A capa de Avengers 25 por Mike Deodato Jr.: Vingadores originais de volta.
A capa de Avengers 25 por Mike Deodato Jr.: Vingadores originais de volta.

A editora Marvel Comics já havia anunciado há algumas semanas que iria trazer os Vingadores originais de volta aos quadrinhos. Hoje, a empresa publicou as primeiras imagens de Avengers 25, edição que trará a equipe original de volta, do passado para o nosso presente.

Com isso, de algum modo, versões jovens de Homem de Ferro, Thor, Hulk, Gigante (Hank Pym) e Vespa irão aparecer no presente e interagir com os heróis da atualidade, bem como suas próprias contrapartes mais velhas.

A estratégia repete o que já foi feito com os X-Men: em meio à fase chamada de Marvel Now, os X-Men originais – Ciclope, Garota Marvel (Jean Grey), Homem de Gelo, Fera e Anjo – são resgatados do passado para o presente e, desde então, interagem com suas versões mais velhas e o Universo Marvel atual. A revista em que atuam, All-New X-Men, é uma das de maior sucesso da Marvel Comics nos dias de hoje.

O próprio Editor Executivo dos títulos dos Vingadores (cada editor cuida de uma “seção” de personagens da editora), Tom Brevoort, admite no lançamento que não é uma ideia original, apenas uma repetição do que já foi feito com os X-Men:

Após terminarmos [o megaevento] Infinity, Jonathan [Hickman, o escritor dos Vingadores] e eu estávamos um pouco cansados. Cansados demais para criar algo novo. A coisa dos All-New X-Men com os X-Men do passado tem funcionado maravilhosamente bem com Brian Bendis, então, pensamos em usar a mesma estratégia. De qualquer modo, os All-New Avengers soam como o tipo de coisa que nós fazemos, não é?

Capa de Avengers 01 por Jack Kirby.
Capa de Avengers 01 por Jack Kirby.

Lembrando: a equipe original dos Vingadores durou apenas três edições. Reunidos em Avengers 01, por Stan Lee e Jack Kirby, em 1963, o time perdeu o Hulk logo em Avengers 03, quando sentido-se rejeitado pelos outros membros da equipe, o gigante esmeralda se une ao então vilão Namor e passa a combater os Vingadores.

Em Avengers 04, enquanto combatem Namor, os Vingadores encontram o Capitão América, congelado desde os tempos da II Guerra Mundial. Em Avengers 05, com o Capitão devidamente integrado ao time, enfrentam novamente Namor e Hulk. A partir de então, muito raramente o Hulk fez parte dos Vingadores novamente.

Avengers 25, que traz a “novidade”, tem textos de Jonathan Hickman e desenhos de Salvador Larroca. A capa é de autoria do desenhista brasileiro Mike Deodato Jr. 

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.