
Você acha confusa a cronologia da DC Comics? Não se preocupe, ela é muito mais confusa do que você pensa! Alvo das maiores transformações do reboot de 2011, chamado Os Novos 52, o Superman acaba de renegar tudo e voltar ao cânone anterior. Pelo menos é isso o que diz a revista Action Comics 977 que saiu esta semana nos EUA.
Para os não iniciados aí vai: Na saga Flashpoint (Ponto de Ignição, no Brasil), o Flash viaja ao passado para impedir que sua mãe seja morta e termina alterando totalmente a realidade, gerando uma nova linha temporal. Tem início o reboot dos Novos 52, que apresenta os heróis da DC em novas versões: mais jovens e mais “modernos”. Com isso, se mudava a cronologia da DC estabelecida na saga Crise das Infinitas Terras, de 1985, que (apesar de vários “ajustes” e remendos) era a válida até 2011. (Antes de 1985, a DC não tinha uma cronologia muito organizada, o que era uma dor de cabeça para os fãs e criadores após mais de 40 anos de publicações).
O Superman pós-Crise é aquele que a maioria conhece: veio de Krypton e foi criado na Terra, mas seus pais terráqueos (Jonathan e Martha Kent) estão vivos no presente; ele é menos poderoso do que a versão pré-Crise (que tinha poderes quase infinitos) e vivenciou todos aqueles eventos mais famosos: revelou sua identidade a Lois Lane, foi morto pelo vilão Apocalipse, ressuscitou, se casou com Lois etc.
Boa parte disso mudou com Os Novos 52.

O Superman sofreu grandes mudanças:
- É mostrado como alguém mais impulsivo, menos respeitador da autoridade, mais abusado e menos “bom moço”.
- A origem em Krypton é modificada e Brainiac é relacionado à destruição do planeta. A visão de Krypton restaura o planeta “avançado, mas sem emoção” criado nas primeiras histórias pós-Crise, mas depois ratificado como “lugar de grandes maravilhas e quase um paraíso” nas revisões do reboot anterior.
- Assim como em suas versões pré-Crise nas Infinitas Terras, os pais terráqueos do Superman – Jonathan e Martha Kent – morrem quando ele é bem jovem, então, um Clark Kent pós-adolescente se muda para Metrópolis e começa a agir como o homem de aço: sem uniforme, apenas com uma camiseta com seu famoso símbolo e calça jeans e tênis. Enquanto isso, se disfarça como um nerd que mantém um blog de notícias alternativo (tipo mídia Ninja) e mora em um cortiço.
- Clark Kent só adota o uniforme do Superman após um ataque de Brainiac à Terra, na qual encontra, na nave do vilão, um uniforme (armadura) kryptoniano, que passa a usar.
- Pouco depois, Superman conhece Batman, Lanterna Verde, Mulher-Maravilha, Ciborgue, Aquaman e Flash e eles formam a Liga da Justiça.
- O “presente” da DC Comics se dá apenas cinco anos após a formação da Liga, o que faz os heróis serem mais jovens do que a versão pré-reboot.
- Neste presente, Clark Kent e Lois Lane sequer são namorados, com uma relação mais fria entre os dois, enquanto o Superman namora a Mulher-Maravilha.
- Superman nunca casou com Lois Lane nem foi morto por Apocalipse.
Bem, era assim. Agora parece que tudo mudou de novo. O Superman “jovem radical” de Os Novos 52 nunca emplacou. As vendas da revistas caíram, enquanto personagens como Batman, Mulher-Maravilha, a Liga e até o Aquaman iam muito bem, obrigado. Então, a DC decidiu mexer as coisas.

Primeiro, houve várias mudanças ao status quo do Superman de Os Novos 52, com a descoberta de um novo poder (criar uma explosão de energia de efeito destruidor, mas que esgota seus poderes) e a revelação de sua identidade secreta para o mundo todo. Mas isso também não esquentou as coisas.

Então, a DC preparou o Rebirth e as tramas do Superman foram a porta de entrada: o homem de aço morre em combate e seu corpo é vaporizado, mas ao mesmo tempo, descobrimos que existe um outro Superman (mais velho, casado com Lois Lane e com um filho) que vive secretamente na Terra. As histórias mostram, então, que este Superman é ninguém menos do que o Clark Kent pós-Crise, aquele que os fãs acompanharam por quase 30 anos. Este “novo-velho” Superman toma o lugar do antigo (mas mantendo o visual novo) e Rebirth vai revelando que há mais “misturas” do mundo pós-Crise com o pós-Flashpoint e a introdução de personagens do universo de Watchmen dentro da continuidade padrão da DC.
Em Action Comics 977, Dan Jurgens (que foi o escritor e desenhista de A Morte do Superman, por sinal) mostra o Superman atrás de resolver os mistérios de sua vida e descobre que o misterioso Mr. Oz – que todos presumem ser Ozzymandias, de Watchmen – conseguiu apagar 10 anos de história desse mundo de Os Novos 52. Quando o Superman rememora sua origem – portanto, mostrando a nova origem do homem de aço válida nos quadrinhos – ela apaga praticamente tudo o que foi feito em Os Novos 52: Krypton mescla as versões pós-Crise (houve mais de uma) e a vida pessoal de Clark Kent é a mesma antes do reboot, com Clark Kent e Lois Lane casados, com a diferença de que agora têm um filho.

Parece confuso?
Você ainda não viu nada…


Tenho tentado acompanhar o Superman de Rebirth e estou gostando, melhor que Novos 52 com certeza é, mas ainda bem confuso mesmo. Ultimamente tenho achado a fase pré- Crise tão mais organizada com sua Terra-1, Terra-2, etc nos seus devidos lugares… 🙂
GostarGostar