
Existe certa curiosidade sobre Rogue One – A Star Wars Story, filme derivado da saga Star Wars, criada pela LucasFilm e controlada agora pela Disney Pictures. Apesar do longametragem estrear já em dezembro próximo, a notícia é que ainda passa por refilmagens!
Os rumores correm nos últimos dias de que exibições de teste teriam gerado grande preocupação do alto escalão da Disney, que estaria insatisfeito com o filme.
Esses rumores foram, de certo modo, desmentidos por sites de maior confiabilidade hoje, como Deadline Hollywood, com algumas pequenas notas de The Hollywood Reporter e Variety. Segundo especialmente o primeiro, as únicas pessoas que assistiram ao filme até agora foram os executivos da Disney (não houve exibições de teste) e este não acharam o filme realmente nada genial mesmo, mas também não estão preocupados em demasia.

Segundo o Deadline, as refilmagens atuais têm dois propósitos: injetar mais humor ao filme e inserir (ou ampliar?) a participação especial de um personagem famoso.
O que se discute disso é que Rogue One talvez seja muito “sombrio” e sem carisma para a média da Disney, então, o humor vem para aliviar o tom e torná-lo mais próximo em aspecto dos outros filmes da franquia. É curioso que, por ser um spin-off (derivado), a proposta de Rogue One era mesmo ser diferente dos demais, com mais violência e tom mais sombrio. O diretor inclusive falou que era um filme de guerra inserido no contexto de Star Wars. Bem, parece que não será exatamente assim.
Também se diz que a ideia é que, como um prelúdio de Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança (o primeiro da série, lançado em 1977), Rogue One irá terminar exatamente no ponto em que aquele começa: com a Princesa Leia Organa recebendo os planos da Estrela da Morte das mãos da Aliança Rebelde e sendo interceptada por um destroyer Imperial… comandado por Darth Vader!

(Saiba tudo sobre os filmes de Star Wars clicando aqui!)
Neste sentido, qual será a “participação especial” que Rogue One irá incluir? Será uma versão jovem (computadorizada) de Leia com a atriz Carrie Fisher (fazendo o mesmo trabalho de rejuvenescimento digital já realizado com sucesso em filmes como Homem-Formiga e Capitão América – Guerra Civil)? Alguns sites falam que seria o jovem Han Solo, que ganhará um filme em breve e será vivido por Alden Ehrenreich, substituindo o idoso Harrison Ford. Já surgiram rumores de que Ehrenreich iria fazer uma aparição-surpresa em Rogue One (veja aqui).

Mas talvez seja mesmo o bom e velho Darth Vader. A Disney faz mistério se o grande vilão irá aparecer ou não no filme, mas isto sempre foi uma possibilidade. Muito embora o diretor já tenha mencionado que nenhum personagem dotado com a Força apareceria no filme; nada faz mais sentido do que Vader sendo o vilão principal do longametragem, mesmo que “nos bastidores” e não à frente da ação. Embora, a Disney pode surpreender e colocar o Lorde Negro de Sith no centro da ação no 3º Ato e fazê-lo ser a mão que esmaga a ação dos mercenários que roubam os planos da Estrela da Morte, com apenas algum sortudo escapando para passá-los à Aliança Rebelde.
***
Rogue One – A Star Wars Story é o primeiro filme da série chamada Star Wars Anthology, com produtos derivativos da saga sem estarem relacionados aos personagens principais. A trama envolve a arriscada ação da Aliança Rebelde que resulta no roubo dos planos da Estrela da Morte, a mais letal arma do Império Galático, fato que desencadeia as ações de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança.
Rogue One foi escrito por Gary Whitta e Chris Weitz e é dirigido por Gareth Edwards (deGodzilla) e tem no elenco Felicity Jones, Ben Mendelsohn, Forest Whitaker, Diego Luna, Sam Clafin e Riz Ahmed. O lançamento será em 16 de dezembro de 2016.
Star Wars é uma série de filmes criada, escrita e dirigida por George Lucas. Foram produzidos primeiro os Episódios IV – Uma Nova Esperança, V – O Império Contra-Atacae VI – O Retorno de Jedi (em 1977, 1980 e 1983) e depois os Episódios I, II e III (em 1999, 2002 e 2005), além de diversas outras produções para outras mídias, como quadrinhos, livros, games e a série animada Star Wars – Clone Wars, que fez bastante sucesso na TV. Um novo desenho chamado Star Wars – Rebels estreou há algum tempo.