Capa de The Death of Wolverine 01.
Capa de The Death of Wolverine 01.

A notícia já era esperada: Wolverine, o mais popular dos membros dos X-Men, vai morrer em uma história especial publicada pela Marvel Comics no mês de setembro próximo. A história será publicada na minissérie semanal The Death of Wolverine, escrita por Charles Soule (de Thunderbolts e Inhumans) e desenhada por Steve McNiven (de Guerra Civil e Velho Logan).

Tal trama já era esperada desde que a Marvel criou uma história em que o esquentado mutante canadense perdia seu fator de cura, que permitia se curar de qualquer ferimento e permanecer vivo com mais de 150 anos de idade. Em suas revistas mensais, o personagem também vive atualmente sob o selo 3 Months to Die cuja culminância será a minissérie anunciada.

Quem deu o furo foi a revista Entertainment Weekly, que traz depoimentos do editor Michael Marts e do escritor Charles Soule, que não dão qualquer detalhe sobre a trama, apenas que Logan encontra um inimigo que não pode vencer e que esperam que os leitores terminem a história achando que a morte foi justa ao personagem.

As capas de The Death of Wolverine irão homenagear grandes momentos da trajetória do personagem, com a primeira retratando de modo estilizado sua primeira aparição nas HQs em 1974. Como a minissérie será semanal, todos os números serão publicados em setembro nos EUA, começando no dia 03 e finalizando no dia 24. Não há previsão de publicação no Brasil por enquanto.

Arte promocional da minissérie.
Arte promocional da minissérie.

Aparentemente, a empreitada é parte da comemoração dos 40 anos de Wolverine, que estreou como coadjuvante de uma aventura do Hulk, antes de ser vinculado aos X-Men. Outro elemento de comemoração é a minissérie Origins II, sequência de outra história de 2000, contando a verdadeira (oficial) origem do personagem, que até então, era mistério e segredo absoluto da Marvel. Origins II tem roteiro de Kieron Gillen (da revista Iron-Man), desenhos de Adam Kubert (famoso desenhista de Wolverine nos anos 1990 e irmão de Andy Kubert, que ilustrou a minissérie original de 14 anos atrás) e terá sua quinta e última edição publicada na semana que vem.

O início e o fim.

Contudo, ninguém sequer cogita deixar de ver Wolverine por muito tempo. Afinal, as mortes não costumam ser duradouras nos quadrinhos, menos ainda de personagens famosos. Todos os grandes heróis da Marvel – de Homem-Aranha a Capitão América e Thor etc. – já “morreram” em algum momento de suas carreiras para serem trazidos de volta logo em seguida. Peter Parker, inclusive, está de volta este mês, após ter sido “morto” em 2012.

E marcar datas comemorativas com mortes já está se tornando hábito também. Em 2011, quando o Quarteto Fantástico completou 50 anos de publicações, o Tocha Humana foi morto para retornar no ano seguinte.

Quer comemorar os 40 anos de Wolverine? Saiba mais sobre o personagem e toda a sua trajetória nos quadrinhos clicando aqui e suas melhores histórias clicando aqui.

E não se preocupe: vivo, Logan está de volta protagonizando o filme X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido que estreia em breve nos cinemas.

Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado (também por Wein) à novíssima formação dos X-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Nos anos 1980, começou a ter suas aventuras solo e mantém-se como um dos personagens mais populares da Marvel Comics. Atualmente, também é membros dos Vingadores.