revista The Incredible Hulk 01. O personagem já teve vários desenhos animados, uma série para a TV com atores e dois filmes para o cinema. Nos quadrinhos, é membro fundador dos Vingadores e também dos Defensores.