O Led Zeppelin reunido em 2012 para o lançamento de um álbum ao vivo.
O Led Zeppelin reunido em 2012 para o lançamento de um álbum ao vivo.

A banda britânica Led Zeppelin, uma das mais importantes da história do rock, anunciou o relançamento de sua discografia cheia de material inédito. Todos os nove álbuns de estúdio da banda – que existiu entre 1969 e 1980 – serão lançados com material remasterizado e gravações inéditas.

O primeiro lote sairá em 03 de junho e trará os três primeiros discos: Led Zeppelin (1969), Led Zeppelin II (1969) e Led Zeppelin III (1970). Cada álbum contará com um segundo disco de material extra.

No material de divulgação, o guitarrista Jimmy Page descreve o tom do relançamento:

O material nos discos sobressalentes apresenta um portal para o tempo das gravações do Led Zeppelin. É uma seleção de trabalhos em andamento com mixagens preliminares, faixas de apoio, versões alternativas e novo material gravado naquela época.

O Led Zeppelin em 1969: Bonham, Plant, Page e Jones.
O Led Zeppelin em 1969: Bonham, Plant, Page e Jones.

O álbum Led Zeppelin, por exemplo, trará em seu segundo disco um concerto no Teatro Olímpia em Paris, na qual a banda apresenta quase que o álbum na íntegra; enquanto Led Zeppelin III terá três canções inéditas: Jennings Farm Blues, Bathroom Sound e o cover de blues Keys To The Highway/ Trouble In Mind.

Segundo Page, o material inédito trará parte das gravações dos álbuns, com versões demo, ensaios, mixagens preliminares e um ou outra canção totalmente inédita.

O Led Zeppelin moldou o rock pesado dos anos 1970, por isso, a expectativa em cima de qualquer tipo de retorno da banda é altíssima. Após o fim das atividades do grupo, em 1980, após a morte do baterista John Bonham, a banda se reuniu apenas algumas poucas vezes, como no Live Aid de 1985 e num concerto especial em dezembro de 2007.

Robert Plant: chance de retorno zero.
Robert Plant: chance de retorno zero.

Uma nova volta aos palcos, contudo, parece cada vez mais distante: no meio das entrevistas de divulgação, o vocalista Robert Plant afirmou que “as chances do Led Zeppelin retornar aos palcos são zero!”. Por sua vez, Jimmy Page disse que voltaria, mas a decisão não cabe a ele, já que ele não canta.

Desde 2007, quando o megassucesso de sua reunião varreu o mundo, os membros restantes da banda ficam alternando humores quanto ao retorno do grupo. Em 2012, Robert Plant chegou a dizer que jamais se reuniria novamente com a banda; mas voltou atrás em 2013, dizendo que sua agenda estava livre para 2014 e que a reunião dependia de Page e do baixista John Paul Jones. Este último, no entanto, logo se mostrou desfavorável à reunião. Agora, Plant novamente renega a possibilidade de retorno.

O Led Zeppelin foi convidado em 2012 para encerrar as Olimpíadas de Londres e recusou.

Quanto aos discos relançados, os outros volumes devem continuar a sair ainda este ano.

***

O Led Zeppelin foi fundado pelo guitarrista Jimmy Page em 1968 a partir das cinzas de outra banda, The Yardbirds. A reunião de Page com Robert Plant (vocais), John Paul Jones (baixo) e o baterista John Bonham resultou em uma das mais explosivas combinações de instrumentistas da história da música. A banda encontrou o sucesso desde o início, com seus dois primeiros álbuns Led Zeppelin I e Led Zeppelin II, lançados em 1969. O grupo foi um dos maiores sucessos do rock ao longo dos anos 1970 e encerrou as atividades em 1980, após a morte de Bonham por excesso de álcool. Depois, os três membros remanescentes (e por vezes apenas Plant e Page) encenaram apenas reuniões breves. Nas últimas ocasiões, o papel de baterista foi ocupado por Jason Bonham, filho do integrante original.