Marton Csokas e Dougray Scott: cotados para o Barão Von Strucker.
Marton Csokas e Dougray Scott: cotados para o Barão Von Strucker.

O site Latino Review afirma que a Marvel está procurando por um ator para viver o vilão Barão Von Strucker em Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk. O site dá até dois nomes já sondados pelo estúdio: Marton Csokas (O Espetacular Homem-Aranha 2) e Dougray Scott (Missão Impossível 2).

O Barão Von Strucker é o grande líder da HIDRA nos quadrinhos.
O Barão Von Strucker é o grande líder da HIDRA nos quadrinhos.

O Latino Review afirma que a Marvel quer alguém entre 40 e 50 anos de idade com um físico imponente. Outro detalhe importante: Feiticeira Escarlate e Mercúrio serão introduzidos trabalhando para Von Strucker.

O site HitFix complementa dizendo que o que o diretor/escritor Joss Whedon está fazendo é usar a mesma lógica de James Bond: introduzindo uma ação no início que serve apenas como gatilho para a trama principal a seguir. Portanto, a participação do Barão Von Strucker seria pequena, mas serviria como o mote inicial para (talvez) reunir os Vingadores – ou quem sabe só o Capitão América – e apresentar Feiticeira Escarlate e Mercúrio. Parte da trama será investigar se os dois irmãos são bons ou maus.

Capitão América contra a HIDRA por Jim Steranko: clássico psicodélico.
Capitão América contra a HIDRA por Jim Steranko.

O HitFix também nota algo: a presença de Von Strucker parece indicar que a HIDRA estará de novo ativa no Universo Marvel dos Cinemas, provavelmente, despertando em Capitão América 2 – O Soldado Invernal.

Nos filmes, a HIDRA é fundada e liderada pelo Caveira Vermelha nos tempos da II Guerra Mundial em Capitão América – O Primeiro Vingador. Em Os Vingadores, a SHIELD está usando a tecnologia da HIDRA para produzir armamento em massa (tecnologia essa baseada no Tesseract, o Cubo Cósmico).

Strucker na arte de Jack Kirby.
Strucker na arte de Jack Kirby.

Nos quadrinhos, o Barão Wolfgang Von Strucker surgiu nas aventuras de Nick Fury (o futuro líder da SHIELD) nos tempos da II Guerra Mundial, pelas mãos de Stan Lee e Jack Kirby, em Sgt. Fury and the Howling Commands 05, de 1964. Apesar das histórias posteriores o darem como morto, o personagem foi trazido de volta à vida para as aventuras no presente, sendo um oponente de Fury e da SHIELD.

Também é o fundador HIDRA, estando sempre vinculado à organização. Nas HQs, já enfrentou principalmente o Capitão América e os Vingadores.

Com isso, já temos uma ideia da trama de Os Vingadores 2: em consequência aos eventos de O Soldado Invernal, o Capitão América (talvez ao lado da Viúva Negra?) caça a nova HIDRA e topa com o Barão Von Strucker e seus dois caporegimes: Feiticeira Escarlate e Mercúrio. Strucker é morto ou preso, mas os dois irmãos mutantes escapam. Isso movimenta a trama para frente, enquanto Tony Stark cria Ultron, que vai apresentar problemas.

E ninguém pode esquecer que a tecnologia da HIDRA usa traços do Tesseract, o que pode servir de gancho para uma ação de bastidores de Thanos!

Mercúrio e Feiticeira Escarlate serão aliados (relutantes?) de Strucker.
Mercúrio e Feiticeira Escarlate serão aliados (relutantes?) de Strucker.

Por fim, uma curiosidade: o ator australiano Dougray Scott foi escolhido para viver Wolverine em X-Men – O Filme, de 2000, mas foi afastado da produção porque se acidentou nas gravações de Missão Impossível 2, abrindo a vaga para Hugh Jackman.

Os Vingadores 2 – A Era de Ultron será o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolve em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América 2 – O Soldado Invernal e Guardiões da Galáxia. O filme envolverá a ameaça da inteligência artificial Ultron, um dos maiores vilões dos quadrinhos, que constrói para si um corpo robótico indestrutível e quer simplesmente eliminar a humanidade.  A trama envolverá a dificuldade dos Vingadores existirem como equipe, que é potencializada pela chegada dos irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, que pelo menos no início não serão muito amigáveis . O supervilão Thanos, que já apareceu brevemente no primeiro filme, também deve aparecer nas sombras, movendo a trama em direção ao fecho da trilogia.

Avengers – Age of Ultron será escrito e dirigido por Joss Whedon, começa as filmagens em 2014 e terá lançamento em 1º de maio de 2015, nos EUA. O elenco reúne novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), mais os novatos Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate), Aaron Taylor-Johnson (Pietro Maximoff/Mercúrio), James Spader (Ultron) e Don Cheadle (Coronel James Rhodey).

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.