
Ontem, a Warner Bros. e a DC Comics lançaram o primeiro trailer oficial de Liga da Justiça (você não viu na Página do Facebook do HQRock?) e agora vamos explorar alguns detalhes do vídeo. (Se não viu ainda, tá aí embaixo).
O vídeo inicia com Bruce Wayne em uma terra distante, isolada e fria, o que sugere os países nórdicos. Ou o Alasca. Cavalgando e entre a neve, ele vê uma cidadezinha costeira. É lá onde vai encontrar Arthur Cury, o Aquaman.

Em seguida, vemos o Dr. Elias Stone (o pai de Victor Stone, o Ciborgue) em sua casa vendo a Caixa Materna se manifestar. Atrás dele, surge um Parademônio, um dos soldados de Apokolips. Não fica claro se a cena é um flashback, pois nos quadrinhos de Os Novos 52 (a mais recente versão da origem da Liga da Justiça), o cientista é morto na explosão que funde seu filho com a tecnologia alienígena. Vimos a explosão em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, mas nada claro sobre se ele morreu ou não.
Diana Prince (a Mulher-Maravilha) diz a Bruce Wayne que a ameaça que esperam não “está vindo”, mas já está presente. O que deve ser o passo inicial para ele recrutar os membros restantes da Liga. O uso da barba nas cenas com o Aquaman sugere que o encontro entre eles se dá antes dessa cena com a Mulher-Maravilha, até porque no teaser trailer lançado anteriormente, há outra parte desta cena na qual a heroína pergunta se o Aquaman topou se juntar a eles e Wayne diz que não. Então, não duvide de encontro entre Wayne e Aquaman ser a segunda cena do filme.

Para quem perguntou, a primeira cena do filme deve ser um flashback da Antiguidade, com uma guerra de humanos, Amazonas e Atlantes contra as forças de Apokolips, pela posse das Caixas Maternas. No trailer vemos um corte dessa cena, com as Amazonas cavalgando em uma guerra.
A seguir, o trailer mostra a apresentação dos personagens. Aquaman primeiro entre um turbilhão de água. Depois, Ciborgue salvando um policial de um carro voador em chamas (?) e o encontro entre Bruce Wayne e Barry Allen, cuja maior parte também já vimos no teaser lançado antes. O encontro é cortado com cenas de ação do Flash (num efeito muito bonito, no qual ele produz raios brancos quando se movimenta, diferente da cor amarela dos quadrinhos).

Quando Barry Allen diz que Bruce Wayne é o Batman, o homem-morcego finalmente é visto em ação, numa boa sequência de ação na qual o herói se balança em um corda até o chão e atinge um Parademônio com uma bomba.
A equipe aparece unida pela primeira vez, com os rostos dos cinco heróis apresentados: Batman, Mulher-Maravilha, Ciborgue, Flash e Aquaman; seguindo pequenos cortes de ação de Flash, Aquaman e Flash todos contra Parademônios e a Mulher-Maravilha contra bandidos engravatados. Alguns já especulam que esses criminosos podem ser a ponte para Lex Luthor no filme. A presença desse vilão é quase certa, embora talvez com um papel bem menor.

Bruce Wayne e Barry Allen entram no batmóvel e o segundo pergunta: “Qual é o seu poder mesmo?”, e Batman responde: “Eu sou rico”, evidenciando o tom mais humorado do filme.
Ao som de uma versão pesada de Come Together (originalmente dos Beatles), vemos a primeira aparição do The Crawler, um novo veículo do Batman, que tem pernas mecânicas para escalada. O veículo parece lutar contra Parademônios, enquanto também o faz a Mulher-Maravilha e o Aquaman combate uma grande onda de água (?).

Então, trailer mostra mais do que está ao redor dos heróis. Vemos Mera (a esposa de Aquaman) no reino submerso de Atlântida e Barry Allen visitando seu pai na prisão. Não sabemos quanto o filme será fiel aos quadrinhos, então, não sabemos se Mera já é casada ou namorada de Aquaman durante os eventos do longametragem. No que toca ao Flash, o filme explorará a mesma origem das HQs, na qual o pai dele é preso injustamente (talvez, pela morte da mãe do herói). Essa mesma situação já foi explorada na série de TV do Flash, então, pode ser modificada para o filme.

O Batman aparece no batmóvel disparando contra os Parademônios e usando seu novo uniforme tático, o que sugere que é uma cena mais próxima do final do filme. O Aquaman parece estar ao lado dele e, depois, vemos o mestre dos mares também usando seu tridente contra os monstros e desviando de um machado cheio de energia. Isso parece ser a arma de Lobo da Estepe (ou Steppenwolf), que é oficialmente o vilão do filme, embora ainda não apareça. O vilão usa esse armamento nas HQs.
Lois Lane aparece rapidamente, deslumbrada com algo.
Aquaman, Mulher-Maravilha e Flash pousam em uma estrutura alienígena, que parece ser um tipo de base para os Parademônios (e o Lobo da Estepe?).

O Comissário Gordon faz sua primeira aparição no topo do prédio da Chefatura da Polícia de Gotham City, com o batsinal (!), conversando com Batman (e a Mulher-Maravilha desfocada no fundo), com o policial falando da instabilidade da equipe, enquanto o Aquaman aparece e Batman diz que a união pode ser temporária, em outro momento de humor. A cena sugere que é apenas nesse momento que o mestre dos mares se une ao time. (Ele recusa o convite, lembram?). Provavelmente, no início, apenas Batman, Mulher-Maravilha, Flash e Ciborgue vão iniciar a luta, e há imagens que sugerem isso.
Depois, Batman está de novo no batmóvel, mas sem a roupa tática e sim com o uniforme normal, e o veículo está sem sua capota, com Aquaman dependurado em cima, saltando para o ar e se batendo contra os Parademônios.

O trailer exibe imagens sensacionais, com um visual muito bonito, focado nas tonalidades cinza, branco e azul escuro. O clima visual continua sombrio como Batman vs. Superman, mas parece “menos pesado” do que o outro. O diretor explora como nunca seu talento para bons ângulos de ação e poses estilosas, o que funciona. Por outro lado, há um claro investimento no humor, o que dá leveza ao vídeo.
Até agora, a crítica elogiou o trailer e mais ainda a leveza trazida pelo humor. Todos lembram que a maior crítica a A Origem da Justiça era justamente ao clima sombrio e pesado do filme. A Warner ouviu as reclamações e adotou um tom mais leve. Sem dúvidas, a estratégia os aproxima dos produtos do Marvel Studios, seu maior concorrente, que apesar do tom mais soturno de algumas produções – notadamente Capitão América – O Soldado Invernal – consegue equilibrar com pitadas (mais ou menos a depender do caso) de humor e piadinhas. A crítica parece gostar e se acostumou. Alguns dos fãs da DC Comics não gostaram e denunciam a “marvelização” da DC no cinema.
Por fim, é interessante notar a completa ausência do Superman no vídeo. O homem de aço terminou A Origem da Justiça morto, mas todos sabem que ele vai voltar em Liga da Justiça: as primeiras imagens até trazem o herói ao lado da equipe. O que não está claro é como isso vai acontecer, mas todos supõem que será apenas no fim do filme, como um reforço para derrotar as forças do mal. Mas provavelmente, até o lançamento do longa em novembro, a Warner vai tentar fazer “suspense” com a presença do herói, fazendo de conta que todos esqueceram que ele vai aparecer também.
