
O cantor britânico Roger Daltrey informou em uma entrevista à revista New Musical Express que sua banda, The Who, uma das mais importantes da história do rock, irá gravar um novo álbum em 2014. A ideia, diz o vocalista, é lançar o novo trabalho no ano que vem, quando o conjunto completa 50 anos de atividades.
Ao NME o cantor disse:
Pete [Townshend] tem centenas de músicas. A única questão é se nós vamos utilizá-las. Mas ele quer fazer um álbum e eu estou sempre pronto e ansioso para isso. Vamos ver. Nunca sei o que vou fazer, mas eu não vejo por que não. Minha voz ainda está em boa forma.
O disco será o sucessor de Endless Wire, de 2005, que por sua vez, foi o primeiro desde It’s Hard, de 1982.

Alguns meses atrás, o outro membro do The Who, o guitarrista e compositor Pete Townshend, afirmou em entrevista que tem o desejo de tocar no Brasil em breve.
É bom se apressar, portanto, já que não há nenhum concerto do grupo agendado para este ano e a dupla já comentou que pretendem encerrar as atividades do The Who após a turnê comemorativa dos 50 anos.
***
O The Who surgiu na periferia de Londres, formado pela união de Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria). Após algumas tentativas frustradas, a banda alçou o sucesso em 1965, com canções como I can’t explain e My generation. O grupo foi um dos mais importantes dos anos 1960, atingindo seu melhor momento comercial em 1969, com a ópera-rock Tommy, tocando em seguida no Festival de Woodstock. Diminuindo a popularidade ao longo dos anos 1970, veio a morte do baterista Keith Moon, em 1978, por causa de uma overdose de medicamentos. O grupo lançou seu último álbum em 1982, encerrando as atividades oficialmente. Contudo, continuaram a se reunir ocasionalmente para shows e turnês. O baixista John Entwistle morreu de um ataque cardíaco ocasionado pelo uso de cocaína em 2002, mas a dupla remanescente Daltrey e Townshend lançaram o álbum Endless Wire (o primeiro desde 1982!) em 2005. Permanecem fazendo shows constantemente.

