Ozzy Osbourne à frente do Black Sabbath: finalmente no Brasil!
Ozzy Osbourne à frente do Black Sabbath: finalmente no Brasil!

O grande dia chegou! É hora da igreja negra tomar todo o país: a banda britânica de hard rock e uma das precursoras do heavy metal, Black Sabbath, toca pela primeira vez no Brasil com sua formação original. Hoje, quarta-feira, 09 de outubro, a banda sobe ao palco do estacionamento da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) em Porto Alegre. Embora em seus mais de 40 anos de carreira a banda já tenha tocado no Brasil algumas vezes, é somente agora que o público tupiniquim poderá ver Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler juntos no mesmo palco. (O baterista original da banda, Bill Ward, se recusou a participar da turnê por questões financeiras).

O Black Sabbath dá prosseguimento à etapa latinoamericana de sua turnês mundial, que começou na Nova Zelândia em Abril. Na América do Sul, estrearam dias atrás em Santiago do Chile e em Buenos Aires na Argentina. O trio Osbourne, Iommi e Butler se reuniu em 2012 e gravou um álbum de estúdio inédito pela primeira vez (com essa formação) desde 1978. O disco 13 fez um grande sucesso e atingiu o primeiro lugar das paradas, algo que o Sabbath não conseguia desde 1970!

A capa de 13: n.1 das paradas da Inglaterra.
A capa de 13: n.1 das paradas da Inglaterra.

O repertório da turnê, segundo os shows apresentados até agora, concentra-se essencialmente nos quatro primeiros álbuns da banda, lançados entre 1970 e 1972, trazendo faixas clássicas como Black Sabbath, War pigs, NIB, Paranoid, Iron man e Under the sun; além de quatro faixas do novo álbum, entre elas God is dead? e End of the begining.

Em Porto Alegre, a abertura nacional do show contará com Hibria e, em seguida, vem o ícone do thrash metal Megadeth. Depois da capital gaúcha, o Black Sabbath continua espalhando sua magia negra pelo Brasil, via São Paulo (dia 11 de outubro), Rio de Janeiro (13) e Belo Horizonte (15).

Iommi, Osbourne e Butler: pela primeira vez, o trio no Brasil.
Iommi, Osbourne e Butler: pela primeira vez, o trio no Brasil.

O Black Sabbath já esteve no Brasil três vezes, mas nenhumas delas comandado pelo carismático e icônico vocalista Ozzy Osbourne, que deixou a banda em 1978 para lançar-se em uma extremamente bem sucedida carreira solo. Sem Osbourne, o Sabbath virou-se mais para a vertente do heavy metal ao longo dos anos 1980. No Brasil, a banda fez shows pela primeira vez apenas em 1992, já com um retorno de Ronnie James Dio aos vocais da banda. Dois anos depois, estava por aqui de novo, agora com os vocais de Tony Martin. Por fim, após um acordo judicial na qual apenas a formação com Osbourne, Iommi e Butler poderia usar o nome oficial da banda, a formação com Iommi e Dio batizou-se de Heaven & Hell e fez uma turnê que também passou pelo Brasil, em 2009.

O Black Sabbath se formou na Inglaterra como uma banda de blues rock em 1968, mas chegou às gravações em 1970 como um dos maiores expoentes do hard rock britânico. Com sua estética dark, letras profanas e sonoridade sombria, a banda ajudou a definir alguns dos elementos básicos do heavy metal, embora tecnicamente este nunca tenha sido o som do grupo. A formação original se separou em 1978, mas prosseguiu com diversas outras formações. Osbourne foi substituído por Ronnie James Dio, que tocou entre 1978 e 1984, até ser substituído por Ian Gillan. Outras formações se seguiram.