
Depois de todos aqueles vazamentos de emails da Sony Pictures em dezembro – fartamente noticiados aqui no HQRock (veja aqui) – finalmente veio a confirmação oficial: hoje, a Marvel anunciou que o Homem-Aranha será integrado ao universo dos filmes do Marvel Studios, ou seja, aparecerá nos filmes dos Vingadores e de seus membros. O anúncio também diz que a Sony Pictures continua a ser a dona dos direitos do personagem e ter a palavra final em termos criativos, contudo, o aracnídeo aparecerá em alguns filmes do Marvel Studios. Em contrapartida, a Sony continuará a produzir os filmes-solo do Homem-Aranha e também pode usar alguns personagens da Marvel sob a tutela da Disney (dona do M. Studios) nos filmes solo.
Embora, agora oficial, já havíamos noticiado um rumor de que o acordo teria sido mesmo firmado (veja aqui).
Para quem não sabe, apesar de ser uma criação da Marvel Comics, os direitos de adaptação ao cinema do Homem-Aranha pertencem à Sony Pictures (via Columbia Pictures), enquanto os personagens dos Vingadores (Capitão América, Homem de Ferro, Thor e Hulk) são levados às telonas pela própria Marvel em sua produtora. [Outros personagens da Marvel também estão distribuídos em estúdios diferentes, como os X-Men e o Quarteto Fantástico, que pertencem à 20th Century Fox].
O anúncio também diz que o novo filme solo do Homem-Aranha chega aos cinemas em 27 de julho de 2017. E mais: que antes disso o cabeça de teia aparecerá em um filme do Marvel Studios! Em qual? Não se diz.

No campo dos rumores, o The Wall Street Journal garante que esse filme é Capitão América – Guerra Civil e que, portanto, algumas mudanças foram feitas no filme (roteiro, produção) para acomodar o personagem. Faz todo o sentido. Afinal, a trama original de Guerra Civil nos quadrinhos tem participação crucial do Homem-Aranha.
A trama original de Guerra Civil nos quadrinhos, mostra a implantação de uma Lei de Registro de Superseres que obriga os heróis da Marvel a revelarem suas identidades secretas e agirem sob ordens do Governo dos EUA, causando um racha ideológico entre o Capitão América (que discorda da Lei, porque fere os direitos humanos) e o Homem de Ferro (que apoiará a lei e se torna o responsável por implantá-la), que rapidamente evoluirá para um conflito aberto entre os dois ex-aliados. O Homem-Aranha tem um papel fundamental na trama, porque é alguém que primeiramente adere à Lei (o que implica revelar ao mundo que é Peter Parker), mas depois discorda vigorosamente dos métodos fascistas usados pelo Homem de Ferro (que incluem caçar, prender e até eventualmente matar seus ex-aliados para fazer valer a lei) e torna-se um fora da lei aliado do Capitão América. Civil War foi publicada como um minissérie em sete partes, entre 2006 e 2007, com roteiro de Mark Millar e arte de Steve McNiven.

O HQRock fez um post mais detalhado sobre o envolvimento do escalador de paredes em Guerra Civil e como isso funcionaria nos cinemas (leia aqui).
Também não convém ignorar a (mesmo que remota) possibilidade do Homem-Aranha aparecer ainda este ano em Vingadores – Era de Ultron. Seria apenas rapidamente na cena pós-créditos, mas o HQRock aposta que isso irá acontecer! Ao fim de Era de Ultron os Vingadores estarão destruídos e brigados entre si. Por algum motivo da trama (temos algumas ideias…) Homem de Ferro, Thor e Hulk irão sair do time. Caberá, então, ao Capitão América formar os Novos Vingadores.
Na cena pós-créditos haverá um lance do tipo “seis meses depois” e aparecerá uma coletiva de imprensa ou algo do tipo no qual o Capitão América apresentará a nova equipe, que terá Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Visão como membros certos. Mas é muito provável que outros como Pantera Negra e o Homem-Aranha apareçam lá também. No caso do aracnídeo, nem é preciso um ator para interpretá-lo, já que ele não terá falas e seu uniforme cobre todo o seu corpo.
Em seguida, teremos o aracnídeo dividido entre o Capitão América e o Homem de Ferro em Guerra Civil.

Encerrando os rumores e voltando ao anúncio oficial da Marvel, a inclusão do Homem-Aranha no seu rol de personagens tem consequências. O estúdio mudou as datas de lançamento de vários de seus filmes para acomodar o novo acordo. As novas datas são as seguintes:
- Thor – Ragnarok: 03 de novembro de 2017;
- Pantera Negra: 06 de julho de 2018;
- Capitã Marvel: 02 de novembro de 2018;
- Inumanos: 12 de julho de 2019.

Outro ponto importante a abordar é o filme do Sexteto Sinistro, que reuniria os vilões do Homem-Aranha em um filme só deles e estava, na verdade, programado para novembro deste ano. Segundo o The Wall Street Journal, o filme não está totalmente descartado, embora obviamente não tem mais uma data de lançamento certa. O jornal inclusive aposta que o projeto pode ser incorporado ao novo filme solo do Aranha, ou seja, teríamos em 2017 Homem-Aranha – Sexteto Sinistro, o que é bem possível.
Captain America – Civil War tem direção dos irmãos Joe e Anthony Russo e roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely. O elenco terá Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Robert Downey Jr. (Tony Stark/ Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados), Daniel Brühl (papel não revelado), Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão), Chadwick Boseman (T’Challa/ Pantera Negra), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Cobie Smulders (Agente Maria Hill), dentre outros. As filmagens iniciam em abril de 2015. O longametragem será parte da Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas, que deve culminar em Os Vingadores 3 e 4, em 2018 e 2019. A estreia será em 06 de maio de 2016.
O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.
O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.


Excelente, a Sony foi inteligente ao perceber que não estava acertando com a franquia e resolveu deixar a parte criativa com quem manja do riscado, isto é seus criadores – ganhando ela, a Marvel e todos nós! Agora só falta a Fox…
GostarGostar
É isso aí, Jorge! Todos ganham! Um abração!
GostarGostar
Boa notícia para os dois estúdios. Agora é esperar e torcer para ser bom também para nós, fãs… o Cabeça de Teia merece e nós idem.
A única coisa que nenhum de nós quer é uma adaptação de “One More Day” para a telona. Então… Ei, Guerra Civil!!!… nada do teioso revelar sua identidade e a centenária tia May levar um tiro… ou, já viu, com o filme do Dr. Destino chegando… Mephisto pode estar esfregando as mãos para um pacto envolvendo o personagem mais amado da Marvel…
GostarGostar
Pois é, Lucy! Vamos torcer para que eles não vão tão longe!
Mas sinceramente, não creio que terão coragem de fazer a “revelação” no cinema, mas focar no lance da dúvida entre os dois lados.
Além disso, Guerra Civil no cinema não vai tratar de identidades secretas, pois elas não existem no Marvel Studios. O foco vai ser em se submeter (ou não) às ordem do Governo dos EUA (ou da ONU ou da HIDRA… sei lá…). Este é o ponto: “a quem responder?”. O Kevin Feige até já falou sobre isso numa entrevista.
Neste ponto, o Aranha vai ser apresentado como um herói jovem e novato, que vai ser “seduzido” pelo Homem de Ferro (assim como nas HQs da época).
Este seria o mesmo papel do Pantera Negra no filme, mas agora, algo disso deve mudar.
Vamos torcer para tudo ser muito bom!
Um abração!
GostarGostar