Bruce Wayne criança fazendo seu juramento. Arte de Andy Kubert.
Bruce Wayne criança fazendo seu juramento. Arte de Andy Kubert.

O site TV Guide e o presidente da Fox TV, Kevin Reilly, trouxeram uma grande notícia hoje sobre Gotham, nova série de TV baseada no universo de personagens de Batman, da DC Comics, a ser levada ao ar pelo conglomerado Warner Bros. e a ser exibido pelo canal Fox. Segundo ambas as fontes – e portanto é um comunicado oficial – a série será focada no jovem Bruce Wayne (que terá algo em torno de 12 anos de idade) e mostrará sua jornada para se tornar o Batman no futuro. Não apenas isso, os vilões do personagem – e Reilly citou nominalmente Coringa, Pinguim, Charada e Mulher-Gato – também serão mostrados em versões juvenis e percorrendo os caminhos que os tornaram quem serão no futuro.

Onde você já viu isso? Exato: Smallville! Assim como esta mostrou a longa jornada (10 Temporadas) de Clark Kent até se tornar o Superman, Gotham fará mais ou menos o mesmo com Bruce Wayne. Ou seja, aparentemente, ao contrário do que se pensava, o detetive James Gordon (o futuro Comissário) não será realmente o foco principal da trama.

A morte dos pais de Bruce Wayne em Batman Begins, de 2005.
A morte dos pais de Bruce Wayne em Batman Begins, de 2005.

Kevin Reilly faz questão de salientar, ainda, que não veremos uniformes no início e que os personagens irão evoluir para chegar ao ponto em que os conhecemos. O executivo também informa que o Batman poderia até aparecer no último episódio da série. 

A Warner Bros. quer um programa de 22 episódios por temporada, mas a Fox ainda não decidiu a quantidade. 

Gotham tem produção executiva de Bruno Heller (de The Mentalist) e o Episódio Piloto será dirigido por Danny Cannon (de CSI e Nikkita).  Já se sabe que o primeiro episódio trará a morte dos pais de Bruce Wayne e o jovem Detetive James Gordon liderando a investigação do crime.

O Comissário James Gordon é o mais antigo personagem coadjuvante das histórias do Batman, tendo surgido junto com o herói em Detective Comics 27, de 1939, pelas mãos de Bob Kane e Bill Finger. Na trilogia Cavaleiro das Trevas foi vivido com extrema competência por Gary Oldman que certamente não irá reprisar seu papel na TV, que deve encontrar um ator bem mais jovem.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.