black adam pin up
Black Adam: vilão ou anti-herói?

Esses dias saíram duas notícias relacionadas ao Black Adam (ou Adão Negro), personagem que é o grande vilão do Shazam, mas que vai ganhar um filme próprio capitaneado pelo ator Dwayne “The Rock” Johnson. Primeiramente, o The Wrap informou rumores de que Adão Negro será o vilão de Esquadrão Suicida 2; hoje, o Deadline noticiou – e o próprio Johnson confirmou no Twitter – que o escritor Adam Sztykiel (de Rampage – Destruição Total) foi contratado para escrever o roteiro de Black Adam, o filme.

suicide-squad movie hi-res deadshot and harley quinn looking
Pistoleiro e Arlequina: saldo positivo.

Não houve nenhuma manifestação oficial sobre o Adão Negro ser o oponente de Esquadrão Suicida 2 – o próprio The Wrap trata como rumor – mas é uma ideia que faz sentido. O primeiro Esquadrão Suicida  não agradou público nem crítica, mas não foi mal nas bilheterias – arrecadou US$ 700 milhões – e revelou o bom take de Margot Robin como Arlequina, Will Smith mostrando potencial como o Pistoleiro (Deadshot) e a abordagem menos consensual de Jared Leto como o Coringa.

Na trama, a responsável pela Segurança Nacional relacionada aos metahumanos, Amanda Waller, tem a ideia de reunir um time (descartável) de vilões para combater uma ameaça mística – a bruxa Magia – que estourou em uma grande cidade. Batizada de Força Tarefa X, o grupo é apelidado de Esquadrão Suicida pelos membros, pois se desobedecerem às ordens, explosivos instalados em seus pescoços irão explodir. Além de Pistoleiro e Arlequina, os outros membros são Capitão Bumerangue, Crocodilo, Diablo, comandados em campo pelo militar Rick Flag e sua aliada Katana; enquanto o Coringa descobre o plano e pretende atrapalhá-lo para ter a Arlequina ao seu lado de novo. (Leia a Resenha do HQRock sobre o filme).

the-rock-black-adam
Montagem de Dwayne Johnson como Adão Negro. 

Reunir parte desse time de novo e colocá-los contra alguém poderoso e de moralidade dúbia (mas não necessariamente um vilão maligno) como o Adão Negro seria uma tacada inteligente para introduzir este personagem ao grande público antes de ter seu filme solo. Por outro lado, mostra certa confusão da Warner, pois o personagem poderia muito bem estrear como oponente do Shazam no filme deste herói, mas optaram por não fazer isso. (Shazam! está prestes a ser filmado para lançamento em 2019).

De qualquer modo, independente da notícia sobre Esquadrão Suicida 2 ser real ou não, definitivamente, continuam os planos para o filme solo do Adão Negro, como mostra a confirmação do Deadline. Tendo em vista que a Warner não está se mostrando mais tão disposta a fazer filmes “superintegrados” depois de Liga da Justiça, o plano da dobradinha de Adão Negro nos dois filmes parece improvável. Mas como o estúdio parece mudar de opinião de acordo com o vento da semana, é uma possibilidade.

Esquadrão Suicida 2 está previsto para ser dirigido e escrito por Gavin Connor (de O Consultor) e a franquia deve ganhar alguns derivados, como Arlequina e Coringa e Gotham City Sirens (Sereias de Gotham – que reuniria a Arlequina junto a outras antiheroínas, como Mulher-Gato e Hera Venenosa). No passado também já se falou em um filme solo do Pistoleiro com Will Smith.

Adão Negro também já apareceu como suposto candidato a ser o oponente do Superman em O Homem de Aço 2.