Joaquim Phoenix pode ser Lex Luthor no novo filme.
Joaquim Phoenix pode ser Lex Luthor no novo filme.

A revista Variety afirmou hoje que o três vezes indicado ao Oscar de Melhor Ator, Joaquim Phoenix, está em negociações iniciais para viver o vilão principal de Batman Vs. Superman, título de trabalho da sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis. Claro, todos acham que o vilão principal é Lex Luthor, arquiinimigo do homem de aço, mas também desafeto do homem-morcego.

Lex Luthor: deve ser o principal vilão do filme.
Lex Luthor: deve ser o principal vilão do filme.

A revista também diz que tudo pode ir por água abaixo, já que Phoenix não é muito afeito à superproduções. A adesão de seu nome, contudo, só reforça a impressão de que o estúdio quer um grande nome (grande mesmo!) para viver um dos maiores vilões da história dos quadrinhos. Outro que está na disputa é Denzel Washington. Até Tom Hanks já se manifestou dizendo que aceitaria fazer um papel desses se fosse chamado…

De qualquer modo, a contratação de um ator para viver aquele que é quase certo ser Lex Luthor deve sair logo, já que as filmagens iniciam no ano que vem.

O monstro Doomsday também pode estar no filme.
O monstro Doomsday também pode estar no filme.

Haverá outro vilão no filme – e muitos acham que será Doomsday (Apocalypse, no Brasil), a fera bestial e superpoderosa que tirou a vida do homem de aço em A Morte do Superman, de 1992 – para qual se buscam um ator do terceiro escalão. Entre os nomes cotados estão Callan Mulvey e Jason Momoa.

Em outra notícia relacionada ao filme, o escritor Chris Terrio estaria sendo contratado para dar uma revisada no roteiro de David S. Goyer antes de se iniciarem as filmagens. Terrio ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por Argo, o filme premiado com o Oscar de Melhor Filme em 2013, que foi dirigido por Ben Affleck, que por sua vez, interpreta o Batman no novo filme.

A medida não apenas mostra o crescimento da importância de Affleck dentro do filme, como pode ser um bom sinal, já que Goyer sempre se sai melhor com a ajuda de parceiros.

Em Batman Vs. Superman, título de trabalho do novo filme, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso. A Mulher-Maravilha também terá uma (pequena?) participação no filme. Lex Luthor deve ser o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. A cidade de Detroit será o modelo para Metrópolis e para a nova Gotham City também.

Rumores insistem que outros heróis da DC Comics – FlashArqueiro Verde e Asa Noturna – farão pequenas participações no filme para abrir caminho para um longametragem da Liga da Justiça.

Batman Vs. Superman será produzido por Deborah Snyder, escrito por David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco trará de volta  Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Laurence Fishburne (Perry White) e Diane Lane (Martha Kent), mais Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne) e Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha). As filmagens começam em 2014 para o lançamento em 17 de julho de 2015

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.