Denzel Washigton pode ser Lex Luthor?
Denzel Washigton pode ser Lex Luthor?

Após a confirmação da Mulher-Maravilha ontem, Batman Vs. Superman, título de trabalho da sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis, tem outra grande notícia hoje: segundo o site Think McFly Think – que já acertou alguns furos no passado – a Warner considera seriamente contratar um ator afrodescendente para viver o vilão Lex Luthor no filme. Inclusive, informam que Denzel Washington é o favorito para o papel. Também estão no radar do estúdio Idris Elba (o Heimdall de Thor – O Mundo Sombrio) e David Ramsey (o John Diggle de Arrow).

Lex Luthor deve mesmo ser o vilão do filme.
Lex Luthor deve mesmo ser o vilão do filme.

Geralmente, trocas étnicas na transportação de personagens caucasianos dos quadrinhos para o cinema causam polêmica – leia mais sobre isso aqui. Contudo, o HQRock acredita que o que importa mesmo é se realizar um bom trabalho.

Curiosamente, no passado houve bastante barulho sobre a escalação de Laurence Fishburne (um negro) para viver o editor Perry White (nas HQs um branco) em O Homem de Aço. O mesmo se deu com o próprio Heimdall de Thor e com o Rei do Crime no filme Demolidor – O Homem Sem Medo, de 2003.

Porém, em cada uma dessas mudanças houve um acerto. No ano que vem veremos outra dessas mudanças, com Jaime Foxx (um negro) interpretando Electro (vilão que é branco nos quadrinhos) em O Espetacular Homem-Aranha – A Ameaça de Electro.

Idris Elba é outro cotado.
Idris Elba é outro cotado.

Precisamos ter em mente que quando essas HQs foram criadas – há mais de 70 ou 50 anos – tínhamos uma sociedade muito diferente da nossa. Hoje não é mais possível ignorar a diversidade étnica que compõem as nações. É preciso fazer justiça a todos. Como o HQRock já afirmou em outra ocasião, não há nenhum personagem negro no elenco clássico do Superman. Então, vamos fazer um filme sem negros em pleno 2013? Não é possível.

Além do mais, Denzel Washington é um grande ator, ganhador de dois Oscar: Melhor Ator Coadjuvante por Tempo de Glória (1989) e Melhor Ator por Dia de Treinamento (2001); e indicado outras vezes. Poderia fazer um grande Lex Luthor. Quem sabe?

A tríade da DC estará no filme.
A tríade da DC estará no filme.

Aos que não gostam um consolo: a Warner ainda não se decidiu sobre a pauta e outros atores – inclusive brancos – estão sendo considerados para o papel.

O mesmo site, inclusive, afirma que a ideia da Warner é promover uma Liga da Justiça mais multirracial e multinacional, como uma Nações Unidas superheróica: Superman é alienígena, Batman é americano, a Mulher-Maravilha é grega (ou da Ilha Paraíso) e a atriz que a interpretará é isralense; Flash poderia ser latino e assim por diante. Seria uma maneira de diferenciar a Liga dos Vingadores, por exemplo.

John Stewart em sua versão animada: a cara de Idris Elba.
John Stewart em sua versão animada: a cara de Idris Elba.

(E só um detalhe: com isso, as chances de Hal Jordan ser o Lanterna Verde são quase nulas. Pode esperar: teremos John Stewart como o Lanterna Verde da Liga da Justiça. E quem melhor do que Idris Elba para fazê-lo?).

Em Batman Vs. Superman, título de trabalho do novo filme, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso. A cidade de Detroit será o modelo para Metrópolis e para a nova Gotham City também.

Rumores insistem que outros heróis da DC Comics – Mulher-Maravilha e Flash já confirmados, Arqueiro Verde e Asa Noturna podem ser outros– farão pequenas participações no filme para abrir caminho para um longametragem da Liga da Justiça.

Batman Vs. Superman será produzido por Deborah Snyder, escrito por David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco trará de volta  Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Laurence Fishburne (Perry White) e Diane Lane (Martha Kent), mais Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne) e Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha). As filmagens começam em 2014 para o lançamento em 17 de julho de 2015

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

A Mulher-Maravilha foi criada pelo psicólogo norteamericano William Moulton Marston e o desenhista H. G. Peters, aparecendo na revista AllAmerican Comics 08, em 1941. A ideia de Marston era apresentar um arquétipo do força do feminino e, em segredo, explorar tendências sexuais não tradicionais à sociedade da época (como bigamia, lesbianismo e sadomasoquismo). A personagem fez bastante sucesso e se manteve sendo publicada até hoje pela DC Comics. Ela foi uma dos membros-fundadores da Liga da Justiça em 1960. A Mulher-Maravilha continua representando um símbolo da força das mulheres no mundo atual, sendo a mais icônica das super-heroínas.