
A esta altura, todos estão empolgados com a participação do Homem-Aranha, o mais popular super-herói da Marvel Comics, levado aos cinemas pela Sony Pictures, mas que agora também aparecerá nos filmes do Marvel Studios, dentro de Capitão América – Guerra Civil, sequência de Capitão América 2 – O Soldado Invernale fecho da trilogia das aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney Company. A maior preocupação de todos, entretanto, é o tamanho dessa participação.
Enquanto Marvel e Sony (compreensivelmente) não se posicionam sobre a questão, a maioria da imprensa assumiu que seria apenas uma ponta, uma participação especial pequena, pois o ator Tom Holland só foi anunciado no papel com as câmeras já rolando há três semanas na gravação do longa. Além disso, Holland já encerrou suas cenas na semana passada, o que realmente, lhe rendeu apenas duas ou três semanas de trabalho, o que é pouco para um filme dessa envergadura (na qual as filmagens continuam).

Todavia, o site Birth.Movie.Death garante que a participação do Homem-Aranha em Guerra Civil não é pequena. E tem uma explicação simples para isso: ousada como a Marvel é, a produção já vinha trabalhando com dublês (o uniforme do herói cobre todo o seu corpo, lembram?) e com cenas em CGI (totalmente digitais) antes mesmo da contratação de Tom Holland. E o ator realizou, assim, apenas as cenas na qual sua presença era realmente exigida.
O site complementa que o Homem-Aranha entrará sim em ação e que a cena de batalha na qual ele está envolvido será algo de muito impacto: algo nunca mostrado no cinema até agora!!!!
Torcemos que sim.

Não podemos esquecer, contudo, que Guerra Civil é focada em dois eixos: na disputa ideológica entre o Capitão América e o Homem de Ferro, de um lado; e na busca de Capitão e Falcão pelo Soldado Invernal. No meio disso, dois heróis novos – Pantera Negra e Homem-Aranha – serão introduzidos.
Tal panorama nos faz pensar que – se o Aranha realmente tiver uma participação considerável no filme (como a do Falcão em O Soldado Invernal, por exemplo) podemos presumir que todo o restante do (enorme) elenco do filme fará praticamente apenas figuração, com Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate, Visão, Máquina de Combate e Homem-Formiga entre eles!
Civil War foi publicada como um minissérie em sete partes, entre 2006 e 2007, com roteiro de Mark Millar e arte de Steve McNiven, sendo a história da Marvel mais importante daquela década, mudando o status quo dos personagens por anos.
No filme, uma tragédia fará o Governo dos EUA baixar uma lei que exige o controle dos superhumanos, abrindo um debate acirrado entre o Homem de Ferro(que defenderá a lei) e o Capitão América (que julgará que ela fere dos os direitos civis). O Homem-Aranha terá uma participação importante no filme como alguém que fica dividido entre as duas facções. Além de Tony Stark assumir um papel quase vilanesco, também teremos como vilões o Barão Zemo e Ossos Cruzados. Os personagens dos filmes do Capitão – Soldado Invernal, Falcão, Sharon Carter – e dos outros filmes da Marvel – Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate, Visão, Máquina de Combate e o estreante Pantera Negra – participarão do filme e se dividirão entre as duas facções. Guerra Civil também servirá de “abre-alas” para Vingadores – Guerra Infinita Parte 1 e Parte 2, que estreiam em 2018 e 2019, respectivamente.
Captain America – Civil War tem direção dos irmãos Joe e Anthony Russo e roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely. O elenco tem Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Robert Downey Jr.(Tony Stark/ Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra), Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados), Daniel Brühl (Barão Zemo), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Jeremy Renner (Clint Barton/ Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/ Feiticeira Escarlate), Paul Bettany (Visão), Paul Rudd (Scott Lang/ Homem-Formiga), Don Cheadle(Coronel Jim Rhodes/ Máquina de Combate), Chadwick Boseman (T’Challa/ Pantera Negra), Martin Freeman (papel não-revelado), com participação especial de Tom Holland (Peter Parker/ Homem-Aranha) e Hayley Atwell (Peggy Carter). O longametragem será parte da Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas, que deve culminar em Os Vingadores 3 e 4, em 2018 e 2019. As filmagens já iniciaram em Atlanta, no Estado da Georgia, nos EUA e a estreia será em 06 de maio de 2016.
O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.
O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.

