Thanos nos quadrinhos: maior vilão cósmico da Marvel.
Thanos nos quadrinhos: maior vilão cósmico da Marvel.

No ano passado, a editora Marvel Comics criou uma nova linha de graphic novels, romances gráficos que trazem histórias fechadas, geralmente, de qualidade superior às edições mensais tradicionais.  Hoje, veio a confirmação de um novo título: Thanos: The Infinity Revelation, estrelado pelo maior vilão cósmico da Marvel: Thanos. A revista especial terá texto e arte por Jim Starlin, o criador do personagem.

Foi o próprio Jim Starlin quem anunciou a empreitada por meio de sua página pessoal no Facebook. Os fãs receberam a notícia com alívio porque ela põe fim ao mal estar criado entre o artista e a Marvel há meses atrás. Tudo começou com o lançamento do filme Os Vingadores, que traz justamente Thanos como a ameaça oculta, que só é revelada na última cena do longa. Juntamente, veio a notícia de que a Manopla do Infinito – outra criação de Starlin – havia aparecido brevemente em Thor, de 2011, como um dos artefatos do Cofre de Odin.

Thanos em Os Vingadores: polêmica com Jim Sarlin.
Thanos em Os Vingadores: polêmica com Jim Sarlin.

De imediato, Starlin reclamou, afinal, não tinha sido avisado (nem pago) pela Marvel acerca do uso de suas criações. Suas críticas criaram mal estar com a empresa e um acordo foi feito. O resultado é esta graphic novel.

Vale ressaltar apenas que os direitos autorais de escritores e desenhistas é o maior calo da indústria de quadrinhos atual. Isso porque, pela lei dos EUA, as HQs são work for hire, ou seja, “trabalho de encomenda”, na qual os direitos pertencem à empresa – no caso a Marvel – e não aos artistas que criam os personagens e as histórias. Por outro lado, há um direito moral de que esses artistas deveriam ser recompensados pelo que produzem. Atualmente, a Marvel sofre um grande processo neste ponto, movido pela família do falecido Jack Kirby, desenhista que criou a maior parte do Universo Marvel ao lado de Stan Lee.

Página da graphic novel, por Jim Starlin...
Página da graphic novel, por Jim Starlin…

A DC Comics ganhou ano passado um longevo processo contra a família de Jerry Siegel, o principal criador do Superman.

De volta ao caso de Jim Starlin, o artista andava insatisfeito com a Marvel desde 2004, quando foi afastado justamente de um título de Thanos. Mas após o lançamento de Os Vingadores e de suas críticas à editora, um acordo foi realizado.

Thanos é o maior, mais importante e principal vilão cósmico da Marvel Comics. A grande criação do escritor e desenhista Jim Starlin, que fez um trabalho memorável nos anos 1970 na editora. Thanos é membro da raça alienígena dos titãs, que são descendentes dos deuses da mitologia grega e vivem na Lua de Titã, que orbita o planeta Saturno. O titã louco se tornou o maior serial killer do universo e sua meta é simples: eliminar metade dos seres vivos do cosmos, para agradar sua amada, a entidade Morte em pessoa. Isso o levou a ser inimigo dos grandes impérios galáticos, como Skrulls, Kree e Badoons; e a enfrentar heróis como os Vingadores, Adam Warlock e o Capitão Marvel.

... e a continuação, com Drax e o que parece ser uma estátua de Thanos.
… e a continuação, com Drax e o que parece ser uma estátua de Thanos.

Sua empreitada mais famosa foi a busca pela Manopla do Infinito, que reúne as Joias do Infinito, em uma série de maxisséries conhecida como A Trilogia do Infinito, escrita por Jim Starlin e desenhada por George Perez e Ron Lin, entre 1991 e 1993.

A trama da nova graphic novel, Thanos: The Infinity Revelation é a seguinte:

Há um desequilíbrio no universo. Desde seu último retorno do esquecimento, Thanos se sente… incompleto. Agora, o chamado Titã Louco planeja consertar todos os erros. As reveladoras águas do Poço Infinito lançaram Thanos em uma nova jornada, com seu antigo inimigo, Adam Warlock, do seu lado. Uma cruzada que vai levar a um confronto com o Surfista Prateado e com os mais poderosos heróis da galáxia, os Aniquiladores.

A revista especial também trará a participação dos Guardiões da Galáxia, cujos membros Drax, o destruidor e Gamora têm relações próximas com o vilão.

A nova linha de graphic novels da Marvel já lançou Vingadores: Guerra Sem Fim (que já saiu no Brasil, também) e anunciou há poucos dias X-Men: No More Humans. A ideia da linha é que o lançamento seja concomitante em vários países, como aconteceu com a primeira.

Thanos: The Infinity Revelation chega às lojas dos EUA em maio e não deve demorar a sair no Brasil também.

Os Guardiões da Galáxia é um time de heróis cósmicos, que atua no Espaço Sideral e surgiram em 1969, na revista Marvel Super-Heroes 18, criados por Arnold Drake e Gene Colan. Coadjuvantes do Universo Marvel e vindos do futuro, participaram de histórias dos Vingadores, Defensores e Thor. Uma nova versão da equipe, com personagens do presente, surgiu na maxissérie Aniquilação: Conquista, em 2008, criada por Dan Abnett e Andy Lanning, trazendo como membros Star Lord, Gamora, Groot, Rocket Racoon e Drax, o destruidor.

Thanos surgiu na revista Invincible Iron-Man 55, em 1973, criado pelo escritor/desenhista Jim Starlin, numa aventura do Homem de Ferro.