Os mascarados em Estocolmo: Caveira Vermelha?
Os mascarados em Estocolmo: Caveira Vermelha?

O seriado de TV, Agents of SHIELD, adaptando os personagens da agência de espionagem da Marvel Comics e produzido pela Marvel TV, sequer estreou, mas a gravação de uma cena em Estocolmo gerou bastante curiosidade na internet. Na cena em questão, um grupo de engravatados, com malas algemadas aos braços, vestem máscaras vermelhas que se aproximam demais do Caveira Vermelha, vilão que é o arquiinimigo do Capitão América.

Não há informações adicionais sobre a cena ou o que realmente representam os mascarados, mas é de se supor que a Marvel vá mostrar uma organização que siga os passos do Caveira Vermelha ou mesmo seja uma encarnação atual da HIDRA.

O Caveira Vermelha e o Tesseract em O Primeiro Vingador.
O Caveira Vermelha e o Tesseract em O Primeiro Vingador.

No filmes do Marvel Studios, que servem de base também para a série de TV, o Caveira Vermelha liderou a HIDRA durante a II Guerra Mundial, sendo aquela uma divisão especial de ciências ocultas da Alemanha Nazista. A principal missão do Capitão América na guerra era justamente desmantelar a HIDRA. No filme Capitão América – O Primeiro Vingador, de 2011, o herói cumpre sua missão e o vilão aparentemente morre no final, ao tentar empunhar o Cubo Cósmico, também chamado de Tesseract.

Já no filme Os Vingadores, descobrimos que a SHIELD está usando a energia do Tesseract para tentar reproduzir as velhas armas da HIDRA.

Será que Agents of SHIELD vai explorar um culto contemporâneo ao Caveira Vermelha? É o que parece…

Detalhe dos mascarados.
Detalhe dos mascarados.

Agents of SHIELD, a série de TV, é estrelada por Clark Gregg (Agente Coulson), Ming-Na (Agente May),Brett Dalton (Agente Ward), Chloe Bennet-Wang (Agente Skye), Elizabeth Henstridge (Agente Simmons) e Ian De Caestecker (Agente Fitz). O roteiro e a direção do piloto são de Joss Whedon, que dirigiu Os Vingadores. Whedon permanecerá como produtor executivo e supervisionador, mas a série será tocada por seu irmão Jed Whedon e Maurissa Tancharoen. A série servirá como um tipo de sequência de Os Vingadores, sem os heróis principais, focando nas consequências das ações dos super-heróis no mundo e a ação da agência mundial de manutenção da paz.

A SHIELD foi criada por Stan Lee e Jack Kirby na revista Strange Tales 135, de 1965, que trazia a estreia das aventuras de Nick Fury, Agent of SHIELD. Até hoje, ela é a principal agência de manutenção da paz do Universo Marvel.