
Apesar do risco de ser uma produção “censura 18 anos”, há muita confiança no sucesso de Deadpool, filme que leva aos cinemas o louco personagem do universo dos X-Men da Marvel Comics, e produzido pela 20th Century Fox. E por isso, a Fox já pensa em uma sequência para o longametragem. É o que confirma o produtor e roteirista Simon Kinberg em entrevista ao Collider.
Kinberg disse que já assistiu a um corte prévio de Deadpool e achou o filme muito bom, que entrega o que promete no trailer:
Estamos discutindo a sequência, com certeza… [A Fox] está se sentindo muito bem com isso e todos sentimos que estamos orgulhosos dele, então, esperamos que, antes da estreia, já estaremos no processo de planejar a sequência.
Também comentou o desejo de incluir o personagem Cable no próximo filme:

Certamente [Cable] está vindo, porque é um grande personagem no mundo. E é um personagem que sempre quisemos fazer de uma forma ou outra. Na verdade, chegamos a falar sobre Cable aparecer em Dias de Um Futuro Esquecido [mais recente filme dos X-Men] em algum momento. Mas, sim, estamos nos estágios iniciais de falação sobre a sequência e seria genuinamente prematuro para mim dizer o que vai e o que não vai acontecer.
Embora não seja um “sim” definitivo, a fala demonstra o desejo de Kinberg de fazer acontecer e trazer Cable, um dos mais queridos personagens da franquia mutante nos quadrinhos, aos cinemas. O personagem tem uma ligação forte com Deadpool – os dois chegaram a dividir a titularidade de uma série de revistas – e seria algo bem interessante, que ampliaria ainda mais o espectro do universo mutante nas telonas.

Cable surgiu em New Mutants 87, de 1990, criado pelo desenhista Rob Liefeld e a roteirista Louise Simonson. A revista mostrava a aventura dos Novos Mutantes, uma equipe de adolescentes criada inicialmente pelo professor Charles Xavier como futuros candidatos a substituir os X-Men no futuro, mas com o tempo, tentaram se libertar das amarras de seus padrinhos e ficaram meio perdidos. Na trama, enquanto combate um novo vilão chamado Conflyto (Stryfe, no original) e a Frente de Libertação Mutante, Cable termina sendo auxiliado pelos Novos Mutantes e se propõe a ser o novo líder deles. Sob a orientação de Cable, os Novos Mutantes se tornaram um grupo mais militarizado e agressivo, e após New Mutants 100, a revista foi rebatizada de X-Force, em 1991, que passou a ser o novo nome do grupo.
A atitude rebelde, militar e agressiva de Cable (similar a do Justiceiro, outro personagem da Marvel), agradou muito os leitores da Era Sombria dos Quadrinhos, nos anos 1990, e o personagem se tornou bastante popular nas HQs. Após a minissérie Cable: Sangue e Metal, por Fabian Nicieza e John Romita Jr., em 1992, o personagem ganhou a revista própria Cable, que estreou em 1993, e comandada por Nicieza, com desenhos de Art Tnibert e, depois, Dwayne Turner. Foi em Cable 6 que o público descobre que o personagem é o filho de Ciclope e Madelyne Pryor, ou seja, Nathan Christopher Summers.

Nathan tinha nascido em Uncanny X-Men 201, de 1986, fruto do relacionamento de Ciclope com a piloto Madelyne Pryor, que depois, foi revelada como um clone de Jean Grey, então, dada como morta nas aventuras dos mutantes. Mas pouco depois, Jean Grey foi encontrada viva e os membros originais dos X-Men se reuniram na revista X-Factor. Deixando Madelyne para viver com Jean, Ciclope depois viu sua ex-mulher desaparecer e levar seu filho embora. Então, chegamos à saga Inferno (veja mais aqui), em 1988, em que descobrimos que Madelyne é um clone e uma vilã enlouquecida extremamente poderosa, criada pelo Sr. Sinistro.
Pryor é derrotada e o bebê Nathan passa a ser criado por Ciclope e Jean Grey até a saga Fim de Jogo (ou Sacrifício Amargo), em X-Factor 65 a 68, em 1991, quando o vilão Apocalipse infecta o bebê com um vírus tecnorgânico incurável que irá matá-lo. Mas então, uma entidade chamada Askani aparece vinda do futuro e disposta a salvá-lo, levando-o para o futuro ao custo de Ciclope nunca mais vê-lo. Pouco tempo depois, as aventuras dos X-Men começaram a dar pistas de que Cable e Nathan eram a mesma pessoa: no futuro, Nathan teria crescido e voltado ao nosso tempo, agora, como um homem maduro, mais velho do que seu pai!

A revelação da identidade de Cale ressoou na saga A Canção do Carrasco, de 1993, e prosseguiu como um tema explorado tanto em X-Men quanto em Cable.
A primeira revista de Cable teve 107 edições publicada até 2002, embora com grande variação (e instabilidade) entre escritores e desenhistas. A fase mais famosa da revista é aquela escrita por Jeph Loeb e desenhada por Ian Churchill, entre os números 20 e 39. Em 2002, a revista foi substituída por Soldier X, que não emplacou, assim, Cable & Deadpool foi lançada em 2004 e fez algum sucesso, com as aventuras conjuntas dos dois personagens.
A seguir, o personagem continuou aparecendo nas revistas do universo mutante, inclusive novos volumes solo, mas perdeu grande parte de seu apelo e popularidade, retomada apenas ocasionalmente em sagas dos anos 2000, como Complexo de Messias e Segundo Advento (veja mais aqui).
Apesar de tudo, Cable pode render uma boa trama para o cinema e, quem sabe, até alguns filmes solo também.
***
Nos quadrinhos, Deadpool surgiu na revista dos Novos Mutantes, uma equipe derivada dos X-Men, classificado como “vilão“, mas logo o clima de comédia prevaleceu e ele virou um tipo de anti-herói cômico, adepto da violência gratuita e do humor negro. Uma de suas maiores características é o fato de saber que é um personagem de HQ e “conversar” com o leitor, sendo irônico com as situações absurdas que vive. Seu auge foi no fim dos anos 1990, quando sua popularidade garantiu uma revista-solo de sucesso, nas mãos do escritor Joe Kelly e do desenhista Ed McGuinness. Saiba mais sobre ele clicando aqui.
Deadpool, o filme, é produzido por Laura Shulen Donner, a mesma dos filmes dos X-Men e a direção será do estreante Tim Miller, com roteiro de Rhett Reese. É um filme Censura 18 anos para não precisar podar o personagem. O elenco tem : Ryan Reynolds (Wade Wilson/ Deadpool), Morena Baccarin (Vanessa Carlysle/ Copycat), Gina Carano (Angel Dust), Ed Skrein(Ajax), T.J. Miller (Weasel), Andre Tricoteaux (Colossos), Jed Reese (O recrutador), Leslie Uggams (Blind Al). A estreia será em 12 de fevereiro de 2016.
Deadpool foi criado na revista The New Mutants 98 por Fabian Nicieza e Rob Liefeld, em 1991.

