Homem-Aranha 2: site do Clarim Diário.
Homem-Aranha 2: site do Clarim Diário.

O Espetacular Homem-Aranha 2, sequência do reinício da franquia do mais popular herói da Marvel Comics, comandado pelo conglomerado Columbia Pictures/Sony, já começou um tipo de campanha viral para seu lançamento em 2014. Entrou no ar um site do jornal Clarim Diário com uma nota sobre a Oscorp, empresa pertencente ao vilão Norman Osborn – que vai virar o Duende Verde. A empresa já apareceu no primeiro filme, estando diretamente ligada ao passado dos pais de Peter Parker, à sua transformação no Homem-Aranha e à transformação de Curt Connors no Lagarto.

E é sobre o último elemento que trata parcialmente a notícia sobre a Oscorp disponível no site, citando vários outros personagens do universo ficcional do cabeça de teia. O texto do site diz:

Joy Mercado nos quadrinhos.
Joy Mercado nos quadrinhos.

Por Joy Mercado, Editoria de Finanças

Apesar do ataque à Torre Oscorp duas semanas atrás e a revelação de que um ex-funcionário da Oscorp, o DR. Curt Connors, foi o responsável pelo ataque, a cotação da Oscorp subiu quatro pontos [na bolsa].

O Porta-Voz da Oscorp, Douglas Menken, liberou alguns detalhes sobre a reunião, incluindo que a construção da planta do protótipo de energia alternativa, complementada com uma torre hidroelétrica, está agendada para estar pronta no próximo ano.

Outro destaque inclui o preview de um planador para os militares e significativos avanços em robótica pelo chefe da divisão de engenharia, Spencer Smythe.

O pessoal da Oscorp se desvia das questões sobre a saúde de Norman Osborn e se o distante herdeiro da companhia, Harry Osborn, está apto a tomar o controle do conglomerado de seu pai.

Menken afirma: “entre o desaparecimento do DR. Rajit Ratha, a ação vilanesca de um ex-funcionário muito instável e as preocupações sobre a saúde de Osborn, todos na mídia gritarão que céu desabou, mas é justamente o contrário. Enquanto todo mundo procura se proteger, a Oscorp mira nas estrelas.

O Duende Verde versus Homem-Aranha. Arte de John Romita Jr.
O Duende Verde versus Homem-Aranha. Arte de John Romita Jr.

O Comunicado é um deleite para o fã de quadrinhos, porque todo mundo citado advém de diferentes posições nos quadrinhos. Joy Mercado é uma personagem dos anos 1980, uma jornalista do Clarim Diário que às vezes trabalhava com Peter Parker; às menções sobre Connors e o ataque do primeiro filme (duas semanas atrás) são muito claras, além do Dr. Ratha que era o braço direito de Osborn no filme. Douglas Menken é um personagem advindo também dos anos 1980, da excelente fase de Roger Stern, e era o 2º homem da companhia, tendo um papel vilanesco preparado para o futuro (será?).

Não se sabe ao certo qual será o papel de Harry Osborn no filme.
Não se sabe ao certo qual será o papel de Harry Osborn no filme.

A má saúde de Osborn – tema constante do primeiro filme – com certeza será um elemento que levará ao surgimento do Duende Verde, embora aja dúvidas se isso ocorrerá ainda no novo filme – eu diria que no final – ou no próximo. Ou mesmo outros boatos de que seu filho Harry Osborn seria o vilão e não o seu pai. O que a sony não deveria fazer. Para que mudar o cânone se há tanto o que explorar no elemento dramático Norman-Harry-Peter-Gwen?

O protótipo de energia elétrica (para daqui há um ano) é uma clara referência à origem do Electro, que ocorre no novo filme.

 

Green Goblin
O Duende Verde em seu planador, no traço do brasileiro Luke Ross.

O planador é um referência direta ao famoso transporte do Duende Verde, mas os fãs já identificaram outro elemento: a tecnologia eletromagnética que faz o Abutre voar. E lembram dos boatos de que Colm Feore seria Adriam Toomes no filme? Quem sabe?

Spencer Smythe, os leitores da velha guarda lembrarão, é o cientista responsável pelos famosos Esmaga-Aranha, os robôs construídos com a única finalidade de caçar e matar o Homem-Aranha.

(Saiba mais sobre os vilões do Homem-Aranha num post especial do HQRock, clicando aqui).

Temos, então, um contexto especial criado para o novo filme. Tendo em vista a tal torre de energia, fica claro que O Espetacular Homem-Aranha 2 deve se passar mais ou menos um ano depois do primeiro filme.

Homem-Aranha e Electro em imagem oficial do novo filme.
Homem-Aranha e Electro em imagem oficial do novo filme.

O Espetacular Homem-Aranha 2 trará Peter Parker tendo que lidar com o fardo de ser um estudante normal durante o dia e o vigilante do crime Homem-Aranha à noite; enquanto tenta se manter afastado de seu grande amor, Gwen Stacy, por medo de envolvê-la nos riscos de sua vida. Ao mesmo tempo, o surgimento de um novo supervilão com poderes especiais, o Electro, pode tornar as coisas bem mais complicadas. Há também outro vilão: Rino. O filme introduz novos personagens à trama: o amigo Harry Osborn e o pai dele, o poderoso (e perigoso) Norman Osborn, dono da Oscorp, corporação na qual Gwen era estagiária no primeiro filme.

O Espetacular Homem-Aranha 2 é dirigido por Marc Webb (de 500 Dias com Ela), com história de James Vanderbilt e roteiro de Alex Kurtzman, Roberto Orci (de Star Trek e Transformers) e Jeff Pinkner. O elenco traz Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacy), Jaime Foxx (Max Dillon/Electro), Chris Cooper (Norman Osborn), Shailene Woodley (Mary Jane Watson),  Dane DeHann (Harry Osborn), Colm Feore (papel não-divulgado), Paul Giamatti (Aleksei Sytsevich/Rhino), Sally Field (May Parker), B.J. Novak (papel não-revelado) e Felicity Jones (papel não-revelado).  As filmagens já terminaram. A estreia está prevista para 2 de maio de 2014.

O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.