Demolidor: agora na TV.
Demolidor: agora na TV.

A Marvel Entertainment, holding da editora Marvel Comics, que publica heróis como Homem-Aranha, X-Men e os Vingadores, anunciou hoje oficialmente que está desenvolvendo três novas séries de TV em parceria com o canal de internet Netflix: serão Demolidor, Luke Cage & Punho de Ferro e Jessica Jones. Os programas serão exibidos exclusivamente na plataforma do Netflix num mínimo de 4 episódios e máximo de 13 por temporada, de acordo, claro, com a demanda do público. Foi anunciado ainda, que as três séries irão se unir numa minissérie chamada Os Defensores, adaptando outro dos super-grupos da editora nos quadrinhos.

É um grande anúncio!

Muita gente esperava a volta do Demolidor, desde que os direitos de adaptação do personagem ao cinemas foi transferido da 20th Century Fox – que produziu o filme Demolidor – O Homem Sem Medo, em 2003 e tentou realizar uma sequência desde então – de volta ao Marvel Studios. Contudo, se esperava uma inclusão do herói da Cozinha do Inferno no Universo Marvel nos Cinemas, junto aos Vingadores.

O Demolidor na arte do brasileiro Mike Deodato Jr.
O Demolidor na arte do brasileiro Mike Deodato Jr.

A Marvel surpreende mais uma vez, colocando-o em uma série de TV. Mas é uma boa jogada. O escritor Mark Waid – que conduz a atual (elogiada e premiada) fase do Demolidor nos quadrinhos, já havia dito em uma entrevista que o personagem funcionaria perfeitamente para a TV. E tem razão: sem superpoderes mirabolantes (apenas sentidos altamente desenvolvidos), o Demolidor tem uma base humana e urbana ideais para serem exploradas na telinha.

Com o grande sucesso atual na TV de Arrow, adaptando o herói Arqueiro Verde, da concorrente DC Comics, é óbvio à Marvel fazer o mesmo com o Demolidor.

Nos quadrinhos, o Demolidor é o advogado Matt Murdock, que ficou cego em um acidente radioativo quando criança. Em compensação, a radioatividade ampliou seus outros sentidos (audição, tato, paladar e olfato) a níveis sobrehumanos, além de dotá-lo de um tipo de sonar que permite localizar objetos, calcular distâncias etc. Em consequência, apesar de não enxergar, Murdock pode se movimentar e andar com muito mais agilidade que um homem comum.

Nos quadrinhos, o herói foi namorado da Viúva Negra.
Nos quadrinhos, o herói foi namorado da Viúva Negra.

Após seu pai – um velho boxeador que chegou perto de ser campeão e depois entrou em decadência – ser assassinado pela mafia, Murdock decide usar suas habilidades especiais para treinar e se vingar, passando a combater o crime em um uniforme vermelho e se conhecido como Daredevil (algo que só poderia ser traduzido como Demônio Atrevido) ou Demolidor, no Brasil.

A área de atuação do herói é a região decadente, violenta e perigosa de Nova York conhecida como Cozinha do Inferno. Suas histórias, em geral, refletem as tensões sociais das periferias e lidam com problemas mais realistas e urbanos, como o crime comum, o tráfico de drogas, a mafia e o submundo.

Jessica Jones como Safira.
Jessica Jones como Safira.

Jessica Jones tinha uma série em desenvolvimento pela Marvel TV há anos, e agora foi retomada.

Ela é uma ex-heroína chamada Safira que passa a trabalhar como detetive e ter uma vida normal após um estresse pós-traumático. Assim, suas aventuras fugiam do fantástico, se concentrando no Lado B do Universo Marvel, numa abordagem mais humana e realista. Seus casos de detetive envolviam as consequências das grandes tramas dos grandes heróis.

Na cronologia atual da Marvel Comics está casada com o herói Luke Cage e é membro dos Novos VingadoresAKA Jessica Jones, como a série estava sendo chamada antes, estava sendo desenvolvida por Melissa Rosenberg, roteirista da saga Crespúculo nos cinemas.

Luke Cage e Punho de Ferro: heróis de aluguel.
Luke Cage e Punho de Ferro: heróis de aluguel.

Luke Cage e Punho de Ferro era outra escolha que os fãs ansiavam que a Marvel tomasse.

Os dois personagens foram criados separadamente e unidos mais tarde por outros escritores, formando a empresa Heróis de Aluguel (Heroes for Hire) que vende seus serviços num estilo de investigação privada. As histórias da dupla nos anos 1970, carregadas das tensões sociais da época, fizeram bastante sucesso.

No início deste ano, o presidente da Marvel TV, Jeph Loeb já havia anunciado um projeto de adaptar os dois personagens.

As novas séries devem estrear no Netflix em 2015. A plataforma de internet vem crescendo cada vez mais nos últimos anos e começou recentemente a produzir séries exclusivamente (em vez de apenas retransmiti-las, como fazia antes). House of Cards, com Kevin Spacey, foi o primeiro grande sucesso exclusivo do canal de internet.

Jessica Jones, Luke Cage e a filha de ambos, Danielle.
Jessica Jones, Luke Cage e a filha de ambos, Danielle.

A Marvel TV já tem um produto no ar: na emissora ABC exibe Agents of SHIELD, com as aventuras da agência de espionagem que aparece em suas HQs e filmes. Outros projetos continuam em desenvolvimento, como uma série do Hulk comandada por Guillermo Del Toro (de O Labirinto do Fauno e Hellboy). Outra ideia, usando o anti-herói Justiceiro, aparentemente foi abandonada.

Jessica Jones foi criada por Brian Michael Bendis Michael Gaydos em 2001 na série de quadrinhos Alias.

Luke Cage ou Power-Man (Poderoso, no Brasil) foi criado em 1972, por Archie Goodwyn e John Romita, na revista Luke Cage, Hero for Hire 01. Foi o primeiro personagem afrodescendente a ter um título próprio nos quadrinhos. Em 2005, Cage se tornou um dos membros dos Novos Vingadores e, mais tarde, o líder da equipe. 

Punho de Ferro foi criado por Roy Thomas e Gil Kane na revista Marvel Premiere 15, de 1974. O personagem foi bem aceito e teve aventuras nas revistas subsequentes até ganhar uma revista própria, Iron Fist, no ano seguinte, sob a responsabilidade da dupla Chris Claremont e John Byrne. O Punho de Ferro era um dos principais personagens da seção de artes marciais da editora, mas sua revista foi cancelada em 1977 por baixas vendas. Após ser dado como morto por um período, o Punho de Ferro ingressou os Novos Vingadores em 2007.

O Demolidor foi criado em 1964 por Stan Lee e Bill Everett e surgiu em sua própria revista, Daredevil 01. Desde então, é publicado pela Marvel Comics.